segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quiksilver King of the Groms - Victor impossível em BF.


Por Felipe Fernandes - link fonte:

Victor Bernardo garante vaga para final internacional na França. Foto: Levy Paiva / Quiksilver.

O paulista Victor Bernardo, 15, venceu a primeira etapa do Quiksilver King of the Groms com atuação impecável nas direitas do Pontal, Baía Formosa (RN).

Em um dia parcialmente nublado com ondas de meio metro, o paulista deu um show de aéreos surfando de frente para as ondas. Victor repetiu o título conquistado em 2011, quando sagrou-se campeão da seletiva baiana do evento.

O atleta acordou inspirado e bateu todos os recordes da competição. O ataque começou na segunda bateria da terceira fase. Victor não economizou nas decolagens para arrancar 8.25 e somar 15.65 pontos para cravar a melhor nota e o melhor somatório do evento até o momento.

Já nas quartas-de-final, em baterias homem-a-homem, o atleta bateu de frente com o pernambucano Ivan Silva. Novamente Victor proporcionou um show ao público da praia.

Não satisfeito com o show da terceira fase, o atleta pegou uma boa direita e mandou um aéreo sem as mãos na borda e encaixou algumas manobras funcionais até finalizar a onda com um aéreo 360.

Victor bate seus próprios recordes na competição ao arrancar 8.75 pela onda e somar 16.50 pontos de 20 possíveis. Sem encontrar as ondas, Ivan Silva foi desclassificado com o somatório de 7.45 pontos.

A próxima vitima do campeão foi o paraibano Elivelton Santos. Apesar de conseguir bons resultados nas baterias anteriores, o atleta foi despachado depois de assistir outro 8.75 do paulista. Elivelton foi eliminado pelo placar de 11.40 pontos contra 13.75 do campeão.

Já na decisão, única bateria do evento com 30 minutos, Victor bateu de frente com o recordista do primeiro dia e local do pico Jackson Rodrigues. Com o apoio da torcida de BF, Jackson começou bem a bateria e usou sou conhecimento do pico para encontrar as melhores.

Mas a astucia do garoto não foi páreo para o talento do paulista, o dia era mesmo de Vitor. Em uma onda aparentemente sem muito potencial, o atleta conseguiu um bom aéreo e uma rabetada rodando para descolar 8.00 e abrir boa vantagem.



Local Jackson Rodrigues chega à decisão, mas é barrado por Victor. Foto: Levy Paiva / Quiksilver.

Aos gritos da torcida, o Jackson tentou arrancar o máximo de cada onda, mas não conseguiu reverter a vantagem e Victor sagrou-se campeão novamente pelo placar de 14.35 conta 8.35 do local.


“Eu esperava ser campeão, mas não deu. Victor Bernardo quebrou em todas as baterias. Mas estou feliz por toda a galera local que me apoiou. Queria agradecer ao Ítalo Ferreira e ao Alan Jhones, que me apoiaram muito  O Ítalo me ligou para falar como seriam as baterias homem-a-homem, mas não deu”, explica Jackson, que interrompeu a entrevista por estar muito emocionado pela derrota na decisão.

Depois de cumprimentar Jackson no outside, o campeão recebeu merecidamente os aplausos da torcida local, afinal só no segundo dia de competição, Victor cravou nada mais que quatro das cinco melhores notas do evento e quatro dos cinco melhores somatórios da etapa.

“Estou muito feliz pela conquista. Tenho que agradecer a Deus, ao meu treinador Paulo Kid, patrocinador, família e todos que torceram por mim. Queria muito a vaga para ir pra França de novo representar o Brasil", conta Victor, que no ano passado foi derrotado na final internacional pelo compatriota Yan Daberkow, vencedor do evento.

"Vi que a galera não estava mandando muitos aéreos e guardei a manobra para hoje. Estou treinando muito e consegui acertar vários. A torcida vibrava, gritava, a cada onda de Jackson Rodrigues. Mas não me abalei e procurei escolher bem as ondas, surfar bem e deu tudo certo", explica o campeão.

Além de receber o troféu das mão de Nivaldo Melo, prefeito de Baía Formosa, Victor conquistou pela segunda vez  a viagem com tudo pago para disputar a final internacional durante o Quiksilver Pro France, etapa do ASP World Tour, que acontece nos dias 28 de setembro a 8 de outubro em Hossegor.

O atelta enfrenta contra dois representantes da Ausrtália, dois dos Estados Unidos, dois da Europa, um da África do Sul, um do Japão, um da Nova Zelândia, um do Hawaii, um do Tahiti, um da Indonésia, um das Ilhas Reunião, um de outro país da América Latina, além do campeão da segunda seletiva brasileira.

A segunda etapa está programada para acontecer nos dias 4 e 5 de agosto em São Francisco do Sul, litoral Norte de Santa Catarina.

Resultado da primeira etapa do Quiksilver King of the Groms 2012

1 Victor Bernardo (SP)
2 Jackson Rodrigues (RN)
3 Elivelton Santos (PB)
3 Gustavo Ramos (SC)
5 Jennifer de Sousa (CE)
5  Ivan Silva (PE)
5 Edher Reis (SP)
5 Yago Dora (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário