sábado, 5 de junho de 2010

"a ÓtIcA dE uM sHaPeR" - ENTREVISTA, GUALTOM REMO O PAI DA TURBO XG

Autor: SurfPE - por: Ruclecio Lucena ( Correspondente de novas Tecnologias) - 05/06/10 - 10:09.

Gualtom e o atleta Osvaldo Cajá - foto: Arq-pessoal.


Gualtom, surfista há 35 anos, mora em Porto de Galinhas, surfa com freqüência na vala do Borete, segundo o mesmo foi um dos primeiros a surfar na praia Francês-AL.

Teve a brilhante idéia de criar a TURBO XG uma invenção que em minha opinião é muito funcional por usar uma teoria da física que consiste em comprimir fluidos, está teoria é usada entre tantos nas turbinas de aviãos, neste caso com ajuda motora, segundo Ricardo Marroquim o shaper que desenvolve junto com Gualtom a aplicação nas pranchas, diz que a TURBO XG está chegando a um nível alto de funcionabilidade, mencionou o excelente desempenho de Haley Batista em um dia de competição no circuito brasileiro proficional em São Paulo, “Haley obteve a maior nota do dia com uma TURBO XG”. Será este um alerta do que vem por ai.

Osvaldo Cajá, testando o novo brinquedinho - foto: Eduardo Batata.

R.L. - Como surgiu à idéia de utilizar a teoria da compressão de fluidos nas pranchas?

G.R. - Surgiu há muitos anos, pois sempre vi que a energia da água que passa por baixo da prancha não estava sendo bem aproveitada. Então, com o surgimento do jet-sky isso ficou mais evidente para mim. Passei a pensar em um sistema de turbinas (já tenho o projeto, mas, ainda,não posso divulgá-lo). Como vi que iria ficar dispendicioso decidi fazer um teste com algo mais simples para confirmar a eficácia da idéia. Foi quando surgiu o modelo atual.


TURBO XG - foto: Arq-pessoal.

R.L.- Qual a perspectiva para um surfista que usará a turbo no dia-a-dia, e há alguma condição ideal para ela?

G.R. - Para o surfista que passe a utilizar o sistema ele pode esperar obter um maior empuxo no "drop" da onda, maior projeção nas manobras, melhor estabilização da prancha, como também, um atrito mais suave com a superfície da onda. Existem três modelos de turbo (raso, mediano e profundo) para serem utilizados de acordo com o tipo da onda. Porém, atualmente, estou testando uma colocação de quilhas que está sendo favorável para uma aplicação geral.

TURBO XG - foto: Arq-pessoal.

R.L.- O que você diria sobre sua invenção em termos funcional?

G.R. - Acho que vai abrir um novo caminho para o surf, assim, como ocorreu com o sistema de três quilhas.

R.L. - Qual a pergunta que não foi feita, mas é imprescindível nesta?

Por Gualtom: Que apoio, no início, recebi das pessoas e entidades contatadas?

G.R. - Propriamente, nenhum. fui até motivo de "chacotas" (principalmente por parte da maioria dos surfistas pernambucanos).

Para divulgar o projeto busquei apoio da Prefeitura de Ipojuca, pois foi onde surgiu o invento, e até o momento não recebi nada de incentivo.

De onde obtive incentivo moral foi do pessoal do surf de Florianópolis (esses têem me apoiado, e muito), de Luizinho (pai de Halley), Alan Donato, Marroca e sua equipe, Fernando "TECCEL", também de amigos que não são do meio do surf, e ultimamente de Halley Baptista.

Não esquecendo é claro da minha galera das "antigas" de surf.

Parte dos ganhos, que espero obter com a patente, será destinado ao meu projeto social "LUCILA MARIA".


Um comentário:

  1. Excelente idéia! É sempre assim, primeiro as pessoas de fora dão valor, e só com o reconhecimento, é q as pessoas do local passam a dar o devido valor! Infelizmente temos esta cultura de duvidar antes de se informar! Parabéns pela idéia!

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