segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Filipe Toledo desbanca os queridinhos e vence o Pro Júnior US OPEN 2011.

por Surfguru.com.br/Guga Loureiro.

O US OPEN na Califórnia sempre é o evento com o maior público do mundo do surffoto: ASP.


HUNTINGTON BEACH, California / EUA (Sábado, 6 de Agosto de 2011)-Filipe Toledo (São Paulo,BRA),16, e Lakey Peterson (Santa Barbara,CA),16, venceram a categoria Pro Junior do Nike US Open de Surf (4 estrelas da ASP) em ondas com boas condições de 2 à 4 pés (1 metro) no Pier de Huntington Beach contra alguns dos melhores surfistas do mundo com menos de 21 anos de idade.

Complementando o Pro Junior , foram decididas as quartas de final do ASP PRIME masculino e as semi-finais do último evento do circuito feminino da ASP (Título mundial).

Felipe Toledo, campeão do PRO JUNIOR do US OPEN 2011, é do Brasilfoto: ASP.

Ninguém conseguiu parar Toledo na valinha do fundo de areia , ele derrotou os prodígios Kolohe Andino (San Clemente,CA),17, e John John Florence,HI),17 e também Conner Coffin(Santa Barbara ,CA),16, na Final ele mandou vários aéreos rodando (air reverses) para somar 15.17 pontos de um total de 20 pontos possíveis.

"Eu nem acredito", Toledo disse. "agradeço a todos meus irmãos brasileiros e ao meu novo patrocinador (Nike) e minha família no Brasil. A onda aqui em Huntington e um fundo de areia (beachbreak), bem parecido com as ondas do Brasil e eu acho que surfo bem nessas ondas , é simplesmente inacreditável ganhar esse evento".

Essa vitória espetacular da "zebra brasileira" ,já que ele não era considerado favorito, fez ele aparecer no cenário internacional juntamente com outros jovens brasileiros que estão extrapolando os limites do surfe em alta performance , Toledo planeja retornar ao Brasil e se estabelecer no ranking mundial da ASP.

"Eu sinto que essa vitória põe meu nome ao lado de outros amigos brasileiros como Alejo Muniz,Miguel Pupo e Jessé Mendes," disse Toledo.

"Eu vou voltar pro Brasil correr os campeonatos da ASP e tenho esperança que vou me dar bem".

Na final do PRO Junior feminino , Lakey Peterson conseguiu uma virada sensacional sobre a havaiana Malia Manuel ,que ja venceu esse evento em edições anteriores, ela abriu sua conta com uma onda forte e quebrou duas direitas que lhe renderam as notas 8.50 e 7.27 para solidificar sua vitória.

A revelação californiana venceu Manuel , e as estrela da elite mundial a australiana Laura Enever,19, e a havaiana Coco Ho,18,para chegar no topo do pódium.

" É incrível ganhar este evento,"disse Peterson "eu estava olhando o troféu antes de entrar na bateria e eu realmente queria levantar ele.

A Nike vem realizando um ótimo trabalho e eu queria agradecer por eles terem feito esse evento.Tem sido um dia sensacional. A final foi bem divertida estávamos dando gargalhadas e contando piadas dentro d'água."

Peterson que entrou como convidada para o evento da elite ,continuou destruindo no evento do ranking principal da elite feminina ,ela venceu a australiana Lura Enever,19, nas quartas-de-final e vai enfrentar a atual campeã ,a havaiana Crissas Moore,18, nas semi-finais.

Filipe Toledo voando para ser campeão do Pro Júnior US OPEN 2011foto: NIKE 6.0.

"Eu,na real, estou tremendo pra caramba agora"disse ela depois de vencer a quarta-de-final "estou bem motivada. No 6 estrelas ano passado cheguei nas semis, mas esse ano , é um evento que vale para o ranking mundial principal. Vou surfar contra Carissa(Moore) na semi-final. Ela é uma grande amiga, e nao vejo a hora de encara-la,ela sempre me força a ter que surfar o melhor que posso".

Carisssa Moore, vencedora ano passado do ASP 6 estrelas Hurley US Open,ganhou a quarta-de-final virandao a bateria contra a favorita local Cortney Conlogue(Santa Ana,CA) , com a maior nota do dia 8.93 fazendo o maior total do dia 16.53 (de possíveis 20 pontos), com um surfe seguro e polido de front-side.

" Eu estava encurralada" disse Moore . "eu terminei bem distante de Cortney dentro d'água eu fui pra outra vala na esperança de encontrar algumas ondas. No começo Cortney se deu bem ,quebrando uma esquerda, eu pensei que ia perder,já etava me desesperando, mas por sorte vieram umas ondas."

Kolohe Andino , que terminou em segundo na PRO Junior , batalhou contra o havaiano John John Florence ,no Round de 12 e achou um tubo limpo antes de dar um aéreo rodando(air-reverse) na junção na sua segunda onda e consegui o maior somatório do dia e avançou para as quartas do masculino.

" as condições estao divertidas para dar aéreos e surfe de alta performance e estou amarradão de passar",disse Andino " eu curti bastante ,depois que eu tirei o 8.5 eu sabia que tinha que tirar um 7.5 para botar John John em combinação. Eu realmente queriar botar ele em combinação ter uma melhor chance de ganhar a bateria."

O jovem talento enfrenta agora seu ídolo Dane Reynolds (Ventura,CA),26, nas quartas-de-final e está motivado para enfretar o mago do surf progressivo no próximo confronto.

"Ontem ,na bateria contra Dane,eu deixei escapar por entre os dedos, eu precisava de de 7.5 e não consegui a segunda onda depois de tirar um 9.0," disse Andino. "Dane (Reynolds) é um dos meus surfistas favoritos e vai ser uma bateria divertida porque eu sou suposto a perder então eu vou botar pra quebrar".

Yadin Nicol(AUS),26,manteve viva sua campanha de qualificação no corte do meio do ano dos top 34 da elite da ASP, quando ele se deu bem em cima do perigoso brasileiro Thiago Camarão,23,numa bateria disputada no Round de 12.

" Estou bem feliz," Nicol disse "esse é um grande evento pra mim e uma grande oportunidade, estou bastante motivado.Thiago é um ótimo surfista e estou feliz de chegar nas Quarats-de-final."

Os vencedores do Nike US Open de surfe vão ser coroados neste domingo à tarde.

Assista AO VIVO no site: www.usopenofsurfing.com

O Nike US Open de Surfe é umgrande festival de esportes de ação que também incluem Skate,BMX,Artes,Música e Moda .

Todos os shows são gratuitos ao público.

Nike US Open of Surfing Round dos 12 Resultados:
Heat 1: Tanner Gudauskas (USA) 12.00 def. Richard Christie (NZL) 9.26
Heat 2: Taj Burrow (AUS) 11.10 def. Evan Geiselman (USA) 10.90
Heat 3: Kolohe Andino (USA) 16.10 def. John John Florence (HAW) 12.17
Heat 4: Yadin Nicol (AUS) 11.60 def. Thiago Camarao (BRA) 8.87

Women’s Nike US Open of Surfing Quarterfinals Results:
QF 1: Lakey Peterson (USA) 13.80 def. Laura Enever (AUS) 10.24
QF 2: Carissa Moore (HAW) 16.53 def. Rebecca Woods (AUS) 8.17
QF 3: Sally Fitzgibbons (AUS) 10.83 def. Rebecca Woods (AUS) 8.17
QF 4: Coco Ho (HAW) 11.20 def. Stephanie Gilmore (AUS) 10.37

Nike US Open of Surfing Pro Junior Men’s Final Result:
1 – Filipe Toledo (BRA) 15.17
2 – Kolohe Andino (USA) 13.96
3 – John John Florence (HAW) 13.47
4 – Conner Coffin (USA) 11.44

Nike US Open Pro Junior Men’s Semifinals Results:
SF 1: Conner Coffin (USA) 16.23, Filipe Toledo (BRA) 14.46, Tanner Hendrickson (HAW) 13.44, Keanu Asing (HAW) 11.57
SF 2: John John Florence (HAW) 16.10, Kolohe Andino (USA) 14.16, Dylan Goodale (HAW) 12.13, Colin Moran (USA) 7.70

Nike US Open Pro Junior Women’s Final Result:
1 – Lakey Peterson (USA) 16.07
2 – Malia Manuel (HAW) 12.67
3 – Laura Enever (AUS) 12.36
4 – Coco Ho (HAW) 3.66

Nenhum comentário:

Postar um comentário