domingo, 2 de setembro de 2012

ASP Pro Junior - Deivid Silva espanca, Italo e Rosanny são coroados.



Por: João Carvalho - link fonte:
http://waves.terra.com.br/surf/noticia//italo-e-rosanny-coroados/54429?page=1

Deivid Silva espanca as ondas de Jaguaribe para conquistar última vaga. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

O potiguar Italo Ferreira e a venezuelana Rosanny Alvarez são os novos campeões sul-americanos da categoria Pro Junior para surfistas com até 20 anos de idade.

O título masculino foi decidido nas semifinais do Radical Wave apresenta Surf Eco Festival, quando o pernambucano Ian Gouveia derrotou o paulista Luan Carvalho, único que ainda tinha chance de ultrapassar Italo no ranking.

Já o feminino foi conquistado pela venezuelana na bateria final com a argentina Lucia Cosoleto. Ela precisa vencer esta última etapa do ASP South America Pro Junior Series 2012 para superar a paulista Juliana Meneguel e conseguiu o título inédito para a Venezuela.

No sábado também foram definidas as últimas vagas no time sul-americano que vai participar da disputa do título mundial Pro Junior da ASP nas ondas de Keramas, em Bali, de 6 a 17 de outubro na Indonésia.

O potiguar Italo Ferreira, o paulista Luan Carvalho e o catarinense Cauê Wood já tinham confirmado os seus nomes na sexta-feira. E mais dois paulistas garantiram as suas no último dia do Surf Eco Festival na Bahia, Geovane Ferreira e Deivid Silva.

A última vaga foi decidida na grande final entre Deivid Silva e o pernambucano Ian Gouveia. Ela seria de quem ganhasse a bateria e Deivid Silva venceu com um novo e definitivo recorde de 18,23 pontos de 20 possíveis nas ondas do SESC Piatã na praia de Jaguaribe, em Salvador.

"Estou muito feliz. No ano passado também tentei o título aqui, não consegui, mas hoje (sábado) entrei muito focado na final e apostei tudo no meu backside nas direitas para vencer o campeonato", falou Deivid Silva.

"O Ian (Gouveia) começou bem a bateria, largou na frente, mas tive paciência para esperar as ondas certas para fazer minhas manobras. Estou feliz porque passei uma bateria ontem com interferência, foi muito difícil, mas acho que isso me deu um gás maior para conseguir esse resultado hoje aqui na Bahia".

O filho de Fábio Gouveia, maior ídolo do surfe brasileiro em todos os tempos, começou bem com notas 5,5 e 7,5 nas suas primeiras ondas, enquanto Deivid aguardava pelas séries maiores e principalmente pelas direitas que apresentavam melhor formação no sábado de vento maral muito forte na praia de Jaguaribe.

Na primeira que encontrou, Deivid botou pressão nas manobras executadas nos pontos mais críticos da onda para arrancar uma nota 9,5 dos juízes. Depois, fechou a sua participação com uma série de batidas e rasgadas abrindo grandes leques de água em outra direita da série que valeu nota 8,73 e confirmou a vitória por 18,23 a 13,00 pontos.

"Foi muita adrenalina esse dia. Eu queria muito ter a chance de competir de novo em Bali, mas o Ian (Gouveia) também foi passando as baterias e a vaga foi decidida na final", continuou Deivid Silva.

"Era eu ou ele, mas as ondas vieram para mim, eu arrisquei mesmo as manobras mais fortes para conseguir boas notas e elas saíram. Agora é treinar mais e mais e ir bem preparado para a Indonésia para buscar o título mundial lá em Bali".

Apesar de ter ficado de fora do time sul-americano para o Mundial Pro Junior na Indonésia, Ian Gouveia estava feliz pelo resultado: "O vice-campeonato foi bom também. O Deivid (Silva) achou as duas melhores ondas que entraram na bateria e mereceu a vitória. Ele surfou bem o campeonato todo, passou bateria com interferência e tudo, então mereceu a vaga e desejo muita sorte para eles que vão defender o Brasil lá na Indonésia".


Rosanny Alvarez é a primeira venezuelana a conquistar um título internacional na ASP. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

Campeã inédita Na categoria feminina, a venezuelana Rosanny Alvarez precisava vencer o Radical Wave apresenta Surf Eco Festival para tirar o título da paulista Juliana Meneguel. Ela já havia garantido a sua vaga no Mundial Pro Junior quando a carioca Carol Fernandes perdeu a semifinal para a argentina Lucia Cosoleto.

Mas, queria a vitória para se tornar a primeira surfista da Venezuela a conquistar um título importante no cenário internacional e não deu chances para a argentina na última bateria das meninas na capital baiana.??"Estou muito emocionada com tudo isso que aconteceu hoje (sábado) aqui pra mim", disse Rosanny Alvarez.

"As ondas estavam muito difíceis, mas dei o melhor de mim para conseguir vencer as baterias e estou muito feliz pelo título sul-americano. Lá na Venezuela não temos muito apoio para viajar e competir, mas o presidente da Federação Venezuelana de Surf está buscando patrocínio para eu poder representar meu país pela primeira vez no Mundial Pro Junior e acredito que vai dar tudo certo. Só quero agradecer a todos do Brasil que me acolheram muito bem nestas semanas e estou muito contente mesmo por tudo, obrigado".

Título masculino 


Potiguar Italo Ferreira é o novo campeão sul-americano Sub-20. Foto: Fabriciano Jr.

Já o título masculino ficou para o potiguar Italo Ferreira, que neste ano já havia conquistado o troféu de campeão brasileiro Pro Junior também. O surfista de Baía Formosa chorou bastante na sexta-feira quando foi eliminado na terceira fase da competição.

O paulista Luan Carvalho poderia lhe tirar o primeiro lugar se vencesse o Surf Eco Festival, no entanto foi barrado por Ian Gouveia na semifinal e Italo Ferreira levou o caneco de melhor Pro Junior da América do Sul em 2012.

"Foi mais um objetivo alcançado, apesar de ontem (sexta-feira) eu ter vacilado na minha última onda, que acabou me custando a derrota. Mas, a gente aprende a cada dia e estou feliz por que hoje foi confirmado o título", disse Italo Ferreira.

"Quero agradecer a todos que ficaram na torcida por mim, mandando mensagens positivas por e-mail e pelo Facebook dizendo que ia dar tudo certo e foi o que aconteceu. Obrigado a todos e vamos com tudo pra Bali agora tentar o título mundial lá para fechar o ano com chave de ouro".


Equipe sul-americana que vai disputar Mundial em Bali, Indonésia. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

Time sul-americano Com o resultado do Radical Wave apresenta Surf Eco Festival, o time masculino da América do Sul para o Mundial Pro Junior na Indonésia ficou formado pelo potiguar Italo Ferreira, o catarinense Cauê Wood e os paulistas Luan Carvalho, Deivid Silva e Geovane Ferreira, além do paranaense Peterson Crisanto como convidado da ASP South America e o paulista Caio Ibelli por ser o atual campeão mundial Pro Junior.

No feminino, serão a venezuelana Rosanny Alvarez e a paulista Juliana Meneguel.??De todos, quem mais sofreu foi Geovane Ferreira, que foi eliminado na primeira bateria do campeonato na quinta-feira e ficou só aguardando para saber se permaneceria no time.

"Foi muito difícil, difícil mesmo. Eu cheguei aqui na Bahia e já perdi de cara no WQS, aí fiquei meio cismado. No Pro Junior também dancei logo na primeira bateria, mas Deus estava no controle e consegui ainda conquistar minha vaga. Estou felizão e vou tentar fazer o meu melhor lá na Indonésia para representar bem o meu país, o Brasil, lá em Bali".

Resultados do Surf Eco Festival 2012

 

Finalistas da categoria masculina. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.


Masculino

1 Deivid Silva (Bra)
2 Ian Gouveia (Bra)
3 Luan Carvalho (Bra)
3 Cainã Barletta (Bra)

Feminino

1 Rossany Alvarez (Ven)
2 Lucia Cosoleto (Arg)
3 Carol Fernandes (Bra)
3 Barbara Segatto (Bra)



Nenhum comentário:

Postar um comentário