quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Desafio Abubakir de ondas grandes.

Por: Miguel Brusel - 01/10/09 - 11:30 - Fonte: CameraSurf.com.br



Cartaz da Competição - foto: Reprodução

Ondas grandes devem mudar a história da Bahia no sábado um swell de sul se aproxima da costa baiana e deve ter ponto forte no sábado (3), com vento soprando de Sul Sudeste, com uma intensidade de fraca para moderada, gerando condições ideais para o 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes.

Um bom Swell vindo do Sul se aproxima da costa baiana e deve ter o seu ponto mais forte no sábado (3), dia em que o vento sopra de Sul Sudeste, com uma intensidade de fraca para moderada.

Acreditando que estas condições vão gerar ondas com mais de 4 metros de face na bancada do Farol de Itapuã, a organização do 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes emitiu o alerta para a realização da competição no sábado.

A onda quebra em frente ao Farol de Itapuã, gerando uma esquerda grande, pesada, tubular e muitas vezes perfeita para a prática do surf. Só que este paraíso tem um preço. Além de ter um quebra coco animal no final da onda, a praia tem pedras em toda a sua extensão, com apenas um local para sair do mar, sem ter que escalar um paredão, passando por cima dos ouriços e dos corais.

A janela de espera pelas condições ideais para a realização do evento está aberta desde o dia 1 de julho e a organização está confiante em realizar o evento no sábado. O Swell está sendo monitorado em todo país.

A organização de um evento de onda grande em São Paulo já deu o alerta para a quinta feira. Na sexta à tarde, as ondas já devem estar chegando à Bahia, acredita Maurício Abubakir, um dos organizadores do evento.

Depois do sucesso da primeira edição, o Desafio Abubakir de Ondas Grandes ganhou força e promete escrever mais um emocionante capítulo na história do big surf da Bahia e do Brasil. O Danilo Couto está em São Paulo, mas já confirmou presença e me pediu para reservar vaga para Garret Macnamara e mais dois havaianos, revela Rodrigo Barreto, o outro organizador do evento.

Também já confirmaram presença Heloy Júnior e Adriano de Jesus, que foram os vencedores da primeira edição, e mais Rodrigo Resende, Armando Daltro, Bruno Pitanga e Wilson Nora. Além de atletas de outros Estados e dos principais atletas locais, o Desafio Abubakir de Ondas Grandes é o único evento que pode reunir dentro da água, as quatro últimas gerações do surf baiano. Serão 32 atletas, divididos em oito baterias com quatro competidores.

Todos disputarão duas baterias de 30 minutos em horários diferentes de maré, entrando para o somatório apenas as duas melhores ondas do dia.

O mesmo critério dos tradicionais eventos de ondas grandes do mundo. A premiação para o campeão será uma passagem para o Chile e para o vice uma passagem para o Peru. Além disto, os cinco primeiros colocados recebem pranchas sobre encomenda além dos tradicionais troféus.
Todos os participantes receberão uma medalha de participação honrosa e a camisa oficial do evento.

O 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes tem o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador através da SECULT-COEL, Rede Outlight, Uranus2, Procorpo Academia, Top Empreendimentos, Paraguaçu Engenharia, Asa, Aldeia do Surf, Trip Surf, Bullys, Teccel, Bahia Fibra, Texiglass, Tessatour.

Tem a supervisão da Federação Baiana de Surf, coordenação técnica de Lapo Coutinho e a realização da Quebra Coco e ExtraSurf.

Lista de inscritos:

Rodrigo Resende
Danilo Couto
Heloy Jr
Armando Daltro
Mauricio Abubakir
Rodrigo Barretto
Cacau Imbassahy
Eloy Lorenzo
Adriano de Jesus
Ricardo Abubakir
Kleber Batinga
Luciano Du Bimba
Heloivaldo Melo
Beto Dias
Roberto Vieira
Jairo Flores
Marlos Viana
Ricardo 'Salada' Neves
Charles Coutinho
Luiz 'Dentinho' Castro
Marco Túlio
Virgílio Sancho
Flávio Maia
Carlos Nolasco
Marcelo Nascimento
Matheus Rocha
Vinicius Cardoso
Tom Almeida
Pedro Imbassahy
Bruno Pitanga
Marcos Monteiro


Um comentário:

  1. marcio menezes oliveira10 de abril de 2010 às 12:53

    muitos inscritos nao tem condicoes de cair no farol se quebrar....puro 171...marketing...quero ver na hora...

    marcio menezes

    ResponderExcluir