quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ASP South America anuncia calendário de 2010.

Autor: Redação SurfPE - Por:Assessoria de Imprensa da ASP South America - 02/12/09 - 10:52 - Fonte: www.cameraSurf.com


Niteroiense Bruno Santos, campeão do Hang Loose Pro Contest 2009 - foto:Daniel Smorigo

Desde 2006 a ASP South America vem batendo recordes no WQS e anuncia para 2010 um calendário de quatorze etapas na América do Sul, com a premiação total atingindo a incrível marca de 1 milhão e 625 mil dólares, recorde absoluto do ASP World Qualifying Series criado em 1992. Onze delas serão disputadas no Brasil, que se consolida como principal país da história do WQS, em volume de prêmios e pontos distribuidos no ranking.

Em 2010 serão onze etapas, oito com nível máximo 6 estrelas de 145 mil dólares, com 1 milhão e 485 mil dólares sendo oferecidos aos surfistas e 26.500 pontos valendo pelo WQS só no Brasil. Os números superam até os totais dos outros seis escritórios regionais da ASP no mundo. O da Europa ainda lidera com cerca de 12 milhões, já somando os 1 milhão e 410 mil das doze etapas programadas para 2010 em seis países. A ASP South America vem diminuindo a diferença e passou da casa dos 8 milhões, completando 137 etapas organizadas desde 1992.

“O calendário 2010 da ASP South America está realmente muito forte e reflete o interesse e o comprometimento do mercado com o WQS e com os surfistas brasileiros”, enaltece o diretor da ASP South America, Roberto Perdigão. “A estréia do Maresia Ceará Surf International nas direitas de Paracuru é mais uma grande vitória para o Nordeste do país. Junto com o “upgrade” do Hang Loose Pro, em Fernando de Noronha, para 6 estrelas Prime, contamos agora com duas importantes etapas logo no início do ano e acontecendo nas melhores ondas da Região Nordeste. Com isso, certamente irão atrair a nata do ranking mundial da ASP ao Brasil neste início de temporada”.

Antes, a América do Sul também inaugura o WQS 2010 no Peru, de 15 a 17 de janeiro em San Bartolo. Aí vem os dois primeiros 6 estrelas do ano no Brasil. O Maresia Ceará Surf International estréia nos dias 26 a 31 em Paracuru e o Hang Loose Pro Contest rola em seguida, de 02 a 07 de fevereiro, no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha. O campeonato mais tradicional do surfe brasileiro voltou a receber a indicação “prime location” da ASP para as melhores ondas do circuito e a vitória nos tubos da Cacimba do Padre passa a valer 3.500 pontos no ranking.

Outra grande novidade da ASP South America é o SuperSurf International, que vai estrear no Circuito Mundial com quatro etapas organizadas pelo mesmo Grupo Abril que promoveu a Divisão Principal do Brasileiro por 10 anos, até 2009. O cearense Messias Félix e a paulista Suelen Naraísa foram os últimos campeões brasileiros da Era SuperSurf e a história do evento agora continua no WQS. A primeira é nos dias 02 a 07 de março no Costão do Santinho, Florianópolis.

“A migração do SuperSurf para o ranking mundial do WQS reforça de maneira substancial o calendário da nossa região e aumenta ainda mais as chances de classificação dos surfistas sul-americanos”, destaca Roberto Perdigão. “São mais 8.500 pontos em jogo a serem disputados em quatro novas etapas em casa, uma de 4 estrelas, uma de 5 e duas de 6 estrelas. O SuperSurf também irá brindar os surfistas com seu alto padrão de organização, o que sem dúvida alguma deverá agregar novos e importantes valores às etapas do ASP South America Surf Series à partir do ano que vem”.

Perna de meio-de-ano - Devido a Copa do Mundo de Futebol, a etapa brasileira do ASP World Tour em Imbituba (SC) foi antecipada, bem como as provas de meio-de-ano do WQS. Depois do Hang Loose Santa Catarina Pro de 21 de abril a 02 de maio na Praia da Vila, vem o segundo SuperSurf International nos dias 04 a 09 de maio, seguido pela segunda edição do 6 estrelas de Saquarema (RJ) nos dias 11 a 16 e pelo Maresia Surf International de 17 a 23 na Praia Mole de Florianópolis (SC), que programa estrear uma etapa 6 estrelas do WQS Feminino na mesma data. Esta “perna” de meio-de-ano virou Sul-americana e vai até o Arica Pro Challenge, de 29 de maio a 06 de junho no Chile, que aumentou para 5 estrelas o nível do evento nas ondas “world class” de Arica, palco do WCT Rip Curl Search em 2007.

Perna de fim-de-ano - O calendário do ASP South America Surf Series 2010 dá uma parada na Copa do Mundo da África do Sul e volta com a decisiva “perna brasileira de fim-de-ano” de cinco etapas, quatro delas de 6 estrelas. Ela começa e termina com o SuperSurf International, que vai apontar o campeão sul-americano da temporada nos dias 26 a 31 de outubro, completando a incrível soma de 1 milhão e 485 mil dólares distribuidos só no Brasil em 2010.

Esta série de eventos será inaugurada no SuperSurf International dos dias 28 de setembro a 03 de outubro, aí segue para uma nova etapa com nome ainda a ser anunciado na Praia Brava de Itajaí (SC) nos dias 04 a 10. De 11 a 17 tem a terceira edição do Oakley apresenta Rio Surf Pro International na Praia do Arpoador. Do Rio de Janeiro, o WQS vai para o Surf Eco Festival, único de nível 5 estrelas, de 18 a 24 em Salvador (BA), para chegar no decisivo SuperSurf International, que fecha o calendário do recorde absoluto de premiação na história do WQS iniciada em 1992.

“Todos os esforços da ASP South America em reforçar seu calendário de provas estão voltados para devolver aos surfistas brasileiros o papel de proeminência que o nosso país desfrutou no ranking do WQS de 1992 a 2000, mas que aos poucos, devido à globalização do esporte, passou a sofrer uma forte concorrência de outros países e de regiões emergentes no cenário do surf mundial que abriram seus circuitos nacionais. Esperamos que com esse cardápio de eventos forte e bem distribuído durante o ano, nossos atletas possam obter bons resultados e com isso aumentar as perspectivas de termos mais brasileiros disputando o Dream Tour em 2011”, comentou Roberto Perdigão.

WQS Feminino - E tem mais novidades da ASP South America para 2010. O WQS Feminino também será inaugurado e novamente encerrado pelo escritório regional da ASP na América do Sul. A abertura da temporada acontece com uma etapa de nível 1 estrela nos dias 23 a 25 de janeiro em San Bartolo, no Peru. Depois tem a estréia do 6 estrelas Maresia Surf International nos dias 17 a 23 de maio na Praia Mole de Florianópolis (SC) e as duas etapas que definirão as seis classificadas para o ASP Women´s Tour 2011, o 5 estrelas Oakley apresenta Rio Surf Pro International no Arpoador de 12 a 17 de outubro e de 19 a 24 o 4 estrelas Surf Eco Festival em Salvador (BA).

Pro Junior - A ASP South America também apresenta aumento significativo na quantidade de etapas das seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP. Seis provas estão confirmadas e duas seguidas com nível Grade 3 abrem a temporada da categoria Sub-20 no mês de março. A primeira é o Billabong Pro Junior Series nos dias 19 a 21 nas grandes ondas de Pichilemu, no Chile, com o Quiksilver Pro Junior estreando nos dias 26 a 28 em Ubatuba (SP).

Depois, tem o Barra do Sul Pro Junior em Balneário Barra do Sul (SC) nos dias 16 a 18 de abril, o Mormaii Pro Junior nos dias 30 de julho a 1.o de agosto em Garopaba (SC), o São Chico Pro Junior nos dias 06 a 08 de agosto em São Francisco do Sul (SC) e o Billabong Pro Junior Series com nível máximo Grade 5 em local a definir no litoral norte de São Paulo, de 25 a 28 de agosto, quando serão conhecidos os quatro classificados do time sul-americano masculino e as duas do feminino que vão representar o continente na decisão dos títulos mundiais Pro Junior da ASP.

“O objetivo da ASP South America é estabelecer um calendário forte e regular para que os nossos membros possam ser os maiores beneficiados, tanto no aspecto financeiro, como também na disputa pelas mais importantes competições mundiais do WQS, Pro Junior e Longboard. Para isso, a abertura de mais fronteiras na América do Sul,, como o Peru e o Chile, é de fundamental importância, por conta do excelente padrão de ondas “world class” que ambos oferecem com abundância e que são cruciais para o desenvolvimento técnico dos nossos atletas”, deseja Perdigão.

“Os WQS do Peru, organizados pelo Chalo Espejo (Movistar Pro) e Gustavo Reateguy (Reef Chilca Pro), o 5 estrelas de El Gringo/Arica no Chile, fazem parte deste projeto, que também beneficia o surgimento de outros surfistas latinos, como os venezuelanos Rafael Pereira e Francisco Bellorin, os chilenos Manuel Selman e Guillermo Satt e os peruanos Gabriel Villaran, Álvaro Malpartida, Sebastian Alárcon e Matias Mulanovich, entre outros”.

Longboard 6 Estrelas - Roberto Perdigão aproveitou para encerrar com outra grande novidade para a categoria longobard. “Louvores para a iniciativa de Richard Navarrete e da Municipalidade de Huanchaco, que estarão recebendo a primeira etapa do Longboard Qualifying Series de nível 6 estrelas na América do Sul, de 27 a 31 de janeiro no Peru.

Mais uma vitória para a categoria que tantas alegrias e conquistas tem trazido para a nossa região. Acredito que 2010 vai ser um ano fértil e de muita atividade para os surfistas sul-americanos.

E a ASP South America, junto com toda a sua equipe técnica, agradece e se orgulha pela confiança e pelo crédito depositados em nosso trabalho”.

Calendário 2010 das Etapas da ASP South America:

ASP South America Surf Series 2010– Masculino:

01: Jan 15-17 – 1 star – US$ 10.000 - Movistar Pro San Bartolo Peru em San Bartolo, Peru
02: Jan 26-31 – 6 star – $ 145.000 – Maresia Ceará Surf International em Paracuru (CE)
03: Fev 02-07 – 6 PRIME - $ 145.000 – Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha (PE)
04: Fev 06-07 – 1 star - $ 10.000 – Reef Chilca Pro em Chilca, no Peru
05: Mar 02-07 – 4 star - $ 85.000 – SuperSurf International no Costão do Santinho, Florianópolis (SC)
06: Mai 04-09 – 5 star - $ 120.000 – SuperSurf International em local a definir
07: Mai 11-16 – 6 star - $ 145.000 – Saquarema Surf Pro International na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
08: Mai 17-23 – 6 star - $ 145.000 – Maresia Surf International na Praia Mole, Florianópolis (SC)
09: Mai 29-06 – 5 star - $ 120.000 – Arica Pro Challenge em El Boi, Arica, no Chile
10: Set 28-03 – 6 star - $ 145.000 – SuperSurf International em local a definir
11: Out 04-10 – 6 star - $ 145.000 – Oakley apresenta Rio Surf Pro International no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
12: Out 11-17 – 6 star - $ 145.000 – Nome a ser anunciado na Praia Brava, Itajaí (SC)
13: Out 18-24 – 5 star - $ 120.000 – Tentativa - Surf Eco Festival no Jardim de Alah, em Salvador (BA)
14: Out 26-31 – 6 star - $ 145.000 – SuperSurf International em local a definir

ASP South America Surf Series 2010 – Feminino:

01: Jan 23-24 – 1 star – US$ 8.000 – Movistar Pro San Bartolo Peru em San Bartolo, Peru
02: Mai 17-23 – 6 star – US$ 35.000 – Tentativa - Maresia Surf International na Praia Mole, Florianópolis (SC)
03: Out 12-17 – 5 star – US$ 30.000 – Oakley apresenta Rio Surf Pro International no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
04: Out 19-24 – 4 star – US$ 25.000 – Tentativa - Surf Eco Festival no Jardim de Alah, Salvador (BA)

ASP South America pro Junior Series 2010 – Categoria Sub - 20 masculina e Feminina:

01: Mar 19-21 – Grade 3M 2F – US$ 20.000 - Billabong Pro Junior Series em Punta del Lobos, Pichilemu – Chile
02: Mar 26-28 – Grade 3M 2F - $ 20.000 – Quiksilver Pro Junior na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
03: Abr 16-18 – Grade 1M 1F - $ 7.500 – Barra do Sul Pro Junior em Balneário Barra do Sul (SC)
04: Jul 30-01 – Grade 1M 1F - $ 7.500 – Mormaii Pro Junior na Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)
05: Ago 06-08 – Grade 1M 1F - $ 7.500 – São Chico Pro Junior na Prainha de São Francisco do Sul (SC)
06: Ago 25-28 – Grade 5M 2F - $ 30.000 – Billabong Pro Junior Series em local a definir no litoral norte paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário