sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mormaii ASP Pro Junior - Serpa detona em Garopaba.

Por João Carvalho em 28/08/09 - 20:50 - Fonte: WAVES



Campeão sul-americano Alex Ribeiro estreia com vitória no Mormaii Pro Junior. Foto: Basílio Ruy.

Só faltou as ondas estarem um pouco maiores para completar o cenário perfeito na estréia do Mormaii Pro Junior em Garopaba.

Mesmo assim, apesar de pequenas, as séries de meio metro de altura apresentaram boa formação para os melhores surfistas Sub-20 do Brasil na ensolarada sexta-feira de céu azul na praia da Ferrugem.

O primeiro dia foi todo reservado para os 64 competidores da categoria masculina, com a feminina ficando para começar no sábado pela manhã na “capital do surfe catarinense”.

O atual campeão sul-americano e atleta da equipe Mormaii, Alex Ribeiro, abriu a segunda fase com vitória, mas o primeiro destaque do dia foi outro paulista, Miguel Pupo, que estabeleceu os recordes a serem batidos em Garopaba, nota 8,75 e placar de 14,75 pontos.


Miquel Pupo também faz bonito na Ferrugem, Garopaba (SC). Foto: Basílio Ruy.


Na semana passada, Miguel disputou a etapa 6 estrelas na França e deixou de correr o outro WQS do mesmo nível em Portugal para participar das duas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP seguidas em Santa Catarina.

Estreou com o pé direito no Mormaii Pro Junior, superando todas as marcas dos outros 38 surfistas que competiram antes dele na praia da Ferrugem. Depois, o baiano Franklin Serpa igualou sua nota 8,75 e atingiu 15,15 pontos na sétima bateria.

“O objetivo deste ano é chegar na Austrália e vencer lá, então preciso subir os degraus e o primeiro deles é vencer aqui no Brasil”, conta Miguel Pupo, após a vitória sobre Yan Daberkow e Rafael Spitaletti na quarta bateria da segunda fase.

Ian Gouveia segue na briga. Foto: Basílio Ruy.

“O WQS não é o foco para esse ano, fui lá pra França só para ganhar experiência mesmo e apesar de ter ido bem em algumas etapas, o objetivo é a classificação para o Pro Junior da Austrália. Espero manter um bom ritmo aqui para chegar até a final e aí sim tentar começar com uma vitória aqui em Garopaba. Desde pequeno eu venho com meu pai (Wagner Pupo) aqui na Ferrugem surfar aquelas ondas do canto, então estou em casa”.

Outro paulista que está se sentindo em casa é o defensor do título sul-americano, mas Alex Ribeiro mora em Florianópolis e é um dos atletas da Equipe Mormaii, marca que tem a sede da sua fábrica em Garopaba. Ele abriu a segunda fase derrotando os catarinenses Julio Terres e João Paulo de Abreu e também vai inaugurar a terceira rodada do Mormaii Pro Junior às 8 horas do sábado.

“Parabéns para a Mormaii, por estar realizando um evento deste porte. Eu quero mostrar serviço pra marca e defender bem o título, que é mais importante”, falou Alex, que também comentou sobre as condições do mar na sexta-feira.

"Tem umas ondas legais, mas está bem difícil achar as que ficam mais em pé. Eu sempre treino lá no Aragua (centro de treinamento da Mormaii) na praia Mole, onde as ondas são bem parecidas com as daqui e vou fazer de tudo para conquistar um bom resultado aqui, até porque é a etapa do meu patrocinador, né?", diz Alex.

Alex e Miguel fazem parte da lista dos cabeças-de-chave que entram direto na segunda fase e só competiram uma vez na sexta-feira, enquanto os outros que estrearam na rodada inicial tiveram que entrar no mar duas vezes.

Foi o caso do catarinense Matheus Navarro, que despachou um dos pré-classificados, Bryan Franco, também superando o outro da terceira bateria, Tamaê Bettero.

“Tive sorte na primeira fase. Não fui bem e só passei porque meus adversários acabaram fazendo interferência, mas agora eu consegui mostrar um pouco do meu surfe”, disse Matheus, que só tem 15 anos de idade ainda.

Matheus Navarro bate forte de backside para desbancar adversários. Foto: Basílio Ruy.


“Estou bem tranqüilo nesse campeonato, pois sou muito novo, tenho muitos anos de sub-20 pela frente ainda, mas vou com tudo, estou bem confiante, surfando bem, pranchas boas, então claro que vou brigar pelas vagas. Ainda mais com duas etapas aqui no nosso estado. Espero começar bem aqui e depois ir lá pra São Chico mais confiante ainda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário