quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Morre lenda do surf Donald Takayama (1944-2012)


Por: Maria Pessanha.


Donald Takayama - foto: Divulgação.

Donald Takayama era um incrível talento, tanto no surf como no shape e desde cedo que se destacou no panorama do surf mundial. Aos 12 anos mudou-se de Waikiki para Venice Beach na Califórnia para fazer pranchas na fábrica Velzy-Jacobs Surfboards. Ali o seu talento foi reconhecido e a sua carreira disparou. Passou ainda pelas fábricas de Bing Surfboards e também Weber Surfboards onde ajudou Harold Iggy a desenhar a popular Weber Performer.


Donald Takayama era um excelente goofy footer.

Finalmente resolveu fundar a sua própria empresa de pranchas, a Hawaiian Pro Designs e shapou longboards para alguns dos mais míticos surfistas de todos os tempos desde Miki Dora até Joel Tudor.

Paralelamente à sua carreira como shaper desenvolveu uma carreira como surfista competidor e obteve excelentes resultados no US Championships. Nunca chegou a vencer a categoria Open mas em Masters conquistou 3x o título, em 1971, 1972 e 1973.

Além de surfista e shaper, Donald Takayama foi também estrela de cinema, apareceu em mais de uma dúzia de filmes de surf, incluindo Surf Crazy (1959), Barefoot Adventure (1960) e Cavalcade of Surf (1962).

Takayama foi responsável pelas maiores inovações no design dos longboards e será lembrado como um dos ícones mais queridos do surf. Pai de família, amigo, gostava de ensinar os outros e tinha o verdadeiro espírito havaiano "aloha".

A revista Surfer nomeou-o um dos “25 surfistas que mudaram o esporte” e em 1991 o seu nome foi introduzido no International Surfing Hall of Fame.

Rest in Peace Donald Takayama

Nenhum comentário:

Postar um comentário