quarta-feira, 27 de março de 2013

Festa havaiana de Dusty Payne e Carissa Moore no pódio em Margaret River


Por: João Carvalho

Pódio masculino no Drug Aware Margaret River Pro 2013 - foto: ASP.

As duas finais foram contra surfistas da Austrália. Na feminina, Moore derrotou a número 1 do WCT 2014, Tyler Wright, para ser a nova vice-líder do ranking. E na masculina, Payne festejou seu primeiro título importante na carreira sobre Josh Kerr. Os quatro finalistas agora já se preparam para o próximo desafio do ASP World Tour, o Rip Curl Pro, cujo prazo começa na quarta-feira e vai até o dia 7 de abril em Bells Beach, na Austrália.

Esta será a segunda prova do WCT masculino e a terceira do feminino, já que o Drug Aware Pro estreou no ASP Womens Tour esse ano. Mudou o ano, mudou a praia, mas o ranking permanece com as quatro melhores do mundo em 2012 brigando pelo título neste início de temporada. Apenas as semifinais ficaram invertidas em relação a primeira etapa na Gold Coast. Como no sábado, as ondas entravam com ótima formação em Surfers Point, porém o grande intervalo entre as séries fez com que poucas fossem surfadas nas baterias.


Pódio Feminino no Drug Aware Margaret River Pro 2013 - foto: ASP

Na decisão do título feminino, elas só conseguiram surfar uma onda boa e a da Carissa Moore recebeu nota 7,67 dos juízes, contra 6,17 da que Tyler Wright pegou nos minutos finais. A havaiana ainda somou o 3,33 da nota anterior para quebrar o jejum de vitórias por 11,00 a 6,94 pontos. A última tinha sido aqui no Brasil, no Billabong Girls Pro Rio, na etapa que marcou o retorno da etapa brasileira do WCT feminino para o Rio de Janeiro em 2011.

Nas semifinais, as meninas também tiveram que ser precisas nas poucas chances que apareciam para surfar em Surfers Point no domingo. A havaiana começou bem com nota 7,5 contra a atual campeã mundial Stephanie Gilmore, que só pegou uma onda regular de 5,73 pontos e por 13,27 a 7,24 foi barrada novamente nas semifinais como na Gold Coast, pelo menos sempre perdendo para a campeã da etapa.

A final do Roxy Pro Gold Coast foi reeditada na segunda semifinal do Drug Aware Margaret River Pro, com Tyler Wright repetindo a vitória sobre Sally Fitzgibbons com o maior placar feminino do último dia, 18,43 a 14,83 pontos. Para isso, saiu marcada com vários cortes nas pernas em sua segunda e última onda na bateria, manobrando forte até parar nas pedras de Surfers Point para conseguir nota 9,5 dos juízes. Na bateria final, cheia de cortes, Tyler só pegou uma onda, mas já estava com o primeiro lugar no WCT 2014 garantido.


Dusty Payne (HAV) no Drug Aware Margaret River Pro 2013 - foto: ASP

DOMÍNIO HAVAIANO – No ano que vem, o Drug Aware Margaret River Pro também passará a ser uma etapa do ASP Tour masculino, com a Austrália abrindo a temporada com três eventos nas três regiões com as melhores ondas do país, Gold Coast, Bells Beach e Margaret River, conhecida pela potência havaiana das séries pesadas de Surfers Point. E Dusty Payne confirmou o domínio havaiano no novo pico do WCT na vitória sobre Josh Kerr. Em 2012, a decisão foi 100% havaiana entre Olamana Eleogram e John John Florence, que não pôde defender o título por causa da contusão sofrida na Gold Coast.

“Eu nunca ganhei nada antes, é muito emocionante!”, disse Dusty Payne. “Esta é a minha primeira vitória importante na carreira e este evento é incrível. Estou muito feliz por isso ter acontecido aqui na Austrália Ocidental, eu amo esse lugar! Eu estava com um bom ritmo no evento, o que nunca acontece, sorte eu acho, nossa, estou muito feliz. Eu me contundi no ano passado e fiquei fora do circuito, só vendo meus amigos surfando e ganhando campeonatos, agora aqui estou eu. E isso é ótimo”.

O havaiano derrotou três australianos no último dia do Drug Aware Pro. A primeira vítima foi Jay Thompson nas quartas de final, depois ganhou um duelo el

Nenhum comentário:

Postar um comentário