segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

1ª etapa do Rip Curl Grom Search 2013 - Pernambucano Raul Reis faz bonito.


Por: Fabio Maradei.

 Raul Reis (PE) no Rip Curl Grom Search 2013 na Praia da Ferrugem - foto: Diego Viana

A molecada mostrou surf de primeira linha e fez bonito na etapa inicial do Rip Curl Grom Search, encerrado neste domingo (27), na praia da Ferrugem, em Garopaba/SC. Acompanhados de perto pelo top do World Tour, Gabriel Medina, que já passou por esse campeonato e, inclusive, é o único brasileiro campeão na final internacional, na Austrália, os mais de 80 competidores da nova geração disputaram as vitórias em quatro categorias.

Melhor para o pernambucano radicado em São Paulo, Raul Reis, vitorioso na mirim (até 16 anos), a paulista Sandra Maria, a melhor entre as meninas (também no máximo 16 anos), e para a alegria da torcida local, os catarinenses Lucas Vicente, primeiro na iniciante (limite de 14 anos) e Matheus Herdy, que levou na grommet (12 anos para baixo).



Matheus Herdy no Rip Curl Grom Search 2013 na Praia da Ferrugem - foto: Diego Viana


A final mais disputada foi a da iniciante, onde Lucas Vicente e o paulista Giovani Pontes, terminaram com a mesma somatória, com 13 pontos, com o desempate na melhor onda para o catarinense, 8,75, contra 7,25. Logo atrás, Matheus Herdy, em sua segunda final, ficou em terceiro apenas um ponto atrás. E Kauê Germano, também de São Paulo, foi o quarto, com 9,15.

O vitorioso, que também fez bonito na grommet, chegando em segundo lugar, destacou a importância do resultado. “Eu já estava preocupado com esta competição desde o inicio do ano, porque eu sei que esta é uma competição de alto nível. Então, procurei treinar bastante, em ondas ruins e boas. Agora é comemorar com a minha família e meus amigos e também gostaria de agradecer a Deus por me mandar as ondas, a minha família que sempre me acompanha e os meus patrocinadores”, falou.


Lucas Vicente (SC) no Rip Curl Grom Search 2013 na Praia da Ferrugem - foto: Diego Viana

Matheus e Lucas também estavam na final grommet e fizeram “dobradinha” catarinense. Matheus marcou 12,10, contra 10,65 de Lucas. O paulista Eduardo Motta foi o terceiro seguido de outro talento de Santa Catarina, Leonardo Barcelos. “Estou felizão por vencer, pois essa competição é muito legal. Eu sempre desejei participar deste campeonato e deu tudo certo, graças a Deus”, festejou o primeiro colocado.


Sandra Maria no Rip Curl Grom Search 2013 na Praia da Ferrugem - foto: Diego Viana

Entre as meninas, Sandra Maria conseguiu as duas melhores notas da bateria, finalizando com 10,85, contra 7,55 da Kayane Reis, do Rio de Janeiro. Yohana Sarandini, de São Paulo, e Sol Maria, de Santa Catarina, completaram o pódio. “O campeonato foi irado. Primeiro, gostaria de agradecer a Deus, a minha família, que está me apoiando. Estou muito feliz. Viajei 14 hores para estar aqui e buscar um bom resultado”, destacou Sandra.

Já na mirim o pernambucano Raul Reis, que atualmente mora em São Paulo, fechou a sua participação com chave-de-ouro, virando o resultado, e quase garantiu uma nota máxima. Fez 9,90, para somar 15,85, apenas 0,2 a mais que Wesley Dantas, também de Ubatuba, que tinha notas 8 e 7,65. Confirmando o alto nível da final, o paulista Herbert Moreno, recém-chegado do Havaí, ficou em terceiro, com 12,5, e o atual campeão do Circuito na iniciante, o catarinense Gustavo Ramos, logo em seguida, com 12,25.

“Eu estava meio nervoso ali no começo da bateria. Não tinha conseguido pegar as ondas boas, mas no finzinho acabou entrando a onda certa e consegui um 9,90 pontos. Estou muito feliz e gostaria de agradecer ao meu pai, à galera que vem me apoiando e todos os meus amigos”, comemorou Raul Reis.

Além das disputas no mar, a competição contou com várias atrações na areia. A principal delas, a sessão de autógrafos de Gabriel Medina. O surfista também entrou no mar para uma demonstração nas ondas, para alegria do público. Também houve a pintura de pranchas pelo artista plástico Marcello Macarrão, as tradicionais gincanas na areia, a degustação e distribuição de Açaí Frooty e a distribuição de brindes da Wizard, bem como cadastro para descontos especiais nas unidades de Santa Catarina.
Toda a disputa teve transmissão ao vivo pela internet com imagens dos surfistas, notas dos juízes em tempo real e o som da locução, com direito a comentários de Gabriel Medina. No link, há os resultados completos da etapa.

Em sua 14ª edição, o Rip Curl Grom Search terá três etapas. Os surfistas voltam a se encontrar na Praia de Itaúna, em Saquarema/RJ, nos dias 23 e 24 de fevereiro, e a grande final será na Praia do Tombo, em Guarujá/SP, nos dias 23 e 24 de março. “A abertura do Circuito foi um sucesso e teremos outras duas etapas em locais muito bons para campeonatos, para o surf. Estamos bem felizes com a receptividade que o Rip Curl Grom Search teve em Santa Catarina”, disse Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.

“E nessa etapa tivemos a importante presença do Gabriel Medina, um exemplo para essa molecada, de que os objetivos podem ser alcançados e de como o Circuito é importante. Tivemos alto nível técnico nas ondas e muita diversão na onda, ratificando o nosso slogan Muito mais do que um campeonato de surf”, complementou Fernando.

Vale lembrar que os campeões da mirim e da feminina estarão classificados para a final internacional do evento em 2014. Os dois classificados ganharão passagens aéreas para a Austrália, incluindo intercâmbio cultural completo, em parceria com a Study Way e a Escola Holmes Institute, realizado na época da final internacional do Rip Curl Grom Search, junto com o Rip Curl Pro Bells.

O Rip Curl Grom Search 2013 é apresentado pela Wizard e tem os patrocínios das lojas Sul Nativo, 900 Graus e Overboard. Apoio: Jandaia, Açaí Frooty, Skullcandy, Study Way, Holmes Institute, Sky Artes Gráficas do Brasil, prefeituras municipais de Garopaba, Saquarema e de Guarujá. Colaboração da Fecasurf, Feserj e FPSurf, com supervisão da Confederação Brasileira de Surf. Cobertura da Revista Fluir e Portal Waves e realização da Rip Curl. A etapa de Garopaba tem ainda apoio das pousadas Las Ondas e Ferrujão, Secretaria de Turismo e Esporte de Garopaba e Associação de Surf da Ferrugem.

RESULTADOS DA ETAPA:


Pódio Mirim no Rip Curl Grom Search 2013 na Praia da Ferrugem - foto: Diego Viana

CATEGORIA MIRIM
1 Raul Reis - PE
2 Wesley Dantas – SP
3 Herbert Moreno – SP
4 Gustavo Ramos – SC


Pódio Feminino no Rip Curl Grom Search 2013 na Praia da Ferrugem - foto: Diego Viana

CATEGORIA FEMININO
1 Sandra Maria – SP
2 Kayane Reis – RJ
3 Yohana Sarandini – SP
4 Sol Maria – SC


Pódio Iniciantes no Rip Curl Grom Search 2013 na Praia da Ferrugem - foto: Diego Viana

CATEGORIA INICIANTE
1 Lucas Vicente – SC
2 Giovani Pontes – SP
3 Matheus Herdy – SC
4 Kauê Germano – SP


Pódio Grommets no Rip Curl Grom Search 2013 na Praia da Ferrugem - foto: Diego Viana

CATEGORIA GROMMET
1 Matheus Herdy – SC
2 Lucas Vicente – SC
3 Eduardo Motta – SP
4 Leonardo Barcelos – SC



Nenhum comentário:

Postar um comentário