quinta-feira, 30 de junho de 2011

HAND SURF - A ARTE DE DESLIZAR AS ONDAS PELO SIMPLES PRAZER DE ENCONTRAR A PAZ ESPIRITUAL.

Autor: SurfPE - por: Salvador Durand - 30/06/11 - 12:40.

Sivory, botando pra dentro em Noronha - foto: Divulgação.

O Hand surf, foi criado em Maceió – Alagoas em meados dos anos 80, quando foi desenvolvida uma pranchinha feita do mesmo material que são fabricadas as pranchas de surf, na época se pegava onda de surf de peito (Body Surf|), com acrílico e ou madeiriti, em alagoas os grandes adeptos do esporte se concentravam na praia da Jatiuca, e como em outros esportes em que se pega onda, sempre existe o espírito aventureiro por parte de alguns, e isso foi o que transformou o surf de peito em Hand Surf, no ano de 1982/83 um pequeno grupo de praticantes do esporte com seus 12/14 anos resolveram adaptar algumas manobras do surf e principalmente as do Bodyboard e trazelas para o Hand Surf, espelhados nos grandes nomes do surf mundial e do Boryboard Nacional, essa turminha tornou o esporte mais dinâmico e ousado.

Equipamentos necessários para o Hand Surf - foto: Divulgação.

Hoje o esporte vem crescendo no Brasil devido a aceitação das pranchinhas chamadas de Palmar, e também por alguns adeptos do esporte investirem esforços em tentar divulgar essa modalidade pelo Brasil, no ano de 2000 o handsurf foi para o sul do Pais onde foi fabricado alguns modelos de pranchinhas e hoje esta sendo bem divulgado em Florianópolis pelo Correa Bastos, que envia pranchinhas e divulga o esporte em varias partes do Pais, em Maceió o esporte tem vários adeptos, alguns eventos amadores são realizados, é sempre bom lembrar que no Brasil ser atleta é bem complicado.

Leo - Noronha - foto: Divulgação.

No entanto ano que vem esta programado um evento a nível Brasileiro e Internacional da Modalidade, tanto Hand Surf quanto o puro Body Surfing, o evento esta previsto para Fernando de Noronha (data a confirmar), onde já aconteceu em 2006 e 2011, alguns lugares do planeta acontece eventos dessas modalidades no Hawaii já acontece o famoso Body Surfing Pipeline Classic, só que o Hand Surf é excluído, onde lendas vivas do surf e body board tem presença marcada e nosso Pais é bem representado por lá. No Chile e California também acontecem eventos todos os anos.

Bel - Noronha - foto: Divulgação.

Quem sabe um dia não teremos um circuito mundial de ambas as modalidades essa é a intenção. O Esporte dos Deuses Polinésios começou dessa forma, pelo simples prazer de encontrar a paz espiritual. Paz e luz sempre, Namaste, ALOHA.

Salvador Durand, no pico da Jacarecica (AL) - foto: Sivory

Meu nome é Salvador Durand de Campos Jr 39,...Sou envolvido com esportes desde meus 3 anos de idade, procuro apoio para estar em alguns eventos, e algo que me faça estar perto do mar, das ondas e esta divulgando uma vida mais saudável para todos, graças a DEUS estou firme na busca, desejo um mundo melhor e tento abrir os olhos dos que realmente se preocupam com as mudanças climáticas, degradação ambiental e poluição dos nossos oceanos...


7 comentários:

  1. Queria saber onde eu posso comprar um Palmar desse ?

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, Olá, boa noite, ví vários modelos de pranchas de hand surf no gostaria de saber onde posso adiquirir para envio para o Espírito Santo.
    Grato
    otrebumh@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ, PARABÉNS, COM ESTAS PRANCHAS JÁ PEGUEI ONDAS EM ITACARÉ, SALVADOR, PORTO DE GALINHAS, REGÊNCIA...

    COM ELA NOS ATREVEMOS A IR ONDE O PESSOAL COM PRANCHAS DE SURF E BODY BOARD ESTÃO TAMBÉM.

    TEM CONTATO DE ONDE POSSO COMPRAR PARA PRESENTEAR? NO CASO NECESSITO DO ENVIO PARA O ESPÍRITO SANTO.
    ABRAÇO. OTREBUMH@UOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!! Isso é espetacular!!! Sou de Santa Catarina estou louco para começar essa modalidade, onde e como posso comprar essas pranchas para handsurf?? arleisilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Dificílimo encontrar fornecedores dessas pranchas. Alguém tem algum contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, não sei se receberá essa msgm, ou se ainda esta interessado por handplanes... Me chamo Paulo e eu faço para comercializar, e são de bons materiais!

      Se tiver curiosidade de conhecer o produto é só entrar em contato cmg no Costalonga@live.com .


      Abraço!

      Excluir