domingo, 10 de outubro de 2010

Oakley Rio Pro - Leandro dá um basta.

Autor: SurfPE - Por: Ader Oliveira em 10/10/10 - 12:52 - link fonte:


Leandro Bastos vence Oakley Rio Pro International no Arpoador (RJ). Foto: Aleko Stergiou.

O carioca Leandro Bastos é o campeão do Oakley Rio Pro International, etapa de nível 6 estrelas do WQS encerrada neste domingo, em ondas de 1,5 metros e formação regular no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).

Clique aqui para ver as fotos de ação
Clique aqui para ver as fotos de ambiente

Em decisão muito acirrada, Leandrinho triturou as esquerdas do Arpex com fortes pauladas e batidas de backside, somando a maior nota da competição (9.60) e ainda um 5.63 na vitória sobre o espanhol Aritz Aranburu, do País Basco.

É a primeira vitória de Leandrinho na divisão de acesso do circuito mundial e a segunda vez que ele e Aritz se enfrentam na decisão de uma etapa.

Aritz Aranburu perde revanche contra Leandrinho. Foto: Aleko Stergiou.

Na primeira delas, em 2007, o atleta do País Basco derrotou o brazuca no paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

Para dar o troco no adversário, Bastos entrou na água com total disposição, característica marcante do atleta revelado na praia do Recreio dos Bandeirantes, zona Oeste do Rio.

Com duas vitórias no Brasil no curriculo - Noronha (2007) e praia Mole (2010) -, Aritz chegou à final cheio de moral, principalmente depois de eliminar o local Simão Romão, bicampeão da etapa.
O espanhol chegou a liderar o duelo com 5.67 e 4.27, mas viu Leandrinho levar o público ao delírio depois de agredir uma esquerda com seus famosos coices de backside, arrancando 9.60 dos juízes.

Precisando de 9.56, Aritz ainda tentou dar o troco na última onda com uma forte rasgada de uma paulada vertical na junção, mas obteve apenas 6.90.

"Quero agradecer a Deus, minha família, minha namorada, meus amigos e todos que estão na praia. A energia positiva deles é muito importante, glória a Deus", comemora Leandrinho.

O carioca falou também sobre a revanche contra Aritz. "Eu procurei não lembrar disso, mas não teve como. Fiquei um pouco nervoso no início, apesar de estar surfando bem. O nervosismo tomou conta de mim, mas procurei respirar e ficar calmo, já que era uma bateria de 35 minutos. Achei uma onda muito boa, abençoada, lisa, que deu pra mostrar tudo o que eu sei e buscar o melhor resultado da minha carreira", continua o atleta, que embolsou US$ 20 mil e somou 3000 pontos no ranking.

Na última segunda-feira, Leandro havia saído bastante chateado do Arpoador, depois de uma bateria tensa contra Simão Romão na semifinal do Estadual Pro.

Os dois surfaram espremidos na laje do Arpex e se chocaram na água diversas vezes, causando muita polêmica na prova.

Leandrinho se deu mal numa disputa de onda no último minuto e perdeu para Simão na semi, deixando de assumir a liderança do ranking estadual.

"Foi difícil de engolir, mas procurei esquecer e ficar com a cabeça boa para disputar o WQS. O Simão é um moleque que conhece essa onda mais do que ninguém, pois cresceu e aprendeu a surfar aqui. Vi suas vitórias nos outros anos e isso me deu muita motivação. Treinei muito aqui, saía sempre do Recreio às 5 da manhã pra pegar onda, então acho que o esforço foi recompensado", desabafa Leandro.

"Quero dedicar esta vitória à minha avó materna América, pois na minha última vitória eu dediquei o título à minha avó paterna, que já faleceu, e ela (América) ficava brincando comigo, perguntando se eu esperaria ela morrer para dedicar uma vitória a ela. Isso pra ela, para a minha avó América", dedica o campeão.

Para Aritz, o resultado foi muito bom. “Foi um ótimo campeonato pra mim, mesmo não ganhando como eu queria”, disse Aritz Aranburu.

“Acho que o Leandro foi o melhor surfista durante toda a semana aqui, ele realmente mostrou as habilidades de um local do pico, surfou muito bem e mereceu a vitória. Ele pegou uma esquerda muito boa, não aliviou as manobras e eu já sabia que ia sair um high-score (nota alta) para ele. Lá em Fernando de Noronha consegui ganhar dele, aqui ele me venceu, então estamos empatados agora”.

Nas semifinais, Aritz passou pelo jovem pernambucano Luel Felipe, 19, enquanto Leandrinho superou o japonês Masatoshi Ohno.

Luel Felipe descola brilhante terceiro lugar no Arpex. Foto: Aleko Stergiou.

Luel foi umas das revelações da etapa e teve uma boa chance de ir à decisão, mas vacilou ao utilizar a prioridade das ondas e foi eliminado pelo placar de 10.40 a 8.36 pontos.

"Eu estava desesperado para pegar uma onda e perdi a prioridade nos últimos segundos ao tentar entrar numa esquerda, mas infelizmente não consegui entrar e aí veio uma boa depois, mas aí a prioridade tinha passado para o Aritz", lamenta Luel.

"Mas estou amarradão com o resultado, estava precisando muito disso. Estou cursando Publicidade e Propaganda, agora estou no segundo semestre, e no começo do curso eu pensei em abandonar a carreira, estava muito desanimado", revela o atleta.

"Depois eu conquistei um vice-campeonato no Nordestino Pro em Várzea do Una (PE) e aí a empolgação voltou. Estou também na briga pelo prêmio de maior onda surfada no Brasil, com uma bomba surfada em Noronha, agora só falta um patrocínio", finaliza o pernambucano de 19 anos.

Já no duelo entre Masatoshi e Leandro Bastos, o japonês começou bem com 5.67, mas o brasileiro passou a espancar as esquerdas do Arpex com fortes rasgadas, batidas e floaters de backside, somando 6.67 e 6.93 nas duas melhores ondas.

"Infelizmente eu não consegui surfar as mesmas ondas que vinha pegando nas outras baterias. Queria muito disputar o título, mas não deu. Parabéns para o Leandro, ele surfa muito bem e acerta umas batidas muito verticais, sempre no crítico", diz Masatoshi.

Forte candidato ao título, o local Simão Romão caiu nas quartas-de-final e frustrou a grande torcida que compareceu ao Arpoador neste domingo.

Simão abriu a bateria com 5.67 e não conseguiu surfar uma segunda onda de qualidade. Mesmo sem arriscar muito, o espanhol Aritz Aranburu levou a melhor ao obter 5.73 e 4.43, deixando Simão a apenas 4.50 da vitória.

Resultado do Oakley Rio Pro International 2010
1 Leandro Bastos (Bra)
2 Aritz Aranburu (Esp)
3 Luel Felipe (Bra)
3 Masatoshi Ohno (Jap)
5 Tomas Hermes (Bra)
5 Leo Neves (Bra)
5 Jano Belo (Bra)
5 Simão Romão (Bra)
9 Robson Santos (Bra)
9 Charlie Brown (Bra)
9 Messias Félix (Bra)
9 André Silva (Bra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário