sábado, 12 de dezembro de 2009

Jogos Sul-Americanos - Alejo fatura ouro

Autor: Redação SurfPE - Por Daniel Varsano em 11/12/09 17:10 - Fonte:www.waves.com.br


Alejo Muniz garante medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia. Foto: Wander Roberto / COB.

Alejo Muniz, Camila Cássia e Gabriela Leite conquistaram, nesta sexta-feira, dia 11, na praia de Montoya, em Punta del Este, as primeiras medalhas da história do surf brasileiro em um evento com a chancela o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Alejo foi ouro, Camila prata e Gabriela bronze nas finais individuais do evento continental. Jadson André também disputou a bateria final, mas terminou na quarta colocação.

Alejo, atleta nascido na Argentina, mas vivendo no Brasil desde os oito meses de idade, não tomou conhecimento dos adversários na aguardada decisão.

Rafael Pereira, da Venezuela, e Alessandro Usuna, da Argentina, além de Jadson André, não conseguiram superar o surf consistente de Alejo.

Camila Cássia descola a prata no Uruguai. Foto: Wander Roberto / COB.

Antes de vir ao Uruguai, o brasileiro estava no Hawaii, onde ficou na sétima colocação do World Qualifying Series. “O sabor é de uma medalha olímpica. Estou muito feliz por fazer parte da história do surf brasileiro e conquistar essa medalha inédita para a modalidade”, comemorou Alejo.

Desde o início do evento, Alejo era um dos surfistas mais motivados com a oportunidade de representar o país numa competição chancelada pelo COI.

O atleta fez uma bateria taticamente perfeita, já que conseguiu boas notas em duas ondas, com manobras consistentes.

Assim, conseguiu administrar a bateria sem se arriscar muito, já que seus adversários não alcançaram suas notas.

“O objetivo está cumprido. Queria muito ganhar essa medalha para ajudar o Brasil na competição. Comecei nervoso na bateria. Peguei algumas ondas erradas, mas aí o oceano ajudou com uma onda boa e eu aproveitei”, disse Alejo, que dedicou a conquista ao técnico da equipe nacional, Otoney Xavier.

Na série feminina, as brasileiras Camila Cássia, medalha de prata, e Gabriela Leite, bronze, foram superadas pela experiente peruana Anali Gómez, que ficou com o ouro. Valéria Sole, também do Peru, ficou em quarto.

"Tive dificuldade por causa das pedras e da bancada rasa, mas no fim fico satisfeita com o resultado e meu desempenho na competição. Chegar na final não é fácil e conquistar a medalha de prata num evento nos moldes olímpicos é muito importante para mim”, comentou Camila, natural de Ubatuba (SP).

A competição prossegue no domingo com disputa por medalhas no Tag Team (competição por equipes) e no Air Show (melhor performance de um surfista na onda).

A dois dias do fim da primeira edição do evento, o Brasil ainda disputa medalhas no rúgbi de praia, vela, surfe e maratona aquática, na prova de 10 quilômetros.
Resultados

Open

1 Alejo Muniz (Bra)
2 Rafael Pereira (Ven)
3 Leandro Usuna (Arg)
4 Jadson André (Bra)

Feminino

1 Anali Gomez (Per)
2 Camila Cássia (Bra)
3 Gabriela Leite (Bra)
4 Valéria Sole (Per)

Nenhum comentário:

Postar um comentário