quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Revista Parafina #20 - HAWAII ESPECIAL.

Autor: Redação SurfPE - Por: Redação Revista Parafina - 16/12/09 -
11:30h



“Waimea bombou! Off the Wall tá de gala! Pipeline tá clássico! Acorda brother, vamos pra água!”

A frase acima faz parte do sonho de 9 entre 10 surfistas, big riders e bodyboarders de todo o mundo. Por esse motivo todo fim de ano é a mesma coisa (não que esteja reclamando, muito pelo contrário). – Os grandes swells viajam pelo oceano pacífico e acabam cruzando com o arquipélago havaiano e produzindo ondas perfeitas na maior aglutinação de reef breaks de tirar o fôlego de qualquer surfista , que se tem conhecimento. O “Seven mile miracle” de Oahu.

Que o Hawaii é a Meca do surf, que o localismo é pesado como as suas ondas, que “aloha” também quer dizer “adeus” e todo esse monte de clichês (verdadeiros, é verdade) ditos por aí sobre esse arquipélago isolado no meio do Pacífico tropical, todo mundo está tão careca quanto o Kelly Slater de saber. Mas e aí? É só isso?

-Não!

O Hawaii é lar de umas das culturas mais antigas do planeta que remonta a tempos imemoriais, anteriores há cerca de mil anos atrás, resgatada no início do século XX e defendida com unhas e dentes pelos locais nos dias de hoje.

O Aloha, palavra que se tornou cumprimento cordial entre dois surfistas em todo o mundo é muito mais que isso, como ensina Mayumi Tsobokura, o artista japonês mais havaiano que você terá o prazer de conhecer. As ilhas também possuem expoentes em todas as esferas culturais, da música às artes plásticas, isso sem falar na paisagem deslumbrante tanto na forma de praias e ondas magníficas quanto ao deitar os olhos para a terra firme. Suas trilhas, montanhas vulcões e cachoeiras também encantam a todos.

Esse lugar lindo e cheio de vida, de energia e de cultura possui uma interessante e ao mesmo tempo comum e peculiar história. Comum por ter sido capturada e sobrepujada pelo povos ditos “civilizados” e peculiar no sentido de que tamanha foi sua a força espiritual que voltou por cima e está mais viva do que nunca. O dominado dita as regras em sua casa, segue quem tem juízo. Assim é o Hawaii.

Lindo, perigoso, cheio de paixão, paz e tempestade. Como tudo que é interessante, a energia é grande demais pra controlar.

Parafina 20, Aloha style!

Bota pra baixo aqui: www.revistaparafina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário