segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mahalo Pernambuco Summer Festival - Irmãos Batista fazem a festa em casa.


Por: João Carvalho - link fonte:
http://surfguru.com.br/noticias/noticia.asp?id=6174




Halley Batista (PE) na última etapa do Brasileiro Profissional de Longboard na Praia do Cupefoto: Fabriciano Jr.


Halley e Atalanta Batista vencem a categoria profissional na Praia do Cupe e Phil Rajzman, Geraldo Lemos, Carlos Bahia e Nicole Pacelli, festejam os últimos títulos brasileiros de Longboard no domingo em Ipojuca.

O pernambucano Halley Batista comandou o show dos pranchões no domingo de boas ondas na Praia do Cupe. Ele barrou o novo campeão brasileiro, Phil Rajzman, depois tirou a única nota 10 do Mahalo Pernambuco Summer Festival e na final derrotou Rodrigo Sphaier mandando até aéreo com o pranchão na última final da Associação Brasileira de Longboard (ABL). Halley repetiu o feito da irmã, Atalanta Batista, que já tinha vencido a decisão das meninas para coroar o tricampeonato brasileiro com 100% de aproveitamento, ganhando as três etapas da temporada feminina. No domingo foram definidos mais quatro títulos brasileiros, com Phil Rajzman sendo o campeão profissional, Geraldo Lemos ganhando o Adulto Amador e no Stand Up Wave os melhores do ano foram Carlos Bahia e Nicole Pacelli.

"É só benção de Deus na minha vida", foram as primeiras palavras de Halley Batista, após ser carregado pela família e amigos na Praia do Cupe. "Quero agradecer toda a torcida local e oferecer esta vitória pra minha filha que não tem nem um mês de vida ainda. Deus me abençoou com boas ondas nas baterias, consegui me posicionar bem no mar e aproveitar ao máximo todas as ondas que surfei, para receber as maiores notas do evento. Estou muito feliz por mais uma vitória no pranchão e semana que vem vou me concentrar para tentar ser campeão nordestino na pranchinha".

O maior evento esportivo do Norte e Nordeste do país fechou o Circuito Brasileiro de Longboard na Praia de Cupe, da categoria Master da Confederação Brasileira de Surf (CBS) na Praia de Maracaípe e em Porto de Galinhas teve corrida de jangada, vôlei de praia e futevôlei. No próximo fim de semana, o Mahalo Pernambuco Summer Festival continua com a etapa final do Circuito Nordestino de Surfe Profissional, cujo ranking é liderado por Halley Batista, além de competições de kite surf, futebol de areia, entre outras atrações esportivas pelas praias de Ipojuca, no litoral sul do estado.


Atalanta Batista (PE) na última etapa do Brasileiro Profissional de Longboard na Praia do Cupefoto: Fabriciano Jr.

A irmã de Halley, Atalanta Batista, repetiu a vitória conquistada no ano passado na Praia do Cupe para sacramentar o tricampeonato brasileiro garantido no sábado. Além dela, mais quatro campeões brasileiros venceram o Mahalo Pernambuco Summer Festival, o cearense Geraldo Lemos que confirmou o título na final da categoria Adulto Amador, os paraibanos Tiago Lucas na Junior e Linho Neto na Super Master e a paulista Nicole Pacelli no Stand Up Wave. Tiago e Nicole também fecharam o ano de forma invicta nas suas categorias.

"Que bom que deu certo, mas estava difícil o mar e fiquei pensando que não ia conseguir surfar. Mas, consegui achar duas ondas pra fazer as manobras e estou muito feliz", disse Nicole Pacelli, de apenas 21 anos de idade. Na categoria masculina do Stand Up Wave, o terceiro lugar na final garantiu o título brasileiro para Carlos Bahia, enquanto o também paulista Leco Salazar festejou a vitória na sua única participação nas duas etapas que definiram o ranking 2012 da modalidade praticada com remo e em pé no pranchão.

"Eu já vinha querendo e buscando esse título brasileiro no Stand Up, homologado pela Confederação. Então, agora é só ir lá representar o Brasil com muita fé no Mundial da ISA, em fevereiro no Peru", falou Carlos Bahia, que foi barrado na semifinal do Longboard na melhor apresentação do campeão Halley Batista, quando o pernambucano tirou o único 10 do campeonato e totalizou incríveis 19,33 pontos de 20 possíveis.

Antes, o pernambucano que mora na Praia de Maracaípe, em Ipojuca, tinha derrotado o recém-consagrado campeão brasileiro, Phil Rajzman. O campeão mundial de 2007 já havia garantido o seu primeiro título brasileiro quando o paulista Danilo Rodrigo, que tentava o bicampeonato, foi eliminado pelo saquaremense Rodrigo Sphaier na primeira quarta de final profissional do domingo na Praia do Cupe.


Phil Rajzman (RJ) na última etapa do Brasileiro Profissional de Longboard na Praia do Cupe - foto: Fabriciano Jr.


"Estou amarradão. É o primeiro título brasileiro da minha carreira e quase não encontro palavras para falar o que estou sentindo", disse Phil Rajzman, antes ainda de entrar no mar para enfrentar Halley Batista. "Mas, infelizmente, não é o suficiente para mim hoje, pois tenho minha filha pra sustentar e estou tendo problemas pra pagar as contas, enfim, a falta de patrocínio tem sido muito complicada. Então, agora estou focado pra tentar levar essa premiação de primeiro lugar pra quitar algumas dividas em casa".

Infelizmente para ele, o prêmio máximo do Mahalo Pernambuco Summer Festival ficou para Halley Batista. "Na verdade, espero fechar um patrocínio bom no ano que vem para vir com tudo. Mas, esse foi um dos melhores anos da minha vida em termos profissionais. Principalmente pelo Circuito Brasileiro que foi o mais forte da história, com cinco etapas, então temos que agradecer muito o Geraldo Cavalcanti e a ABL por isso. Quero agradecer também a Deus, a minha família e os amigos que me sempre dão força pra continuar competindo".

Enquanto os pranchões eram a atração na Praia do Cupe, o futevôlei e o vôlei de praia agitavam o centrinho de Porto de Galinhas e na Baía de Maracaípe os surfistas com mais de 35 anos de idade decidiam a última etapa do circuito Master da Confederação Brasileira de Surf, que ainda vai anunciar os campeões brasileiros da temporada. Os potiguares dominaram os pódios do Mahalo Pernambuco Summer Festival com as vitórias de Joca Junior na principal categoria da Master, para competidores de 35 anos ou mais, e de Eduardo Elias na Grand Kahuna, para os que já completaram 50 anos de idade.


Joca Junior (RN) na última etapa do Brasileiro Master em Maracaipe - foto: Fabriciano Jr.

O natalense Joca Junior é o único surfista da história a conseguir os títulos de campeão brasileiro amador (em 1989), profissional (1996) e master (2005). Ele só participou de duas das três etapas do circuito da CBS e na final derrotou o líder e vice-líder do ranking, Saulo Carvalho (PB) e Marcelo Alves (BA), respectivamente, além do cearense Fabio Silva que vinha se destacando nas ondas de Maracaípe.

Já Edu Elias também superou o líder da categoria Grand Kahuna, o catarinense Mickey Hoffmann, que ficou em segundo lugar, bem como os baianos Remilson Domeneck e Jaguará Mendes. Na categoria Kahuna, para atletas de 45 anos ou mais, o cearense Cardoso Junior derrotou três pernambucanos, Claudio Marroquim, Fernando Balaco e Airton Almeida. E na Grand Master, dos surfistas com mais de 40 anos, o carioca Artur Gama festejou a vitória sobre o catarinense Roni Ronaldo, o pernambucano Fernando Santos e o baiano Dalmo Meireles.

Neste domingo, o Mahalo Pernambuco Summer Festival recebeu a ilustre presença do pernambucano Carlos Burle. O bicampeão mundial de ondas grandes está no estado para captar imagens para o seu filme "Gigante pela própria Natureza" e acompanhou o último do Circuito Brasileiro de Longboard em Ipojuca, inclusive subindo ao pódio para entregar prêmios para alguns finalistas na Praia do Cupe.

Resultados e Rankings completos

Nenhum comentário:

Postar um comentário