quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Rip Curl Grom Search - Nova geração duela em Itaúna (RJ).

Considerada uma das melhores ondas do Rio de Janeiro, Itaúna recebe a abertura do Rip Curl Grom Search. Foto: Aleko Stergiou.
Não foi por acaso que Saquarema (RJ) foi escolhida para sediar, nos dias 20 e 21 de fevereiro, a etapa de abertura do Rip Curl Grom Search 2010.

Foi principalmente porque a praia de Itaúna, local da disputa, é considerada o "Maracanã do Surf" por apresentar uma das melhores ondas do Brasil para a prática da modalidade.

"Itaúna, por sua história e pelo que representa para o surf nacional, vai de encontro aos valores do Rip Curl Grom Search que, mais do que um campeonato, é um evento que promove o verdadeiro espírito do surf. Ou seja, a confraternização e a amizade entre os atletas", afirma Fernando Gonzalez, marketing da Rip Curl.

O Rip Curl Grom Search chega a sua décima primeira edição consecutiva e é aberto para surfistas das categorias Mirim e Feminino (sub-16), Iniciante (sub-14) e Grommets (sub-12).

O evento é promovido no Brasil pela Rip Curl desde o ano 2000 e já contou com a participação de mais de 3.500 competidores, muitos brilhando hoje no cenário do surf mundial, como o paulista Adriano de Souza, integrante do World Tour da Association of Surfing Professionals (ASP), e a paranaense Bruna Schmitz, que disputa pelo segundo ano o World Tour Feminino.

Saquarema Saqua, como carinhosamente é chamada pelos nativos, é reduto de belezas naturais que encantam qualquer visitante.

Cravada no litoral do Rio de Janeiro, há 100 km da capital, possui belas praias, entre elas a da Vila, a de Jaconé e a mais famosa: a de Itaúna, local de disputa da primeira etapa do Rip Curl Grom Search.

Conhecida como a "Capital Brasileira do Surf", o litoral Saquarema é marcado por condições favoráveis para a prática do esporte. Ondas fortes e perfeitas, vento e correntes se mesclam para oferecer agradáveis sensações, tanto para profissionais quanto para amadores.

A cidade originou-se a partir da construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora de Nazareth, fruto do trabalho dos jesuítas da Ordem do Carmo. Ela foi erguida em 1534, no mesmo local onde hoje se situa um de seus monumentos mais importantes, a igreja consagrada à mesma padroeira.

Saquarema é uma das cidades fluminenses mais antigas, tendo sido povoada inicialmente por índios e, posteriormente, pelos portugueses e religiosos. Em 1630, a pequena estátua da santa foi encontrada por pescadores locais, de forma semelhante à imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Desde sua aparição, milagres lhe foram atribuídos, o que contribuiu para ocorrer, anualmente, a tradicional festa dedicada à santa.

Em 1837 foi construída a atual Igreja, no alto de um rochedo, dividindo as praias da Vila e da Barra Nova. A festa religiosa em homenagem à padroeira ocorre nos dias 6, 7 e 8 de setembro, atraindo milhares de fiéis.

Saqua não é conhecida somente por sua história de fé. Anualmente, campeonatos nacionais e internacionais de surf atraem milhares de turistas.

Os primeiros torneios nacionais realizados em suas ondas foram os Festivais Brasileiros, entre 1975 e 1978, com destaque para nomes que fizeram história no esporte, tais como Kadinho, Daniel Friedman, Paulo Proença, Otávio Pacheco, Rico Souza e Cauli Rodrigues.

As praias do município, que no ano passado recebeu uma etapa da divisão de acesso do Circuito Mundial, vencida pelo catarinense Neco Padaratz, é celeiro de grandes expoentes, entre eles Raoni Monteiro, que durante anos integrou o seleto grupo de atletas que fizeram parte do extinto World Championship Tour (WCT) e hoje chamado de ASP World Tour.

Apesar das praias serem o principal atrativo turístico, outros monumentos naturais também despertam a atenção dos visitantes, como lagoas, serras, cachoeiras e o Morro da Cruz, onde há uma rampa de vôo livre, para alegria dos amantes da asa-delta e do parapente.

Outras peculiaridades da cidade são o "Templo do Rock", museu e residência de um dos ícones do rock brasileiro, Serguei, e o sítio arqueológico Sambaqui da Beirada, onde estão reunidos artefatos datados de aproximadamente 4.500 anos

Para chegar até lá é fácil. Saindo do Rio de Janeiro, é só seguir pela ponte Rio-Niterói e, em seguida, pegar a rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) até Bacaxá. Depois, entre a direita na RJ-128. Já para quem sai de São Paulo, siga pela BR-116, RJ-106 ou ainda pela RJ-124.

A inscrição pode ser feita até as 17 horas do dia 19 de fevereiro na sede regional da Feserj (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro), localizada à rua Rui Carneiro, 8, Macumba, Rio de Janeiro (RJ).

Todas as etapas são transmitidas ao vivo pelo site da Rip Curl. Para obter mais informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone (0xx21) 2490-0754.

O Rip Curl Grom Search 2010 é uma realização da Rip Curl. Patrocínio: lojas Overboard e 900 Graus. Apoio: Jandaia, Study Way, Grupo Skygraf do Brasil, Movie Action, Prefeitura Municipal do Guarujá, Prefeitura Municipal de Saquarema. Cobertura: Fluir e Waves.Terra. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Federação Paulista de Surf com suporte da Associação de Surf de Saquarema e Associação de Surf de Guarujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário