domingo, 2 de agosto de 2009

Billabong ISA Games - Brasil começa sem baixas

Por Chico Padilha em 02/08/2009 08:02 - Fonte: WAVES




Galera lota praia e curte o show de surf. Foto: F. Sanchez.

Líderes do Brasil, o capixaba Kristyan Kymmerson e a cearense Estefany Freitas, avançaram com segundos lugares em Playa Hermosa, Jacó, Costa Rica, onde no último sábado (1/8) começaram os Jogos Mundiais de Surf da International Surfing Association, o Billabong ISA Games.

Outros jovens surfistas verde-amarelos estrearam ainda melhor. O destaque maior foi do baiano Marco Fernandez, que na 28ª bateria do dia somou 16.00 pontos, depois de “Kymmi” abrir a participação brazuca, e dos paulistas Gabriel Medina e Miguel Pupo vencerem com pontuações acima dos 11.00 pontos.

Gabriel Medina sobrevoa Playa Hermosa. Foto: F. Sanchez.


Fernandez passou perto do recorde do dia. Por apenas seis décimos, ele não superou a pontuação do havaiano Roy Powers, um dos tops do ASP World Tour que disputam a prova.

Kristyan Kymmerson rasga forte na Costa Rica. Foto: F. Sanchez.


"Fiquei muito feliz por começar bem. As condições do mar estavam razoáveis e consegui pegar duas boas ondas no início da bateria. Depois foi só administrar. Espero evoluir ainda mais nesta competição, este foi só o começo e ainda tem muita coisa pela frente", diz confiante o baiano da jovem seleção brasileira na Costa Rica.

A catarinense Bárbara Muller estreia neste domingo. Ela enfrenta a irlandesa Tahlia Britton, a venezuelana Maria Rojas e a guatemalteca Christian Marroquin, na 16ª e última bateria de todas.

A dupla de longboarders Rafael Cavalcanti (PE) e Gabriel Nascimento (RJ), estreiam também neste domingo. Melhor longboarder Júnior de 2008 no Brasil, Rafael enfrenta o irlandês John McCurry e o venezuelano Francisco Hernandez, enquanto Gabriel fecha a fase inicial contra o também irlandês Emmet O'Dohert e o venezuelano Ronald Reyes.

Também integrante da elite mundial, o francês Jeremy Flores fez a quarta melhor atuação do dia, com apenas meio ponto abaixo de Marco Fernandez. O terceiro melhor foi o porto-riquenho Brian Toth, autor de 15.84

A Confederação Brasileira de Surf (CBS) tem como parceiros na disputa: Power Balance, Bad Boy, MGM Surf Trips, Classic Promoções e Movie Action, além do apoio institucional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Para acompanhar as baterias ao vivo acesse Billabong ISA Games.

Seleção brasileira ISA Games

Open Masculino

Kristyan Kymmerson (ES), Marco Fernandez (BA), Miguel Pupo e Gabriel Medina (SP)

Open Feminino

Estefany Freitas (CE), Bárbara Muller (SC)

Longboard

Gabriel Nascimento (RJ), Rafael Cavalcanti (PE)

Técnico

Otoney Xavier (SC)

Chefe da delegação

Juca de Barros (PR)

Nações com medalha de ouro no ISA World Surfing Games


1996 – Huntington Beach, Estados Unidos – medalha de ouro: Estados Unidos

1998 – Carcavelos, Portugal – medalha de ouro: Austrália

2000 – Maracaípe, Brasil – medalha de ouro: Brasil

2002 – Durban, África do Sul – medalha de ouro: África do Sul

2004 – Salinas, Equador – medalla de ouro: Austrália

2006 – Huntington Beach, Estados Unidos – medalha de ouro: Austrália

2008 – Costa de Caparica, Portugal – medalha de ouro: Austrália

Nenhum comentário:

Postar um comentário