segunda-feira, 25 de abril de 2011

Oakley Pro Junior - Kymerson é campeão brasileiro

Auto: SurfPE - Por: Alexandre Versiani - 25/04/11 - 17:49 - link fonte:

Krystian Kymerson conquista título do Oakley Pro Junior 2011 na praia do Campeche. Foto: Basílio Ruy.


O capixaba Krystian Kymerson, 18, conquistou o título do Oakley Pro Junior 2011 com uma excelente atuação neste domingo na praia do Campeche, Florianópolis (SC).


Em ondas de até 1 metro e formação prejudicada pelo vento, Krystian abusou dos aéreos para derrotar o catarinense Cauê Wood pelo placar de 13.66 x 10.23 na decisão.

Com o resultado, o atleta de Vila Velha é o quarto campeão brasileiro da história da Abrasp na categoria sub-20 e leva para casa o cheque de R$ 9 mil.

"Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever este momento. Consegui achar duas ondinhas e vencer o Cauê, que é um grande surfista. Agora é comemorar com meus amigos e familiares", afirma Krystian.

Além de escrever seu nome na galeria de campeões da Associação Brasileira de Surf Profissional, Kymerson festeja o seu segundo grande resultado neste ano, já que no início de fevereiro venceu uma etapa da seletiva Australasia para o Mundial Pro Junior da ASP em North Stradbroke, Austrália.

"Foram dois eventos bem legais e com nível muito alto. Ser campeão brasileiro é uma honra, estou muito contente de representar o meu estado nesta galeria. Não tenho mesmo palavras para falar o que sinto agora", exalta o campeão.

Em um domingo de Páscoa ensolarado e com forte vento Sul na capital catarinense, Krystian chegou à decisão depois de derrotar o catarinense Yuri Gonçalves nas quartas e o baiano Marco Fernandez na semifinal.

Cauê Wood fica em segundo e busca patrocínio para esta temporada. Foto: Basílio Ruy.

O capixaba, que chegou a passar pela repescagem do Oakley Pro Junior, mostrou sintonia com as condições do Campeche no último dia e na decisão contra Cauê Wood abriu vantagem depois de bater forte em uma direita de backside de nota 6.33.

Cauê, local da vizinha praia do Matadeiro, reagiu com sua principal arma, as fortes pauladas de backside. Com esta estratégia, ele conseguiu 6.00 pontos em uma boa esquerda.

Kymerson não se intimidou e fechou o seu somatório com um aéreo reverse de frontside de nota 7.33. Cauê arriscou no final, mas não conseguiu reverter o placar e terminou na segunda colocação.

"O segundo lugar foi um grande resultado. Venho de um bom resultado no Alas Tour e estou muito feliz com minha atuação aqui no Campeche", diz Wood, que levou o cheque de R$ 4 mil pelo vice-campeonato e busca patrocínio para esta temporada.

"Perdi meu patrocinador no ano passado e com este resultado espero encontrar um para participar de mais eventos neste ano. Estou correndo alguns campeonatos só para ganhar o dinheiro da premiação. É difícil se manter assim", afirma o catarinense de 19 anos.

O pernambucano Luel Felipe, ficou com a quinta colocação no Oakley Pro Junior 2011, praia do Campeche, Florianópolis (SC). Foto: James Thisted.

Na primeira bateria da semifinal, Cauê derrotou o paulista Caio Ibelli, campeão da última temporada do Oakley Pro Junior. O catarinense deu uma ótima sapatada de backside para garantir nota 8.33 e deixar Ibelli em situação complicada a poucos minutos do final.

O surfista do Guarujá, que vinha de uma grande vitória contra o paranaense Peterson Crisanto nas quartas-de-final, precisou de 8.73 e não conseguiu virar o placar, que terminou em 14.56 a 11.13 para Cauê.

"Fiz o que pude, tentei de todas as formas, mas o Cauê surfou bem e mereceu. O dia está lindo no Campeche e no final das contas o terceiro lugar foi bom", afirma Ibelli, que agora embarca para Trestles, Califórnia (EUA), onde disputa a partir do dia 3 de maio uma etapa de nível 6 estrelas Prime do WQS.

No duelo da outra chave, Krystian Kymerson reeditou o duelo semifinal de 2010, deste mesmo evento, contra o baiano Marco Fernandez. E desta vez o capixaba saiu com a vitória.

Kymerson começou a disputa muito forte e saiu na frente com um excelente aéreo de frontside de nota 8.93 pontos. Depois, ainda fez outra boa onda de 6.40 para complicar a vida de Fernandez logo nos primeiros cinco minutos de bateria. O baiano demonstrou garra e foi em busca da vitória com notas 7.00 e 7.13, mas não reverteu a situação e terminou atrás com o placar de 15.33 x 14.13.

"Foi uma bateria bem difícil, o Krystian está surfando muito. Consegui reagir no final, mas não deu. Lógico que queria o primeiro lugar, mas o terceiro não está tão ruim assim. Estou muito feliz pelo resultado", comenta Fernandez, que disputa a segunda etapa do Circuito Estadual Carioca entre os dias 29 de abril e 1 de maio no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ).

Resultado do Oakley Pro Junior 2011
1 Krystian Kymerson (ES)
2 Cauê Wood (SC)
3 Marco Fernandez (BA)
3 Caio Ibelli (SP)
5 Yuri Gonçalves (SC)
5 Luel Felipe (PE)
5 Peterson Crisanto (PR)
5 Luan Carvalho (SP)
9 Felipe Braz (RJ)
9 Pedro Husadel (SC)
9 Vitor Valentim (PR)
9 Mariano Arreyes (RJ)
9 Samuel Igo (PB)
9 Jonathan Busseti (SC)
9 Diego Michereff (SC)
9 Matheus Toledo (SP)

Ranking final depois de uma etapa:
1 Krystian Kymerson (ES) - 1.000 pontos
2 Cauê Wood (SC) - 860
3 Marco Fernandez (BA) - 730
3 Caio Ibelli (SP) - 730
5 Yuri Gonçalves (SC) - 610
5 Luel Felipe (PE) - 610
5 Peterson Crisanto - 610
5 Luan Carvalho (SP) - 610
9 Felipe Braz (RJ) - 500
9 Pedro Husadel (SC) - 500
9 Vitor Valentim (PR) - 500
9 Mariano Arreyes (RJ) - 500
9 Samuel Igo (PB) - 500
9 Jonathan Busseti (SC) - 500
9 Diego Michereff (SC) - 500
9 Matheus Toledo (SP) - 500

Galeria de campeões brasileiros sub-20 da Abrasp
2008 Thiago Camarão (SP)
2009 Alejo Muniz (SC)
2010 Caio Ibelli (SP)
2011 Krystian Kymerson (ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário