quarta-feira, 8 de junho de 2011

Brasil Surf Pro - Melhores surfistas do país começam a luta pelo título.

Autor: SurfPE - Por: Media Guide Comunicação – Assessoria de imprensa do Brasil Surf Pro - 08/06/11 - 10:17.

Estrutura do BSP na praia do Cupe em 2010 - foto: gUgA sOaReS / SurfPE.


Primeira etapa do circuito nacional mais valioso do mundo acontece na Praia do Cupe, em Pernambuco, a partir desta quarta-feira (8/6)

Depois de um mês com quatro etapas do Circuito Mundial no país, chegou a hora de começar o Brasil Surf Pro, o circuito nacional mais forte do mundo, que completa 25 anos de história este ano.

Halley Batista (PE), vem de vitória no Nordestino Pro e vem com tudo pra competição - foto: gUgA sOaReS / SurfPE.

Com cinco etapas e premiação total de R$ 1 milhão, o BSP 2011 dá a largada na quarta-feira, dia 8, na Praia do Cupe, em Ipojuca, em Pernambuco, com a participação dos 80 melhores surfistas em atividade no Brasil, tanto no masculino quanto no feminino.

As disputas do Brasil Surf Pro do Cupe poderão ser acompanhadas ao vivo no site http://www.brasilsurfpro.com.br/site/ e, a partir deste ano, será possível obter todas as informações sobre o evento no aplicativo criado para o Iphone.

Quem chega ao Cupe motivado é o catarinense Jean Da Silva, atual campeão brasileiro. Atualmente morando no Rio, Jean da Silva conquistou seu primeiro título brasileiro nas ondas da Barra da Tijuca, na última etapa, e garante estar ainda mais bem preparado para 2011.

“Aprendi muito no campeonato do ano passado. Estou mais confiante com meu surfe e mais à vontade para realizar as manobras, principalmente no sistema homem a homem. Vou com força total para a etapa em Cupe, local que conheço bem e com altas ondas”, completou o surfista.

Apesar do ótimo resultado em 2010, Jean, que enfrentará os melhores surfistas do Brasil, terá que brigar muito para garantir o bicampeonato. Entre os principais participantes estão o potiguar Alan Jhones, o baiano Bruno Galini, os paulistas Heitor Pereira e Hizonome Bettero, além do saquaremense Léo Neves.

No feminino, a paulista de Ubatuba Suelen Naraísa foi a grande campeã de 2009 e 2010. Com a responsabilidade de defender o bicampeonato, Suelen está empenhada em garantir mais um título para se aproximar das recordistas Andrea Lopes e Tita Tavares, que venceram o circuito Brasileiro quatro vezes cada. Tita, inclusive, é uma das principais adversárias de Suelen na primeira etapa. Já Andrea, que ano passado chegou a anunciar a aposentadoria, não estará no Cupe, mas deve participar do restante do Circuito.

Suelen recebeu o convite para participar, pela primeira vez, de uma etapa do ASP World Tour, mês passado, no Rio de Janeiro. Apesar de parar na repescagem, a surfista garante que sua passagem pelo WT a fez amadurecer profissionalmente.

“Apesar de rápida, fiquei muito feliz com minha participação no Mundial e me sinto muito mais forte para brigar pelo tricampeonato nacional”, afirmou.

Mesmo acreditando que o surfe de suas adversárias evoluiu, Suelen pretende largar na corrida pela coroa de melhor surfista do país com uma vitória já nesta primeira etapa do Brasil Surf Pro, que acontece de 08 a 12 de junho.

“Costumo dizer que minha vida é um milagre e, este ano, minhas expectativas para o BSP são as melhores. Estou me preparando muito para o tricampeonato, treino forte, física e psicologicamente. Acredito que a dedicação traz a superação”.

Além de Tita, Suelen tem entre suas principais adversárias a paraibana Diana Cristina, a também paulista Camila Cássia, Taís de Almeida, de Saquarema, a pernambucana Monik Santos e a catarinense Juliana Quint, e ainda outras surfistas da nova geração.

Outros três estados servirão de palco para os melhores surfistas do país desfilarem suas manobras, além de Pernambuco. O Rio de Janeiro recebe duas etapas. A segunda em Búzios, no norte do estado, de 13 a 17 de julho, e a quinta e última da competição, na Praia da Barra da Tijuca, na capital fluminense, de 14 a 18 de dezembro. Ubatuba, no litoral paulista não poderia ficar de fora. É a Praia mais tradicional do Circuito, presente em todas as edições e, este ano, receberá a terceira etapa, de 14 a 19 de setembro. Em seguida o evento se muda para o sul do país. A famosa Praia da Joaquina, templo do surfe catarinense, sediará a quarta etapa, de 02 a 06 de novembro.

NOVIDADES – Na última edição do BSP, 10 atletas da categoria masculina se classificavam pelo ranking do Brasil Tour. Este ano, apenas os seis surfistas mais bem colocados pelo Brasil Tour, e que já não estejam disputando o BSP, conseguirão a vaga. O número de convidados também está diferente. Na última temporada oito atletas recebiam convites, agora serão apenas seis: um atleta contundido em 2010, o campeão Pro Júnior, dois locais de cada evento e dois classificados pelas triagens. A triagem será disputada em todas as etapas entre quatro atletas: Pablo Paulino (CE), Peterson Rosa (PR), Jorge Spanner (RJ) e Marco Polo (SC). Apenas dois destes nomes passarão para a competição principal.

A categoria feminina também sofreu pequenas mudanças. O número de atletas continua o mesmo. Serão 16 surfistas, uma delas saída das triagens do Brasil Tour. A bateria de triagem será composta pelas quatro atletas mais bem colocadas no ranking de acesso até a etapa. Apenas a vencedora desta disputa garantirá vaga para o BSP.

Oi Futuro – Durante o Brasil Surf Pro, a organização do evento estará de braços dados com o projeto social Oi Futuro, no qual adolescentes carentes da região, através de uma Clínica de Surfe, terão a oportunidade de aprender sobre o cotidiano e desafios de surfistas profissionais. Eduardo Fernandes, o Rato, um ícone do surfe pernambucano, e o shapper Ricardo Marroquim, darão palestras que abordam desde noções básicas de surfe a equipamentos, além de aulas teóricas e práticas no mar.

Skol Expression Session – No sábado os surfistas voarão voar em busca das melhores manobras, na esperada Skol Expression Session. A Skol também fará ação de relacionamento na praia, emprestando equipamentos como pranchas, barracas, cadeiras, raquetes de frescobol etc para o público.

Oi Futuro

Clínica de Surf – 10 alunos do projeto NAVE de Recife

10/06

09h às 17h

Palestra com o shapper local Ricardo Marroquim

Palestra com o surfista profissional local Eduardo “Rato” Fernandes

Aula teórica e prática de surfe com o surfista Rato e instrutor

Petrobras e Skol apresentam o Brasil Surf Pro 2011, o patrocinio é da Hawaiian Dreams (HD).

Apoio da Oi Futuro, dos canais SporTV e Multishow e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP, realização e produção Brasil1 Esporte e MaxSports. Esta primeira etapa na Praia do Cupe também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, da Associação Nordestina de Surf (ANS) e será transmitida ao vivo pelo http://www.brasilsurfpro.com.br/site/


Petrobras promove ações ambientais

No Ano Internacional das Florestas, a Petrobras, em parceria com o projeto Brasil Surf Pro 2011, lança a plataforma sustentável Surfe Pelas Florestas. Durante as cinco etapas da maior competição de surfe do país, serão realizadas, ao longo de sete meses, diversas atividades a fim de informar, educar e engajar a sociedade local e os surfistas em torno do tema “preservação das florestas”. A Petrobras é patrocinadora oficial do Brasil Surf Pro.

O objetivo do projeto é apresentar à população os valores ambientais e ações da Petrobras no Ano Internacional das Florestas, instituído pela ONU. Assim, o tema sustentabilidade será reforçado no universo dos surfistas e frequentadores da praia, promovendo um maior engajamento e, acima de tudo, mostrando que um evento com planejamento sustentável e ações socioambientais deixa legados para a região onde é realizado.

O lançamento da plataforma Petrobras Surf Pelas Florestas ocorrerá na primeira etapa do BSP em Pernambuco. As cinco cidades que sediarão o campeonato – as outras serão Ubatuba (SP), Rio de Janeiro, Búzios (RJ) e Florianópolis (SC) – reúnem diversos ecossistemas costeiros de Mata Atlântica: os mangues nas enseadas, a foz de grandes rios, as baías e lagunas de influência de marés, as matas de restinga nas baixadas arenosas do litoral e as florestas de pinheirais nos planaltos.

Para Rosane Aguiar, gerente de Programas Ambientais da Petrobras, a plataforma sustentável do Brasil Surf Pro está alinhada ao compromisso da Companhia com o desenvolvimento sustentável. “Além de cuidar da gestão ambiental dos produtos e processos, a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, investe em projetos que buscam a preservação dos nossos rios, florestas e também da biodiversidade marinha. Integrar assuntos tão importantes no campeonato de surfe é uma oportunidade de juntar esforços em prol da conservação ambiental em nosso país”, afirma Rosane.

Na opinião do consultor ambiental do Brasil Surf Pro, Glenn Suba, “esses ecossistemas oferecem uma oportunidade única de fomentar a consciência do público participante sobre a importância que as florestas possuem em nossas vidas, assim como as áreas verdes em nossas cidades e as consequências da real possibilidade de seu desaparecimento”.

A plataforma sustentável do campeonato é formada pelas seguintes ações:

Educação ambiental: As atividades educacionais (palestras, visitas guiadas aos projetos Petrobras e ao campeonato, oficinas ecológicas e pedagógicas e mutirão de limpeza) serão realizadas em escolas públicas e projetos sociais. Todas conduzidas por uma pedagoga ambiental, cinco eco-monitores, um técnico em sustentabilidade e uma produtora executiva com especialização em eventos esportivos. Para envolver ainda mais o público sobre o tema, será montada, no Surf Village, uma exposição com foco nas principais razões pela qual a ONU decretou o Ano Internacional das Florestas.

Surfistas verdes: A alta performance dos surfistas nas ondas durante o Brasil Surf Pro estará diretamente relacionada ao plantio de árvores. Cada onda surfada que receber nota igual ou acima de oito corresponderá ao plantio de cinco árvores. Já a tão esperada nota 10 vai gerar 50 plantios. A estimativa é que sejam plantadas 500 árvores até o final do evento para esta ação, dependendo da performance dos surfistas.

Carboneutralização: Todas as emissões de CO2 do campeonato e de seus participantes serão calculados e neutralizados com um número correspondente de árvores no corredor ecológico Tinguá-Bocaina no Rio de Janeiro. O plantio faz parte de um projeto estruturado, que contempla três anos de manutenção, a fim de assegurar o crescimento das mudas.

Expedições educativas: Participarão surfistas, estudantes, alunos das escolas de surfe, fotógrafos e ambientalistas associados aos projetos apoiados pela Petrobras. Equipados com sacos e luvas, as equipes irão realizar mutirões de limpeza das margens dos rios, lagoas, estuários e manguezais das hidrobacias próximas à área do campeonato. Os locais serão: Praia da Joaquina/Lagoa da Conceição (SC); Margem do Rio Itamambuca (Ubatuba/SP); Orla Bardot (Projeto Coral Vivo)/Búzios (RJ); Estu ário do Rio Maracaípe (PE), e Lagoa de Marapendi (RJ).

GALERIA DOS CAMPEÕES BRASILEIROS – ABRASP

2010 – Jean da Silva (SC) – Suelen Naraisa (SP)
2009 – Messias Félix (CE) – Suelen Naraisa (SP)
2008 – Gustavo Fernandes (RJ) – Tita Tavares (CE)
2007 – Renato Galvão (SP) – Tita Tavares (CE)
2006 – Jihad Kohdr (PR) – Andréa Lopes (RJ)
2005 – Fábio Gouveia (PB) – Silvana Lima (CE)
2004 – Renato Galvão (SP) – Silvana Lima (CE)
2003 – Leonardo Neves (RJ) – Tita Tavares (CE)
2002 – Leonardo Neves (RJ) – Andréa Lopes (RJ)
2001 – Tânio Barreto (AL) – Andréa Lopes (RJ)
2000 – Peterson Rosa (PR) – Tita Tavares (CE)
1999 – Peterson Rosa (PR) – Andréa Lopes (RJ)
1998 – Fábio Gouveia (PB) – Brigitte Mayer (RJ)
1997 – Victor Ribas (RJ) – Deborah Farah (RJ)
1996 – Joca Júnior (RN)
1995 – Ricardo Toledo (SP)
1994 – Peterson Rosa (PR)
1993 – Tinguinha Lima (SP)< BR>1992 – Jojó de Olivença (BA)
1991 – Ricardo Toledo (SP)
1990 – Tinguinha Lima (SP)
1989 – Pedro Muller (RJ)
1988 – Jojó de Olivença (BA)
1987 – Paulo Matos (SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário