quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Billabong ISA Games - Brasileiros avançam no Peru.

Autor: SurfPE - Por: Redação Waves - 21/10/10 - 20:57 - link fonte:


Filipe Toledo também conquista vaga em Punta Hermosa. Foto: Gabriel Macedo.

As disputas do Billabong ISA World Surfing Games 2010 começaram na última quarta-feira (20/10) em Punta Hermosa, Lima, Peru.

Dois palanques, um montado no pico de Señoritas e outro em Caballeros, permitem a realização de duas baterias ao mesmo tempo.

Em ondas de até 2 metros, alguns brasileiros já começam a destacar-se no Peru. Entre os seis que estrearam, apenas dois acabaram derrotados e agora encaram a repescagem.
O potiguar Alan Jhones, o paulista Filipe Toledo e o paranaense Peterson Crisanto foram os destaques do país entre os homens.

Peterson Crisanto avança bateria em primeiro na estreia do Billabong ISA Games 2010. Foto: ISA / Marotta.

Petersinho, o primeiro a entrar na água, somou 9.50 pontos para derrotar o porto-riquenho Alejandro Moreda (8.57), o português Edgar Nozes (8.26) e o dominicano Junior Gomez Diaz (4.53).

Alan Jhones também mandou bem e obteve uma das maiores notas individuais do primeiro dia, 8.67, para avançar em sua bateria.

"Ele surfou muito nas condições nada agradáveis de Caballeros. Sua última onda foi aplaudida por todos", conta Gabriel Macedo, um dos técnicos da equipe brasileira.

"Alan surfou dentro do critério e com uma velocidade e variação nas manobras modernas", diz Macedo.

"Outro que competiu muito bem, mesmo não achando as melhores da série, foi Filipe Toledo, que arriscou manobras modernas e conseguiu suas pontuações em duas ondas sem grande potencial", relata o técnico.

Macedo ainda ressalta que a diferença de qualidade das esquerdas de Señoritas para as direitas de Caballeros é muito grande. "Enquanto em Señoritas as esquerdas entram com um bom tamanho e alinhadas em cima da bancada, em Caballeros as direitas são uma verdadeira loteria", comenta.

A baixa do dia na categoria Masculino foi a derrota do cearense Gutemberg Silva, que acabou em terceiro em sua bateria e agora espera a definição dos adversários na repescagem do Billabong ISA Games.

Já entre as mulheres, a cearense Silvana Lima venceu a disputa que também classificou a portuguesa Carina Duarte.

A porto-riquenha Cindhia Melendez e a israelense Tal Saporta acabaram eliminadas nesta bateria e agora disputam a repescagem. Mesma situação de Estefany Freitas que, prejudicada por um atraso no voo, chegou em cima da hora e não conseguiu encontrar boas ondas.

Entre os países, destaque para o anfitrião Peru, além de Costa Rica, Nova Zelândia, Porto Rico e Venezuela. Todos com um bom desempenho no dia de abertura.

Mas, com um aproveitamento de 100%, os australianos foram os melhores do dia e demonstram força para tentar o pentacampeonato por equipes do ISA Games.

Ainda faltam estrear pelo Brasil os longboarders Rodrigo Sphaier e Jefson Silva.

O evento é transmitido ao vivo pelo site Billabong ISA Games.


Nenhum comentário:

Postar um comentário