sábado, 21 de fevereiro de 2009

Heróis da Cacimba

Batalha em canudos

Bruno Santos é o novo integrante da galeria de campeões do Hang Loose Pro Contest. Foto: Rodrigo Mesquita.


Na edição 2009 do Hang Loose Pro Contest na praia da Cacimba do Padre, Fernando de Noronha, Pernambuco, se teve alguém que espalhou simpatia e alegria foi Sofia, herdeira de Débora e Bruno Santos, este que, entre a vitória na etapa e os treinos de final de tarde, ainda achou um tempo para um banho de piscina com as duas que eram alegria só domingo passado.

Surfista completo especialista em tubos, Bruno tem a incrível proeza de ter na elite mundial, da qual eventualmente participa como convidado, os mesmos melhores resultados - quinta colocação e vitória - que possui na divisão de acesso WQS, sendo que nela os resultados foram alcançados na prova que tem ondas de elite: o Hang Loose Pro Contest, do qual Bruno Santos é o novo integrante numa galeria de campeões aberta na mesma Cacimba do Padre, em 2000, pelo também niteroiense Gulherme Herdy, também primeiro a abraçar o novo campeão.

Herdy vem da mesma pesada e tubular praia da Itacoatiara, Niterói, e foi lá, disputando há alguns anos o Pena Rio Pro, que o carioca Marcelo Trekinho venceu final estadual com quatro atletas, um deles o sempre favorito Bruno Santos.

Este ano, em Noronha, Trekinho, um dos terceiros, mostrou por que sempre deve ser apontado como favorito, primeiro ao garantir quartas-de-final vencendo com nota 10 na regressiva o conterrâneo Pedro Henrique; depois, quando teve um 10 "ignorado" nas semifinais devido a Bruno ter surfado com prioridade a mesma onda e garantido a decisão em ondas e regras claras.

Raoni Monteiro chegou à final despachando o catarinense Marco Polo, o outro nota 10 da prova e único "não- fluminense" no pódio do Hang Loose Pro 2009.

A cidade do Rio de Janeiro é a maior surf city do Brasil, e sem dúvida o estado também possui na Saquarema de Raoni excelentes ondas, razão porque não foi surpresa ele ir à decisão deste ano buscando ser o primeiro bicampeão do Hang Loose Pro em Noronha, o que uma interferência e a nota 9,9 pontos de Bruno Santos impediram.

Campeão e vice são pais, motivação extra para eles "correrem atrás" de seus sonhos e de resultados ainda maiores na mesma Cacimba do Padre, tão forte candidata a integrar a elite mundial WCT quanto Fernando de Noronha é para ser eleita uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Pais no surf são muitos; Fábio Gouveia foi precocemente, o que não lhe impediu de tornar-se o maior vencedor do surf brasileiro em eventos mundiais, até mesmo seu recorde entre brazucas no WQS de 19,50 pontos no Hang Loose 2005 só foi batido agora, com os 19,70 de Raoni nas oitavas da recente edição.

Não bastasse uma história fabulosa, Fábio Gouveia ainda forjou um sucessor promissor: Ian Gouveia, jovem amador júnior entre os quintos colocados do Hang Loose 2009.

Ian, graças ao surf de recifense aluno aplicado do mestre paraibano Gouveia, dividiu a quinta colocação com surfistas mais experientes e que, antes dele, deverão vencer etapas do WQS: o carioca de Braz do Pina Leo Neves, o cearense da Caponga Márcio Farney e Bernardo Miranda, pernambucano de todos os cantos e cuja volta ao World Tour é aguardada e merecida como seria uma etapa deste circuito na maravilha da natureza que é Fernando de Noronha.


Ian Gouveia dividiu a quinta posição com surfistas experientes. Foto: Francisco Chagas / Photochagas.com.

"É o sonho que a gente vai continuar batalhando. Se não der no ano que vem, vamos tentar para o próximo e assim vamos tentando até conseguir. O evento este ano deu altos tubos, o lugar é fantástico, uma beleza natural maravilhosa e acredito que Noronha tem tudo o que a ASP (Association of Surfing Professional) procura para as etapas do WCT. Todo mundo viu um show de surfe desde as primeiras baterias e parabéns a todos os surfistas, juízes, enfim, todos que se envolveram para o sucesso do evento. Ano que vem tem mais!", afirmou sobre Pernambuco sediar o World Tour o diretor de prova do Hang Loose Alfio Lagnado.

Em 1986, Alfio foi o determinado "irresponsável" pela definitiva vinda do tour mundial ao Brasil com a primeira edição do Hang Loose na mesma Santa Catarina hospitaleira, cuja seleção Ian integra levando no bico das pranchas a logomarca da sempre presente Hang Loose, a mesma patrocinadora de quem, em 1988, trouxe para o Brasil o primeiro de seus títulos mundiais: Fábio Gouveia!


Fábio Gouveia exibe talento nas ondas noronhenses. Foto: Francisco Chagas / Photochagas.com.

Por Chico Padilha em 21/02/2009 00:48 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário