domingo, 19 de maio de 2013

A Onda de Shane Dollar em Cortes Bank Agora é Recorde Mundial



por Bill Sharp

Shawn Dollar venceu os prêmios de maior remada e a maior onda no Billabong XXL de 2013 e levou um bom maço de dinheiro em espécie- foto: santiagobisso.com


O local de Santa Cruz, na Califórnia pegou a onda gigante em 21 de dezembro de 2012, durante uma sessão de surf em Cortes Bank, um perigo para a navegação marítima notório localizado a mais de 180 quilômetros a oeste de San Diego, em águas internacionais.

Dollar ganhou um total de US$ 30.000 em prêmios tanto nas divisões Remada do Pacifico e Maior Onda na 13ª premiação anual de ondas grandes do Billabong XXL, realizada em 3 de maio, no Teatro Grove em Anaheim, Califórnia. Um painel de especialistas mediram a onda com 61 pés na face. Dollar pegou a onda usando apenas com o poder da remada humana, no entanto, acabou por ser a maior onda surfada por qualquer meio, incluindo aquelas surfadas com o uso de jet ski.

 
Shawn Dollar na onda de 61 pés em Cortes Bank, que bateu o recorde mundial de maior onda surfada e foi parar no livro guiness- foto: Frank Quirarte

Esta não é a primeira visita de Dollar às páginas do Guinness. Em 2010, ele surfou uma onda em Mavericks, em Half Moon Bay, na Califórnia, que foi medida em 55 pés e superou a anterior por Taylor Knox no México, em 1998. A primeira aparição de Dollar como um detentor de um recorde foi de curta duração, porque o surfista havaiano Shane Dorian melhorou a marca com uma onda de 57 pés em Jaws, Maui, no ano seguinte.

"Isso está realmente acontecendo?" Dollar perguntou retoricamente após a sua vitória no XXL. "Estamos realmente remando em ondas maiores do que estamos acostumados a pegar de tow-in? É surreal, é uma grande honra."

Essa onda foi tão grande como a sua sensação, sozinho, a 100 milhas da costa? "É difícil colocar números sobre essas coisas, mas foi a maior onda que eu já vi na minha vida", respondeu Dollar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário