segunda-feira, 6 de maio de 2013

Alan Donato - Tubos e mais tubos


Por: Marcelo Sá Barreto.
Alan Donato entubando na praia da Conceição - FN - foto: gUgA sOaReS / SurfPE.

Ninguém duvida de que a temporada 2012 / 2013 de Fernando de Noronha (PE) foi uma das melhores dos últimos anos. Quem pôde “montar a barraca” no arquipélago por um período a mais, pegou ondulações de sonho, encaixadas na bancada das praias da Cacimba do Padre e do Bode.

O surfista pernambucano Alan Donato investiu no início do ano em trips para o "Hawaii" brasileiro. Uma delas aconteceu na época que paralelamente rolavam os Circuitos Brasileiro e Pernambucano de Surf – um festival realizado em 12 dias, que ainda teve o Nacional de Longboard.

A segunda trip aconteceu depois do anúncio de mais um swell, também no início de 2013. Como não poderia deixar de ser, o resultado foram ondas e mais ondas, tubos e mais tubos surfados pelo pernambucano.

“Após as últimas viagens que fiz, principalmente no ano passado, passei a surfar picos muito perfeitos. Estive em Bali (Indonésia) e passei três meses na Austrália. E se falamos em ondas perfeitas e tubos quadrados, Noronha não poderia passar batido. Não tem nada melhor do que iniciar uma temporada naquele lugar paradisíaco”, comentou Alan Donato, local de Maracaípe, Ipojuca (PE).

Além dos tubos, Alan Donato mostrou estar em dia com a sua coleção de manobras. As habituais rasgadas de frontside são o carro-chefe, mas nas esquerdas da Cacimba soltou à exaustão ataques de backside retos, com pressão extra.

Fora os canudos e as manobras habituais, ele apostou nas morras. É um projeto em médio prazo do atleta, que pretende dar uma atenção especial ao lado “no limite” do esporte. Sem economizar, mandou para baixo nas maiores da série.

“Senti uma sensação diferente surfando ondas grandes e não descarto buscar esse caminho. O pernambucano, normalmente, tem o costume de se jogar mesmo nas maiores, exemplos de profissionais como Carlos Burle, Eraldo Gueiros e Paulo Moura, só para citar alguns nomes conhecidos mundialmente pela disposição quando o mar sobe. Tenho orgulho dessa galera e muita vontade de um dia fazer parte dessa turma que desconhece limites”, admitiu.

Este ano, as viagens internacionais continuam em pauta. O destino atual é a Nicarágua, onde está trabalhando novas imagens para os patrocinadores. “Mas este ano vou correr atrás de uma viagem para Teahupoo. Acho que lá posso ser testado antes de seguir para o Hawaii, outra meta que tenho para esta temporada”, finalizou.

Confiram vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário