segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pena Surf Nordeste - José Francisco domina o Macaco.

Autor: SurfPE - por: Jocildo Andrade / Comunicando Surf – Assessoria de Comunicação - 18/07/11 - 11:28.

José Francisco(PB) foi o grande campeão na categoria Open - foto: Lima Jr

Equipe paraibana vence o Tag Team e completa a festa em Intermares

O paraibano José Francisco comemorou em casa a incrível vitória na categoria Open da terceira etapa do Circuito Nordestino de Surf profissional, o Pena Surf Nordeste que chega a décima edição, no Mar do Macaco, em Cabedelo, Paraíba.

A etapa paraibana que faz parte do calendário do PSN desde o início do circuito recebeu os melhores atletas amadores da região Nordeste. No começo da manhã do domingo decisivo o Macaco apresentou ondas alinhadas e séries de até 0,5 metro, no decorrer do dia o vento resolveu aparecer e deixou a formação um pouco prejudicada, porém proporcionando melhores condições aos competidores.

A final Iniciante foi a primeira categoria a conhecer seu campeão. Rafael Venuto começou melhor e totalmente à vontade no Mar do Macaco. Abriu com um 6,50, mas logo correu atrás de aumentar a vantagem.

Venuto encontrou uma esquerda no outside e com uma atuação expressiva dentro do critério dos juízes aplicou duas manobras invertendo a direção da prancha, linkando um movimento ao outro finalizando com um aéreo, a onda lhe rendeu um 9,75, o recorde de nota na competição, a taça de campeão e a liderança no ranking. Rafael Tigrão apostou tudo no minuto final e garantiu a virada em cima de Davi Sobrinho (3º) ficando com o vice-campeonato.

Na Sênior o potiguar Emanoel de Sousa defensor do título de 2010 repetiu o feito e venceu a disputa contra os cearenses Flávio Sukita e Sérgio Ricardo e o paraibano Liro Boy. Sukita que é tetracampeão nordestino na categoria tentou até o fim ultrapassar Emanoel, mas terminou com a segunda colocação e permanece líder no circuito.
Elivelton Santos - foto: Lima Jr

Elivelton Santos ditou o ritmo do confronto entre Rafael Venuto, Jhone Fran e Daivison Santos na final Mirim. O Índio voador abriu a bateria instigado e embalado pelo público local.

Destaque no primeiro dia do evento, disposto a defender a taça conquistada no ano anterior ele venceu a batalha com tranqüilidade e subiu no topo do pódio caracterizado. O local da Baía da Traição segue invencível e mais próximo do título Mirim de 2011.

Entre os pranchões Geraldo Lemos, cearense radicado no Rio de Janeiro brilhou no Macaco. No round 1 cravou 9,50 para despachar Nelino Costa (RN), na semifinal passou por Dejarlon Lucena (PB) e na final não foi diferente. Muito habilidoso e experiente no seu long Geraldinho mesclou muito bem as manobras clássicas com o radical para vencer mais uma, continuar invicto no ranking e deixar o local Thiago Cunha, atleta da nova geração que vem de vitória no Cupe na etapa do Brasileiro de Longboard, em segundo.


O atleta local do Titanzinho (CE) Sérgio Ricardo que tem como característica um surf de linha, foi o melhor entre os Masters e sagrou-se campeão do PSN em Intermares. O paraibano Liro Boy que esteve na liderança grande parte do tempo deixou escapar a vitória e foi segundo. O formosense João Maria apesar de ter sido terceiro colocado permanece líder.

Com um notável desempenho a pequena Larissa dos Santos, 12, saiu da Paraíba com mais um título para o seu currículo. A revelação do surf feminino não deu moleza para as suas adversárias, registrou 6,50 na sua melhor no embate após pegar uma esquerdinha aonde abriu com um cut back, fazendo a conexão e completando com uma batida na junção. Nos minutos finais a local da Praia do Titanzinho foi ameaçada por Estefani Freitas, que precisava de 6,51. Ester bateu na trave com uma nota eu valeu 6,0 pontos e finalizou sua apresentação na Paraíba na segunda colocação.

Na categoria Veteran dobradinha potiguar, Edu Elias foi o campão e continua insuperável no PSN e Fernando Neguinho ficou com o segundo posto.
Ítalo Ferreira venceu a Junior - foto:Lima Jr.

A final Júnior foi marcada por um show de manobras progressivas protagonizadas por Elivelton Santos e Ítalo Ferreira que resolveram tudo com seus vôos insanos. Elivelton que já havia vencido a Mirim começou melhor, mas Ítalo deu o troco e virou em cima do local que não deixou barato, aplicou um aéreo 360º e arrancou 8,50 dos juízes deixando o potiguar precisando de 8,51.

Ítalo não desistiu, em uma mesma onda executou dois belos aéreos em uma ação quase perfeita ao fazer 9,60 para sair da água com o título de campeão Júnior. Elivelton ficou triste por não ter tido mais tempo de reverter o placar, mas abraçou e parabenizou o amigo pela conquista. Thomas Demétrio e Saulo Barros que surfaram bem durante todo o desafio, não se acharam e ficaram em terceiro e quarto, respectivamente.

“O campeonato foi show, a galera mostrou para que veio e destruíram mesmo. Fiquei bem o pico”, comentou Ítalo. “Agradeço a todos que estavam torcendo por mim”, finalizou.

Na Open quem fez a festa em casa foi José Francisco. O anfitrião do pico tirou no minuto final o doce da boca de Michael Rodrigues que ficou na liderança até Fininho que estava fora da zona de classificação, achar a onda salvadora. Com a torcida toda a seu favor ele arriscou tudo e com um desempenho devastador mandou um rasgadão na parte crítica encaixando com uma pancada muito forte no buraco para descolar 9,0 exatos pontos e comemorar seu primeiro título na categoria.

“Estava perdendo, mas Deus me abençoou e mandou a boa. Estou muito feliz e agradeço demais a Rita da ONG Guajirú e o Waldir que me acolheram e me incentivam bastante”, falou emocionado José Francisco.

Michael que tinha um 8,0 na sua melhor teve que se contentar com o segundo degrau do pódio. Com este resultado na Open e um quinto na Junior, o cearense encabeça o ranking das duas categorias.

Tag Team

Para encerrar o Pena Surf Nordeste muita vibração na disputa por equipes. Elivelton Santos fez a diferença para seu Estado, que saiu campeão assim como em 2010. Os potiguares ficaram com o vice e assumiram a ponta do ranking, já o Ceará que havia vencido no Piauí foi terceiro.

Competição Ecológica

Além das emoções dentro d´água o Pena Surf Nordeste contou com uma competição ecológica organizada pela ONG Guajirú que tem a frente Rita Mascarenhas. A ONG integra o Projeto Tartarugas Urbanas e a Escolinha de Surf Bar do surfista, que revelou atletas como José Francisco e Thiago Lucas.

O objetivo da competição foi o recolhimento do lixo reciclável na praia. As equipes do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba receberam tambores exclusivos para acondicionar o material coletado durante os três dias de evento. O time paraibano comandado por Rita venceu a disputa ecológica e recebeu kits do projeto Tartarugas Urbanas. O Ceará foi segundo e Rio Grande do Norte terceiro.

“Agradeço a Rita pela iniciativa e confesso que nunca vi o Mar do Macaco tão limpo. Parabéns a todas as equipes participantes”, destacou Alexandre Palitot presidente da Federação paraibana de surf.

A quarta etapa do Pena Surf Nordeste acontecerá na cidade de Aracaju - Se em agosto com data ainda a ser confirmada.

O evento conta com o patrocínio da marca Pena, Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura de Cabedelo e Secretaria de Esporte e Turismo – SETUR. Apoios Blocos Teccel, Filati, Matesa Têxtil, Grupo Caju Hotéis e Pousadas, Guajirú, Eberle, Starboard, Badionaldo, Rosa Modas, Local Surf Shop, Sargaço Surf Boards, Bar do surfista, Haco, Norfil. Divulgação sites Cearasurf, Surfbahia, Waves, rádio Mix 93,7, Moçada que agita, Well, revista Wave Wind. Realização da Top 16 promoções, Federação Paraibana de surf – PBSURF e Associação Nordestina de Surf – ANS.

Resultados Pena Surf Nordeste etapa Paraíba:

Iniciante
1º Rafael Venuto (CE)
2º Rafael Tigrão (CE)
3º Davi Sobrinho (CE)
4º Iago Silva (RN)

Podio Sênor - foto: Lima Jr.

Sênior
1º Emanoel de Souza (RN)
2º Flávio Sukita (CE)
3º Lyro Boy (PB)
4º Sérgio Ricardo (CE)

Mirim
1º Elivelton Santos(PB)
2º Rafael Venuto(CE)
3º Daivison Santos(RN)
4º Jhone Fran(CE)

Longboard
1º Geraldo Lemos(CE)
2º Thiago Lucas(PB)
3º Boca Dagua(PB)
4º Johnny Quest(CE)

Master
1º Sérgio Ricardo(CE)
2º Lyro Boy(PB)
3º João Maria(RN)
4º Flávio Sukita(CE)

Podio Feminino - foto: Lima Jr.

Feminino
1º Larissa dos Santos(CE)
2º Estefani Freitas(CE)
3º Taís(CE)
4º Juliana Sousa(CE)

Podio Veteran - foto: Lima Jr.

Veteran
1º Edu Elias(RN)
2º Fernando Neguinho(RN)
3º Marco Leleu(RN)
4º Vladimir Lobo(CE)

Junior
1º Ítalo Ferreira(RN)
2º Elivelton Santos(PB)
3º Thomas Demétrio(CE)
4º Saulo Barros(CE)
Open
1º José Francisco(PB)
2º Michael Rodrigues(CE)
3º Ítalo Ferreira(RN)
4º Marinho Lima(RN)

Podio Tag Team - foto: Lima Jr.

Tag Team

1º Paraíba
2º Rio Grande do Norte
3º Ceará

Expression Session

Michael Rodrigues CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário