quarta-feira, 13 de março de 2013

Quiksilver Pro - Slater vence.


Por Redação Waves - link fonte:
http://waves.terra.com.br/surf/noticia/competicao/world-tour/quiksilver-pro-australia/2013/noticias/slater-e-o-cara/57541

 Kelly Slater tira proveito da prioridade e tira Joel Parkinson do sério. Tudo bem que o ano está apenas no começo, mas desde já esta é a foto do ano. Foto: © ASP / Carey.


O norte-americano Kelly Slater ficou com o título do Quiksilver Pro Gold Coast, etapa de abertura do WCT 2013 encerrada nesta quarta-feira, nas lendárias direitas de Kirra, Austrália.

Em ondas tubulares de até 2 metros, ele derrotou o australiano Joel Parkinson para largar na frente no tour e embolsar US$ 75 mil pela vitória.

Em final emocionante, Parko começou melhor, com 8.67, mas Kelly, que tinha 6.83 na primeira onda, respondeu com 8.73.


Joel Parkinson fica com o vice. Foto: © ASP / Will Hayden-Smith.

O troco de Parko veio pouco tempo depois, com uma nota 7.83 levando o australiano de volta ao primeiro posto.

Enquanto Slater esperava uma onda com potencial para aplicar um novo golpe, Parko tentava ampliar o placar e até chegou perto (7.80). Depois de tanto esperar, o 11 vezes campeão mundial sumiu dentro de um salão e mandou um snap espetacular na saída.

Tudo indicava que a onda seria premiada com nota 10, mas apenas um juiz deu nota máxima e a média ficou em 9.89, o que impediu Joel Parkinson de ficar precisando de uma combinação.

A partir daí, Parko teve muita dificuldade para reagir e demonstrou um certo nervosismo. Nos minutos finais, o australiano tentou a virada com um tubo perfeito, mas a prioridade era de Slater e o 11 vezes campeão mundial não vacilou.


Kelly Slater comemora título do Quiksilver Pro em Kirra, Austrália. Foto: © ASP / Kirstin.

O norte-americano entrou na onda e deixou Parko irritado (o aussie chegou a fazer um gesto obsceno enquanto entubava). A nota 7.73 não fez Slater ampliar o placar, mas impediu que o adversário tentasse retomar a liderança. Precisando de 9.84, Parko ainda teve uma nova chance, mas conseguiu 8.80.

Foi a 12a vez que eles se enfrentaram, e Slater levou a melhor pela sétima vez. Um detalhe: nas últimas oito vezes em que duelaram, Slater perdeu apenas uma bateria para o aussie (na semifinal do Pipe Masters, em 2011).

Muitos tubos Na primeira semi, Joel Parkinson arrancou uma nota 10 unânime dos juízes logo na primeira onda e ficou em ótima situação no duelo com o taitiano Michel Bourez.

Totalmente à vontade nos canudos de Kirra, o local abusou dos tubos e somou 8.17 pouco tempo depois, descartando ainda 6.33 e 7.90.

Bourez esperou pacientemente pelas séries e tentou a reação com dois tubos, mas obteve 8.87 na melhor onda e os juízes avaliaram a segunda delas em apenas 6.93.

Logo depois de ficar em abrir larga vantagem sobre o adversário, Parko optou por sair do mar e trocar a prancha. Confiante, o atleta tinha como objetivo guardar a prancha mágica para a final.

Em seguida, uma batalha épica levou a torcida ao delírio em Kirra. Como sempre, o australiano Mick Fanning e o norte-americano Kelly Slater deram muito trabalho aos juízes.

Slater começou melhor, com 7.67, mas Fanning virou com 8.67 e 8.03. O clima esquentou ainda mais nos 10 minutos finais de bateria.

Fanning veio por dentro da primeira da série e Slater respondeu com um canudo muito profundo na onda de trás.

Apesar de o tubo de Slater ter aparentado ser mais profundo, os juízes acharam que Mick foi melhor e deram 9.93 ao australiano e 9.37 a Slater.

A resposta do 11 vezes campeão mundial foi dura. Faltando pouco menos de cinco minutos, Kelly passeou por dentro de um belo cilindro, saiu limpo, mandou um cutback e acertou uma batida na junção para arrancar 10 pontos e virar a disputa.

Resultado do Quiksilver Pro 2013

1 Kelly Slater (EUA)
2 Joel Parkinson (Aus)
3 Mick Fanning (Aus)
3 Michel Bourez (Tah)
5 Taj Burrow (Aus)
5 Julian Wilson (Aus)
5 Bede Durbidge (Aus)
5 Matt Wilkinson (Aus)
13 Gabriel Medina (Bra)
13 Alejo Muniz (Bra)
17 Filipe Toledo (Bra)
25 Adriano de Souza (Bra)
25 Raoni Monteiro (Bra)
25 Willian Cardoso (Bra)


Confiram vídeo das finais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário