segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nike US Open - Slater volta ao topo.

Por Ader Oliveira em 08/08/11 - 18:55 - link fonte:

Kelly Slater voa na Califa para faturar o Nike US Open 2011 em Huntington Beach. Foto: © ASP / Rowland.

O norte-americano Kelly Slater está de volta ao topo do pódio em Huntington Beach, Califórnia (EUA). Neste domingo, o atleta da Flórida fechou com chave de ouro sua impecável campanha no Nike US Open e colocou novamente a mão na taça depois de cinco anos sem vitórias no píer.

Na final, ele detonou o australiano Yadin Nicol, que está cada vez mais perto da elite mundial. Slater começou com um aéreo rodando de frontside que rendeu 8.50 pontos e colocou pressão em Nicol.

Em seguida, o dez vezes campeão mundial mandou 7.77 para disparar na liderança e deixar o australiano precisando de combinação.

Nicol esperou demais pelas séries no outside e não conseguiu reagir. Pela vitória, Slater fatura um cheque de US$ 100 mil, enquanto Nicol embolsa US$ 20 mil pelo vice. O norte-americano saiu da água ovacionado pela multidão em Huntington.

"Eu acho que Yadin queria que eu vencesse porque ele não pegou nenhuma onda", brincou Kelly. "Eu estava frustrado por ele porque estava sentado lá fora esperando pelas maiores séries e elas estavam fechando. Ele estava muito afastado das menores e eu peguei todas. Eu acho que aconteceu de eu pegar o 8.50 para começar e ele tentou manter a paciência. Se ele pegasse uma boa, ele daria uma grande uma virada, mas ela não veio", diz Slater.

Sempre sorridente, Yadin celebrou o grande resultado no Nike US Open. "Kelly começou forte com o 8.5 e eu pensei que teria de esperar por uma boa onda e acho que esperei demais", admite Nicol. "No começo desta semana, eu não teria pensado que estaria numa final contra Kelly. Eu amei isso. Às vezes as coisas dão certo e você faz a final. Estou amarrarão, estou na lua", comemora o aussie.

A primeira semifinal pegou fogo do início ao fim. Embalado por uma vitória acirrada contra o australiano Taj Burrow nas quartas (15.50 a 15.27), Slater levou a galera ao delírio na batalha contra o havaiano Dusty Payne.

Logo na primeira onda, os dois partiram pra cima de uma direita e Dusty chegou a cobrar aos juízes uma interferência de bloqueio do norte-americano.

No decorrer da disputa, Slater acertou um belo aéreo rodando de frontside e começou na frente com 8.17. O havaiano respondeu com uma direita e uma porrada de backside chutando a rabeta que renderam 6.83 e 8.07, respectivamente.

Mas Kelly não estava para brincadeiras e deu o troco de forma sensacional. Pegou uma esquerda em direção ao píer e mandou um aéreo rodando impressionante, girando toda a prancha no ar.

Como teve certa dificuldade para completar a manobra na espuma, os juízes avaliaram em 9.77. "Dusty tinha a prioridade e pegou umas duas esquerdas que o enganaram. Ele provavelmente estava pensando que aquela esquerda iria proporcionar as mesmas coisas que as outras que ele pegou", diz Slater. "Apenas fui andando na parede e tentei rodar o máximo que pude com a prancha presa aos meus pés", revela Slater.

Yadin Nicol dá importante passo rumo ao World Tour. Foto: Divulgação Hurley.

No segundo confronto, o australiano Yadin Nicol parou o jovem ídolo local Kolohe Andino por 13.44 a 12.87 pontos.

Muito próximo da elite mundial, Yadin surfou à vontade e frustrou o público ao impedir a final que os americanos tanto queriam ver, entre Slater e Kolohe.

O melhor brasileiro na prova foi o paulista Thiago Camarão, nono colocado. Depois de roubar a cena com uma vitória sobre Brett Simpson, bicampeão da prova, e derrubar o top da elite mundial Jeremy Flores, Camarão caiu diante de Yadin Nicol na repescagem.

Ader Oliveira viajou para o Nike US Open a convite da Hurley Brasil.

Resultado do Nike US Open 2011

1 Kelly Slater (EUA)
2 Yadin Nicol (Aus)
3 Dusty Payne (Haw)
3 Kolohe Andino (EUA)
5 Taj Burrow (Aus)
5 Dane Reynolds (EUA)
5 Tanner Gudauskas (EUA)
5 Royden Bryson (Afr)
9 Thiago Camarão (Bra)
13 Jessé Mendes (Bra)
13 Miguel Pupo (Bra)
13 Jadson André (Bra)
13 Hizunomê Bettero (Bra)
25 Adriano de Souza (Bra)
25 Wiggolly Dantas (Bra)
37 Junior Faria (Bra)
37 Alejo Muniz (Bra)
37 Jano Belo (Bra)
37 Pedro Henrique (Bra)
49 Leo Neves (Bra)
49 Bernardo Pigmeu (Bra)
73 Caio Ibelli (Bra)
73 Raoni Monteiro (Bra)
73 Heitor Alves (Bra)
73 Willian Cardoso (Bra)
73 Ricardo dos Santos (Bra)
99 Tomas Hermes (Bra)
99 Filipe Toledo (Bra)
101 Messias Félix (Bra)
109 Yuri Sodré (Bra)
117 Jerônimo Vargas (Bra)
117 Jean da Silva (Bra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário