Por João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America - 22/09/09 - 16:00 - Fonte: Abrasp
Phil Rajzman radicalizando no pranchão. (Foto: Lima Junior / Cearasurf)
Depois do verdadeiro espetáculo apresentado na Bahia, a caravana dos pranchões já partiu para o Pena Pernambuco International Longboard Classic, certamente para mais um show dos astros da modalidade na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, litoral sul do estado pernambucano.
Eles podem treinar até quinta-feira, com todos estreando no primeiro dia da competição que começa na sexta-feira e termina no domingo. Em Salvador, o eneacampeão brasileiro Picuruta Salazar festejou mais uma vitória na carreira, a 157.a pelas contas dele, na decisão contra o único brasileiro campeão mundial da história, o carioca Phil Rajzman, ambos felizes pelas etapas inéditas do LQS no Brasil.
“Estou feliz por estar competindo aqui na Bahia e realizando um grande sonho que era fazer uma final com meu Mestre Picuruta”, disse Phil Rajzman, emocionado no pódio. “Foi alucinante fazer a final com o Picuruta, irado mesmo, pois ele é meu ídolo.
Mas, na verdade quem ganhou mesmo foi o longboard com a confirmação do governador da Bahia, Jaques Wagner, de realizar uma etapa do WLT no ano que vem. Com certeza, nosso esporte vai crescer muito com isso”, destacou Phil. Sobre o WLT - ASP World Longboard Tour, é a divisão de elite que define o campeão mundial.
O incansável caçador de títulos, Picuruta, 48 anos, colecionou mais um troféu de campeão no Pena Bahia International Longboard Classic em Salvador. “Foi emocionante vencer esta etapa, principalmente por ser aqui na Bahia, um lugar onde tenho muitos amigos. A galera compareceu em peso para prestigiar o evento e torceu por mim para ser campeão.
Fiquei mais feliz ainda por essa oportunidade de termos um WLT no Brasil, para os melhores do mundo poderem conhecer essas praias maravilhosas do Nordeste. Podem esperar que vai ser um verdadeiro show de longboard”.
Os grandes favoritos decidiram o título na Bahia, mas tiveram muito trabalho no caminho até a final. Picuruta ganhou, talvez, o confronto mais emocionante do evento em Salvador. Foi na bateria que fechou as quartas-de-final no sábado, contra o jovem norte-americano Tony Silvagni.
Ela chegou a terminar empatada em 17,00 pontos, com o santista levando a melhor pela nota 9,00 que recebeu em sua melhor apresentação, contra uma 8,67 da principal onda de Tony Silvagni.
O campeão mundial de 2007, Phil Rajzman, também viveu um grande momento nas quartas-de-final, quando derrotou o também carioca Roger Barros, que vinha embalado após estabelecer os recordes do Pena Bahia International Longboard Classic na Praia de Jaguaribe no duelo anterior.
Roger tinha somado notas 9,17 e 9,00 nos 18,17 pontos contra o niteroiense Augusto Saldanha.
Já as revelações da etapa baiana foram o carioca André Luiz Deca e o paulista Jefson Silva.
Eles classificaram-se para as semifinais do domingo decisivo, derrubando dois grandes favoritos ao título e que há alguns anos vem representando o Brasil na elite do ASP World Longboard Tour. Deca barrou Carlos Bahia e Jefson ganhou por décimos de Jaime Viúdes, 11,90 x 11,54 pontos.
O novo desafio é agora no Pena Pernambuco International Longboard Classic, num dos principais palcos de campeonatos na Região Nordeste do Brasil, a Baía de Maracaípe.
Assim como na Bahia, além da etapa do ASP Longboard Qualifying Series (LQS), serão disputadas mais cinco categorias: a feminina profissional válida pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) que foi vencida pela baiana Aline Chaves e as amadoras da Confederação Brasileira de Surf (CBS), Junior, Adulto, Master e Super Master, cujos títulos em Salvador ficaram com Gabriel Vitorino (SC), Alexandre Wolthers (SP), Johnson Jacques (PB) e Carlos Morais (BA), respectivamente.
O Pena Pernambuco International Longboard Classic oferece 15.000 dólares de prêmio para a categoria profissional, com patrocínio da marca Pena, da EMPETUR - Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Ipojuca, através da Secretaria de Turismo; co-patrocínio da Power Balance e Shark Epoxi; além do apoio do Bar do Marcão, Pousada Maracaípe, Pousada dos Coqueiros e Pousada Maraca Beach; com divulgação do Sportv, ESPN, Canal Woohoo, Transamérica FM e sites Waves, Cearasurf e Surf Bahia. O evento é uma realização da Associação Nordestina de Surf (ANS), ASP South America, Confederação Brasileira de Surf (CBS) e Federação Pernambucana de Surf, com transmissão pelo www.pena.com.br/aovivo/
RANKING ASP SOUTH AMERICA DE LONGBOARD – 1 etapa:
01: Picuruta Salazar (BRA) - 1.000 pontos
02: Phil Rajzman (BRA) - 860
03: André Luiz Deca (BRA) - 730
03: Jefson Silva (BRA - 730
05: Carlos Bahia (BRA) - 610
05: Jaime Viudes (BRA) - 610
05: Roger Barros (BRA) - 610
05: Tony Silvagni (EUA) – 610
09: Danilo Rodrigo (BRA) - 500
09: Amaro Matos (BRA) - 500
09: Augusto Saldanha (BRA) - 500
09: Matheus S. Cunha (BRA) - 500
09: Adriano Lima (BRA) - 500
09: Geraldo Lemos (BRA) - 500
09: Jeferson Silva (BRA) - 500
09: Martin Perez (ARG) – 500
FINAL DA CATEGORIA FEMININA PROFISSIONAL:
1.a: Aline Chaves (BA) – 10,50 nas duas notas computadas
2.a: Mainá Thompson (RJ) – 7,73
3.a: Fernanda Daitchman (PR) - 6,24
4.a: Shayana Avelino (RJ) – 6,00
FINAL DA CATEGORIA JUNIOR AMADOR:
1.o: Gabriel Vitorino (SC) – 15,50 pontos nas duas notas computadas
2.o: Felipe Lacerda (ES) – 12,20
3.o: Gabriel Nascimento (RJ) – 9,70
4.o: Samuel Oliveira (PE) – 7,44
FINAL DA CATEGORIA ADULTO AMADOR:
1.o: Alexandre Wolthers (SP) – 16,00 pontos nas duas notas
2.o: Robson Fraga (SE) – 11,83
3.o: Reginaldo Nascimento (PE) – 10,07
4.o: RV (BA) – 7,10
FINAL DA CATEGORIA MASTER:
1.o: Johnson Jacques (PB) – 12,67 pontos nas duas notas
2.o: Flávio Marola (BA) – 7,33
3.o: Nenel (BA) – 6,03
4.o: Samir Silva (BA) – 5,93
FINAL DA CATEGORIA SUPER MASTER:
1.o: Carlos Morais (BA) – 7,36 pontos nas duas notas
2.o: Alde Vieira (BA) – 6,67
3.o: Linho Neto (PB) – 6,63
4.o: Fredão (BA) – 4,70
Nenhum comentário:
Postar um comentário