terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Anunciados os vencedores do prêmio de ondas grandes Surfing Life’s Oakley.

Autor: SurfPE - por:Australia Surfing Life - 22/02/11 - 18:58 - Link fonte:

Mark Mathews pega a onda vencedora do prêmio de ondas grandes Surfing Life / Oakley- foto: Calum Macaulay.

Três dias antes de pegar a segunda onda de 20.000 dólares de sua vida, Mark Mathews estava dando duro no trabalho ... em Nova York.


Mark realiza seminários baseados em suas experiências de ondas grandes para grupos empresariais que precisam de motivação. Mas em Nova York naquela manhã, depois de ver os padrões do clima do outro lado do planeta, ele não se conteve.

Por que não perguntar a um grupo de banqueiros de investimento de Nova York, que nunca tinha surfado em suas vidas se eles achavam que um swell de tempestade na costa da Austrália Ocidental pode valer 48 horas de viagem? "Perguntei-lhes o que eles pensavam, e eles disseram: 'Você tem que ir para ela!'", Disse o vencedor da Maior Onda na edição deste ano do Oakley Surfing Life Big Wave Awards.

Assim começou uma corrida louca de meio mundo, que terminou com Mathews surfando a maior onda do Hemisfério Sul de 2010, com um ligamento do joelho recém-rompido, em The Right, uma laje temível no extremo sul do Oeste da Austrália.

"Para chegar no fundo do tubo lá fora, você tem que estar em uma posição onde você realmente sente que será muito profundo e você não irá passar", disse Mathews. "Isso vai contra seu instinto natural de sobrevivência. Ser esmagado por esta coisa é provavelmente semelhante ao que se sente quando se rola de uma enorme cachoeira em loucas corredeiras. "

O surfista de Maroubra estava muito empolgado para vencer o prêmio de Maior onda pela segunda vez, que foi apresentado na noite passada no Bondi Pavilion. Mathews é um dos dois únicos surfistas a vencer o Prêmio duas vezes - sendo o outro um surfista de Margaret River, Damon Eastaugh em 2004 e 2005. No caso de haver alguma dúvida, o ganhador cimentou a sua reputação do cara que chamam de giz como um dos melhores surfistas de ondas grandes da Austrália de todos os tempos.

Cale Grigson - finalista do prêmio de ondas grandes Surfing Life / Oakley- foto: Calum Macaulay.

O prêmio de $ 5000 da maior laje foi para Cale Grigson da Dinamarca, surfando na Austrália Ocidental na temível direita - The Right - um feito que se tornou mais interessante no dia pela presença de um de um grande tubarão branco de cinco metros, que ficou cruzando em torno do pico do amanhecer ao anoitecer. "Eu acho que ele tinha vindo para farejar a ação em sua própria casa", diz Crigson. "Entre as ondas nós sentíamos como se estivéssemos pendurados como uma espécie de isca humana!"

A maior remada na onda foi vencido pelo surfista junior de 20 anos Dean Bowen, que surfou em Gerroa na costa Sul do estado de New South Wales na Austrália.

Prêmio Especial de Reconhecimento foi para o surfista Jon Dwyer e os fotógrafos de surf Bill Morris e Russell Ord, que estiveram envolvidos em incidentes separados de resgate de surf durante o ano passado.

Ord puxou do afogamento o surfista americano Jacob Trette, para fora de perigo no pico letal de surf da Califórnia Maverick's, enquanto Morris e Dwyer salvaram o salva-vidas de "Bondi Rescue" Kobi Graham depois que ele quebrou o pescoço surfando em Ours, ao largo de Cabo Solander em Sydney.

Agora, de volta na água e surfando depois de uma recuperação prolongada, Graham foi rápido a elogiar seus salvadores. "Cara, se não fosse por eles, eu poderia estar morto ou em uma cadeira de rodas."

O grande vencedor do Prêmio fotográfico foi Calum Macauley, que tirou duas das fotos vencedoras, de Mathews e Grigson. Ele levou para casa 3500 dólares, dividindo o prêmio com a foto de Laje com Kerby Brown. O bem conhecido cineasta de surf Tim Bonython ganhou $ 1000 por gravar a onda vencedora de Dean Bowen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário