quarta-feira, 27 de março de 2013

Brasil estreia nas primeiras baterias do Rip Curl Pro em Bells Beach


Por: João Carvalho.
Bells Beachfoto: Kirstin Scholtz (ASP)

O Brasil estreia logo na primeira bateria tanto do WCT masculino como do feminino. Dois vão participar da disputa pela primeira vaga direta para a terceira fase com o australiano Matt Wilkinson, o paulista Gabriel Medina e o carioca Raoni Monteiro. E a cearense Silvana Lima também abre a competição das meninas com a norte-americana Courtney Conlogue e a australiana Laura Enever.

Esta primeira fase não é eliminatória, com os dois perdedores, ou duas, tendo uma segunda chance de classificação na repescagem. Além da única brasileira na elite do ASP Womens Tour este ano, a outra representante da América do Sul é Sofia Mulanovich. A peruana estreia na quarta bateria do Rip Curl Womens Pro com a neozelandesa Paige Hareb e a havaiana Carissa Moore, campeã da segunda etapa do WCT feminino, o Drug Aware Pro encerrado no domingo em Margaret River.

Para os homens, só teve o Quiksilver Pro Gold Coast e Kelly Slater largou na frente na corrida do título mundial com a vitória sobre o atual campeão Joel Parkinson nos tubos de Kirra Point. O Rip Curl Pro vai até o dia 7 de abril e para eles o terceiro confronto do ano é na etapa brasileira do WCT, o Billabong Rio Pro, de 8 a 19 de maio no Rio de Janeiro. Em Bells Beach será definido quem vai sair da Austrália na ponta do ranking do ASP World Tour 2013.

Os brasileiros não começaram bem a temporada na Gold Coast. Apenas três dos seis participantes conseguiram vencer baterias e só uma cada. O paulista Gabriel Medina e o catarinense Alejo Muniz na rodada inicial e o estreante na elite, Filipe Toledo, na repescagem. Eles perderam na terceira fase e terminaram em 13.o lugar. Em 25.o ficaram o também paulista Adriano de Souza, o carioca Raoni Monteiro e o catarinense Willian Cardoso, que substitui o contundido Miguel Pupo nestas duas primeiras etapas do ano na Austrália.

Willian foi escalado na terceira bateria do Rip Curl Pro, com os australianos Taj Burrow e Kieren Perrow. Como Gabriel Medina e Raoni Monteiro na primeira, na sétima são Adriano de Souza e Alejo Muniz que entram juntos com o português Tiago Pires para disputar apenas uma vaga para a terceira fase. E Filipe Toledo fecha a apresentação dos brasileiros no décimo confronto da primeira fase, contra o taitiano Michel Bourez e o australiano Bede Durbidge.

MELHORES DO ANO – Os melhores do mundo em 2012 encabeçam o primeiro ranking do ano e os recordes do ASP World Tour 2013. No Quiksilver Pro Gold Coast, saíram as três primeiras notas 10 da temporada. Duas delas recebidas pelo atual campeão mundial Joel Parkinson e uma pelo vice Kelly Slater. Parko inaugurou a Galeria Nota 10 em Snapper Rocks e as outras duas ondas perfeitas foram surfadas nos tubos do último dia em Kirra Point.

Na primeira semifinal, Parkinson ganhou sua segunda nota máxima e na segunda Slater repetiu o feito para vencer o duelo dos maiores placares do WCT 2013. Com ela, atingiu 19,37 pontos de 20 possíveis para bater os 18,60 do australiano Mick Fanning. E na grande final, Slater chegou perto dessa marca com os 18,56 pontos da vitória sobre Joel Parkinson na Gold Coast.

No feminino, já aconteceram duas etapas e ninguém superou os 19,13 pontos da estreia da norte-americana Lakey Peterson no Roxy Pro Gold Coast. A maior nota nesta sua primeira bateria no ano foi 9,80, marca só batida pelo 9,87 que a havaiana Coco Ho recebeu na quarta fase da competição no dia seguinte, também nas ondas de Rainbow Bay. E o 9,80 da americana chegou a ser igualado pela australiana Stephanie Gilmore no tubo que surfou nas quartas de final em Kirra Point. Nenhuma menina ultrapassou esses números no Drug Aware Margaret River Pro.

Previsão Bells Beach

Transmissão Ao Vivo

PRIMEIRA FASE DO RIP CURL PRO BELLS – 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:

1.a: Gabriel Medina (BRA), Matt Wilkinson (AUS), Raoni Monteiro (BRA)
2.a: Julian Wilson (AUS), Kai Otton (AUS), Patrick Gudauskas (EUA)
3.a: Taj Burrow (AUS), Kieren Perrow (AUS), Willian Cardoso (BRA)
4.a: Mick Fanning (AUS), Sebastian Zietz (HAV), Oney Anwar (IDN)
5.a: Joel Parkinson (AUS), Brett Simpson (EUA), Jack Perry (AUS)
6.a: Kelly Slater (EUA), Adam Melling (AUS), Jacob Willcox (AUS)
7.a: Adriano de Souza (BRA), Alejo Muniz (BRA), Tiago Pires (PRT)
8.a: Josh Kerr (AUS), Damien Hobgood (EUA), Dusty Payne (HAV)
9.a: Jeremy Flores (FRA), Travis Logie (AFR), Nat Young (EUA)
10: Michel Bourez (TAH), Bede Durbidge (AUS), Filipe Toledo (BRA)
11: Owen Wright (AUS), Adrian Buchan (AUS), Glenn Hall (IRL)
12: Jordy Smith (AFR), C. J. Hobgood (EUA), Kolohe Andino (EUA)

PRIMEIRA FASE DO RIP CURL WOMENS PRO – 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:

1.a: Courtney Conlogue (EUA), Laura Enever (AUS), Silvana Lima (BRA)
2.a: Stephanie Gilmore (AUS), Alana Blanchard (HAV), Sage Erickson (EUA)
3.a: Tyler Wright (AUS), Malia Manuel (HAV), Nikki Van Dijk (AUS)
4.a: Carissa Moore (HAV), Paige Hareb (NZL), Sofia Mulanovich (PER)
5.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Bianca Buitendag (AFR), Rebecca Woods (AUS)
6.a: Coco Ho (HAV), Lakey Peterson (EUA), Pauline Ado (FRA)

ATENÇÃO: as baterias ainda estão sujeitas à alterações até o início do campeonato

Nenhum comentário:

Postar um comentário