sexta-feira, 5 de junho de 2009

Hang Loose Pro - Está chegando a hora

Por João Carvalho em 05/06/2009 18:20 - fonte: WAVES
Bede Durbidge, campeão do Hang Loose Santa Catarina Pro 2008. Foto: Nilton Santos / ASP South America.

Os australianos voltaram a dominar o cenário neste início da temporada de caça ao título mundial de Kelly Slater e vão tentar manter a hegemonia no Hang Loose Santa Catarina Pro.

A etapa brasileira do ASP World Tour agora passou a ser a quarta da temporada e contará com a presença de toda a elite do esporte. Com a mudança de data, de novembro para os dias 27 de junho a 5 de julho, eles poderão ter a chance de conhecer a verdadeira praia da Vila, pois esta é a melhor época para a entrada das grandes ondas que fizeram a fama de Imbituba.

Joel Parkinson lidera a corrida do título com as duas vitórias na Austrália. A invencibilidade em casa começou na primeira final do brasileiro Adriano de Souza na divisão de elite. O Mineirinho do Guarujá chega no Hang Loose Santa Catarina Pro em quinto lugar no ranking e com inédito status de um dos favoritos ao título em Imbituba.

No ano passado, ele não pôde disputar a etapa brasileira porque estava contundido. Mas agora está inteiro para representar bem nosso país em casa, junto com os outros dois integrantes da elite, o paranaense Jihad Khodr e o cearense Heitor Alves.

Além deles, mais três já estão certos para entrar como convidados, o campeão catarinense Marco Polo, o campeão brasileiro Gustavo Fernandes e o terceiro será indicado pela Hang Loose. A expectativa é de quem nenhum dos 45 surfistas do ASP Tour 2009 falte esse ano no Brasil, com exceção dos que já começaram a temporada contundidos.

No entanto, o único que pode tirar Joel Parkinson da liderança pela primeira vez em 2009 é Taj Burrow. Para isso, a condição mínima é vencer o Hang Loose Santa Catarina Pro em Imbituba e ele já fez isso em 2004, na segunda edição da etapa brasileira em Santa Catarina.

E também tem duas vitórias quando ela era no Rio de Janeiro. Só que agora vai competir numa condição diferente das que sempre encontrou no Brasil, no inverno rigoroso do Sul do país e a torcida é para que seja em altas ondas na Vila.

Mas, isto não é problema para quem já é quase um veterano no Dream Tour da ASP, como Taj Burrow. Ele acabou de ser vice-campeão no terceiro desafio da temporada no Tahiti. Os temidos tubos de Teahupoo não apareceram esse ano, mas a bancada mais perigosa do mundo estava lá, afiada como sempre.

O californiano Bobby Martinez comemorou sua segunda vitória no Tahiti e quer consolidar seu nome como candidato ao título mundial com um bom desempenho no Hang Loose Santa Catarina Pro.

O californiano não foi bem na Austrália e é o sétimo do ranking. O terceiro é Mick Fanning, que sacramentou seu único título mundial em 2007 com um bicampeonato na etapa brasileira do ASP World Tour em Imbituba. Em quarto está outro campeão mundial, o norte-americano C. J. Hobgood. O quinto é Adriano de Souza e o sexto o sul-africano Jordy Smith, ambos representando a nova geração no topo.

Cidade do Surfe e WCT Surf Music Festival Muitas atrações extras também estão programadas para o enorme público que vai invadir a cidade para assistir a apresentação única dos melhores surfistas do mundo no Brasil e em toda a América do Sul.

A Cidade do Surfe, complexo montado junto á área de competições, e o WCT Surf Music Festival prometem agitar ainda mais o Hang Loose SC Pro. No dia da abertura do campeonato, 27 de junho, o maior festival de surf music do Brasil traz para Imbituba a banda australiana The Beautiful Girls, o instrumentista havaiano Jake Shimabukuro, além de Teco Padaratz que convida Armandinho e John Bala Jones. O WCT Surf Music Festival será realizado no Mar del Rosa e os ingressos já estão à venda.

O Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 é uma realização de Gate e Quântica Promoções e Eventos em parceria com Grupo RBS, com patrocínio de Hang Loose e Skol, apoio da Prefeitura de Imbituba e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário