terça-feira, 4 de agosto de 2009

Billabong ISA Games - Trio brazuca em alta

Por Chico Padilha em 03/08/2009 10:26 - Fonte: WAVES
Depois de brilhar na primeira fase, Marco Fernandez não entra em sintonia com as ondas e cai para repescagem. Foto: Watts.

A catarinense Bárbara Muller, a exemplo dos paulistas Miguel Pupo e Gabriel Medina, está invicta na disputa da edição 2009 dos agora anuais Jogos Mundiais de Surf da International Surfing Association (ISA), depois de dois dias de fortes disputas entre 34 nações em Playa Hermosa, Jacó, Costa Rica.

A anfitriã neste domingo viu um de seus representantes, Jason Torres, alcançar 17,33 pontos para fechar a fase dois superando em pouco mais de um décimo ao então novo recorde que o havaiano Hank Gaskel garantira pouco antes.

Nas estatísticas de médias, os havaianos estão bem. Joel Centeio, seu campeão mundial júnior no ISA Games 2000, estabeleceu a terceira melhor soma em duas notas também no domingo da inédita edição em Playa Hermosa, onde venceu a primeira bateria do round dois com 16,83 pontos.

Miguel Pupo não dá mole aos adversários e avança ao terceiro round. Foto: Watts.


Centeio é terceiro em uma listagem de 10 melhores na qual o mirim brasileiro Gabriel Medina vem logo atrás ao garantir quarta posição, muito próxima da dupla de havaianos e do costa-riquenho Torres, que literalmente fechou em casa, deixando em segundo o francês Jeremy Flores, enquanto o melhor do primeiro dia, Roy Powers, do Hawaii, caiu à repescagem dois na bateria.

Gabriel Medina segue como destaque na categoria Open do Billabong ISA Games. Foto: Watts.


Em busca da terceira vitória, Bárbara Muller vai enfrentar um trio conhecido de outros mundiais: a italiana Ornella Pellizzari, a francesa Lee Ann Curren e a sul-africana Nikita Robb.

Já Gabriel Medina encara o taitiano Jocelyn Poulou, o francês Marc Lacomare e o chileno Manuel Selman, na bateria três para quase em seguida Miguel Pupo, na quinta bateria, enfrentar o havaiano Hank Gaskell, o destaque peruano Gabriel Villaran e Ryan Payne, da África do Sul.

Sem os dois representantes do longboard das 34 bandeiras terem competido ainda, o Brasil falta estrear Rafael Cavalcanti de Pernambuco, e Gabriel Nascimento, do Rio de Janeiro.

Três atletas estão na repescagem: o destaque do dia inaugural Marco Fernandez (BA) e a dupla Estefany Freitas, mirim cearense, e Krystian Kymmerson (ES), jovens líderes da Open no Brasileiro da Confederação.

O trio apenas no round dois da repescagem vai iniciar sua participação no caminho mais longo para o título. Estefany Freitas enfrentará na repescagem dois a irlandesa Nicole Morgan, Heiriti Manuel, do Tahiti, e Angie Forigua, da Colômbia; Krystian Kymmerson estreará na segunda repescagem em bateria com o equatoriano Sebastian Santos, Syuuhei Kato, do Japão, e o alemão Paul Grey.

O júnior baiano Marco Fernandez, quinto em médias com 16 pontos na estreia, terá um desafio pan-americano: Adrian Dapelo, do Equador, Tristan Alcardi, do Chile, e Shane Simmonds, da Jamaica.

O jovem time brasileiro está bem na competição que tem os Estados Unidos na frente, mas sem comemorar muito ainda.

O tubo de gente grande de Gabriel Medina o coloca entre destaque em notas, sem falar que a competitividade de Miguel Pupo lhe fez ontem garantir mais um primeiro lugar nas duas primeiras ondas surfadas em sentidos diferentes, atuações elogiadas possíveis aos outros seis brazucas, e bom motivo para o chefe da delegação norte-americana Ian Cairns, dos pioneiros "bronzed aussies", ser cauteloso ao falar da liderança "yankee".

A delegação brasileira chefiada por Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS) é o mais jovem time nacional ao longo das oito edições do agora anual ISA Games. A Confederação Brasileira de Surf (CBS) tem como parceiros na disputa, Power Balance, Bad Boy, MGM Surf Trips, Classic Promoções e Movie Action, sendo o apoio institucional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário