quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Antidoping - ASP enquadra os Tops.


Por: Redação Waves - 04/01/12 - 00:02 - link fonte:

   A morte de Andy Irons motiva a ASP a adotar teste antidoping no World Tour. Foto: Aleko Stergiou.

A ASP (Association of Surfing Professionals) pretende oferecer ao público, patrocinadores e aos próprios atletas uma imagem do esporte absolutamente impecável em 2012.

Para tanto, deve adotar o sistema antidopagem para punir atletas que se drogam. A novidade ainda não foi divulgada oficialmente, mas a informação já circula pela internet.

"Acreditamos que esta é uma evolução natural no esforço da profissionalização de nosso esporte", afirma Dave Prodan, porta-voz da ASP.

"Este movimento tem total apoio dos surfistas do World Tour. Eles querem ser tratados de forma mais profissional e acredito que este é um passo na direção certa. Temos discutido uma política sob a orientação da Agência Mundial Anti-Doping há mais de dois anos e o orçamento, aprovado pelo conselho em novembro, permite a implantação do controle já neste ano", explica Prodan ao jornal inglês The Guardian na edição de 1 de janeiro.

O jornal cita a morte do havaiano Andy Irons como um dos motivos para a adoção do controle antidoping, pois o tricampeão teria morrido em 2010 por um ataque cardíaco causado, entre outros motivos, por uma combinação de drogas - metadona, metanfetamina, também conhecida como crystal meth, além de uma variante de cocaína.

A solitária punição ao brasileiro Neco Padaratz, em 2005, também é citada pelo site. Na época, o catarinense foi suspenso depois de ter testado positivo para a esteróides anabolizantes em um evento em Hossegor, França.

Em 1999, o australiano Mark Occhilupo foi flagrado pela polícia do Rio de Janeiro fumando um cigarro de maconha na praia do Arpoador, mas a ASP não puniu o atleta.

Pancho Sullivan, ex-top do Tour, disse ao jornal que apoia a adoção de antidoping no mundial de surf. "Acho que a cultura do surf sempre foi muito festiva. O esporte evoluiu e surfistas agora estão se tornando atletas. Isto me leva a acreditar que não há uso de drogas entre os surfistas de elite no Tour", diz o havaiano.

O controle antidoping vem sendo adotado pela ISA (International Surfing Association), entidade que regula o surf amador em todo o planeta, desde 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário