segunda-feira, 20 de maio de 2013

Conferência Global das Ondas 2013 Unifica Grupos de Proteção de Ondas do Mundo.


por: surfrider.org



A conferência de três dias terminou com a assinatura de uma declaração da conferência sobre a proteção das ondas e preservação costeira que marcou a união das organizações de proteção de surf do mundo.

"Durante a última década, o movimento de conservação de surf floresceu, mas, até recentemente, grupos de proteção de surf do mundo têm trabalhado em isolamento", falou o Diretor Ambiental da Surfrider Foundation Dr. Chad Nelsen. "A Conferência de ondas global é projetada para mudar isso e promover o intercâmbio de conhecimento e de programas, compartilhamento de informações e colaboração, com o objetivo maior de estabelecer uma frente unificada para a proteção onda global."

A conferência centrou-se no surf e na conservação costeira no México, com estudos de caso da fronteira EUA-México, Baja California e Barra de la Cruz, no México continental, Surfonomia (valoração econômica do surf), as estratégias proativas e programas inovadores para proteger as ondas, e estudos de caso sobre a ação do solo para a proteção de onda ao redor do mundo.

"A representação da pequena pesca costeira e de aldeias de surf colocam um holofote sobre alguns bons exemplos de proteção de ondas que ocorrem sob o radar, no México, um dos países mais procurados para o turismo de surf no mundo", disse o diretor costeiro e marinho da Wildcoast, Zach Plopper.

"Esses locais oferecem estudos de caso do mundo real em como estabelecer programas de conservação baseados na comunidade que equilibram turismo, surf e proteção costeira de longo prazo."

Alguns dos primeiros resultados da Conferência de ondas global deste ano incluem:

• Informação e intercâmbio de estudos de caso de proteção de ondas e estratégias.

• Estabelecimento de muitos projetos de colaboração entre os grupos presentes.

• Estabelecimento de uma Rede de Proteção de Ondas com forte compromisso de trabalhar em conjunto, inclusive com a assinatura da "Declaração sobre a Proteção das Ondas e Preservação Costeira da Conferência Global de Ondas de 2013".

• Criação da primeira quarta-feira mundial de ondas em 15 de maio de 2013. Como um ato de solidariedade, os grupos participantes concordaram em apoiar a Surfers Against Sewage na sua campanha de ondas, que é projetada para aumentar a proteção legal para o surf no Reino Unido.

Em 15 de maio, todos os grupos envolvidos promoverão a petição para proteger as nossas ondas. A Conferência Mundial de Ondas 4 terá lugar em 2015 no Reino Unido e será organizada pelo Surfers Against Sewage.



Nenhum comentário:

Postar um comentário