quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Surfista sul-africano morre após ataque de tubarão

Por Independent Online - 03/09/09 - 10:45 - Fonte: SurfGuru



Glentana Bay - Foto: Divulgação


Gerhard van Zyl, 25, um local de Mossel Bay, estava surfando com um amigo na pequena vila à beira-mar quando foi atacado.

O porta-voz Craig Lambinon da National Sea Rescue Institute disse que foram chamados em torno de 3:30, logo após o ataque.


A batata da perna direita de Van Zyl tinha sido mordida quase completamente. Quando as autoridades chegaram, um amigo tinha o puxado para fora da água, e tinha ajudado a amarrar um torniquete em torno de sua perna machucada.





Glentana bay - Foto: google earth


Lambinon disse voluntários dos serviços paramédicos Netcare 911, a polícia, ambulância e serviços de resgate e um helicóptero da Cruz Vermelha AMS tinham sido chamados à praia. "Nós o encontramos na praia e tratamos a amputação de sua perna direita", disse Lambinon.


"Ele foi levado para um hospital em George e quando ele chegou lá, foi declarada em estado crítico. Mais tarde ele foi declarado morto. "O presidente da Southern Cape Surfing Mike Sheppard disse que Glentana Bay está rapidamente se tornando um local popular entre os surfistas.


Este foi o primeiro ataque de tubarão registrado lá que ele tinha ouvido falar. "É um trecho da praia de muita atividade. Surfistas estão cada vez mais frequentando, mas esta é a primeira vez que ouvi falar de um ataque de tubarão ali", disse ele.


O ataque, disse Sheppard, tinha deixado a comunidade de surf local inteiramente abalada. "Todo mundo está emocionado, é um dia muito triste para nós. Tem muita gente surfando aqui todos os dias e isso realmente nos atinge.


"Robin de Kock, gerente geral de Surf SA, disse que, embora os ataques de tubarão serem traumáticos para os surfistas, são uma ocorrência muito rara. Surfistas estão cientes dos perigos do esporte, disse ele.


"Esta é uma tragédia terrível, e sem prejudicar esse fato, deve-se dizer que é uma ocorrência muito rara. Se você é um surfista, ataques de tubarão são um dos riscos que você está ciente", disse De Kock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário