terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

John John vira no último minuto e conquista o Volcom Pipe Pro 2012


por Arthur Andrade - Surfguru. - link fonte: 

Finalistas do Volcom Pipe Pro 2012foto: Brian Bielmann.

Foi uma bateria de arrepiar qualquer um, Jamie O'Brien manteve a liderança por 34 minutos e 45 segundos de um total de 35 minutos de bateria, parecia já estar ganho, mas John John fez o improvável acontecer.

O'Brien tinha conseguido uma vantagem aparentemente insuperável já no início da bateria e John John Florence não estava nem perto. O'Brien pegou duas ondas de pontuaçõe quase perfeitas: 9,43 e 9,0, com todos os seus três adversários precisando de uma combinação de altas pontuações para vencê-lo. Kai Barger até conseguiu encostar em Jamie com um 8,87 e um 9,33, mas uma outra onda lhe era necessário. Nate Yeomans de San Clemente era um distante terceiro lugar com 7,57 pontos no total. Florence com uma pontuação não muito melhor: 9,93 total.

Em seguida, na marca de cinco minutos, duas ondas na faixa de 8-10 pés apareceram no lineup de Pipe. John John pegou a primeira: um tubo de backside inacreditável, muito deep, saindo no crítico e quase impossível. Ele disparou com o spray da onda e marcou um 10 perfeito.

Logo atrás dele veio O'Brien em outra bomba, dropou, botou, ficou muito profundo e saiu na frente de John John, para um 9,93 - ampliando ainda mais sua liderança.




Jamie O''Brien (HAV) no Volcom Pipe Pro 2012foto: Brian Bielmann



Um minuto para tocar a buzina de fim de bateria... John John remou até O'Brien e lhe deu os parabéns, em seguida, faltando 15 segundos, uma linha escura no horizonte chamou sua atenção. Uma onda formava-se no reef de Pipeline, John John remou com muita garra, era a última chance de passar O'Brien, a onda armou toda para Backdoor, Florence dropou apostando tudo ou nada, ficou totalmente escondido e deep no tubo, e quando muitos acharam que ele não sairia, lá estava, saiu no limite para reivindicar seu 9,33 e o prêmio de $20.000.


John John Florence (HAV) na onda que lhe rendeu o título do Volcom Pipe Pro 2012foto: Brian Bielmann.

Menos de oito semanas atrás, Florence perdia de forma similar em Pipe para o 11X campeão mundial Kelly Slater, durante o Pipe Masters. A vitória de hoje parecia realinhar a trajetória do garoto de 19 anos de idade, que aparece neste momento a tempo de ser destinado como surfista profissional com uma das carreiras mais promissoras.

"Eu já considerava-me fora do lugar mais alto", disse Florence. "Kai e Jamie ambos tinham noves. Eu não posso acreditar. Aqui em Pipe tudo pode acontecer!"

"Com 40 segundos para o fim eu nem estava pensando nisso. Eu já estava falando, yeah Jamie, parabéns, eu ganhei no ano passado e estou feliz por você. Então eu me virei e lá vinha uma série muito boa, eu nem sequer sabia se ele estava vindo atrás, só remei e pensei no tubo. Eu estava remando para ir à esquerda, mas backdoor era a melhor opção, então pensei vá para a direita, e fique o mais deep possível nela. E aconteceu, foi um passeio selvagem!"

"O ano passado me deu muita confiança para esse ano. Este é o primeiro campeonato do ano e eu tenho mais confiança de novo. Tanta coisa aconteceu no ano passado, a qualificação para o WT, mudando minha forma de surf... Eu estou tão feliz agora! "

De volta à praia, O'Brien e Florence apertaram as mãos e O'Brien deu um cascudo na cabeça de John John.

"Cara, eu sinto que você acabou de me jogar para fora do carro antes de chegar em casa", disse O'Brien. "Eu vou entrar e roubar o troféu de você no meio da noite," ele riu.

Nove anos mais velho do que John John, O'Brien tem sido o homem a ser batido em Pipe, tendo já vencido muitos campeonatos lá, como: Pipe Masters, Backdoor Shootout, e múltiplos Volcom Pipe Prós. Mas Florence está rapidamente alcançando as pontuações de Jamie.

"Dói", disse Jamie, segurando o cheque vice-campeão de $10.000. "Você acha que vai ganhar e você não ganha. Mas está OK. Eu tirei algumas notas muito boas e senti que fiz um grande desempenho. Para mim, isso significa tudo. Eu tive um grande momento, finalmente consegui um bom ritmo em meu último par de baterias. Diverti-me e foi um bom dia. "

O'Brien apareceu para brincar com Pipeline hoje, quando pegou um tubo em pé e de base trocada. Mas, enquanto ele faz com que pareça mais fácil para todo mundo, ele foi rápido em admitir, "as coisas não são sempre como elas podem parecer." - daí o credo que Pipeline é para guerreiros.

"Pode parecer fácil, mas algumas das coisas que acontecem com você debaixo d'água durante uma vaca é realmente intenso e assustador. Ser pego de dentro para fora, você é arrastado, tem que subir o leash... - é um monte de trabalho lá fora".

Terceiro lugar na final foi Kai Barger e Nate Yeomans ficou em quarto.

Outros que merecem mencionamento digno: o Top australiano Mitch Coleborn, e o ex-campeão de Pipe, Bruce Irons, que mostrou um retorno fantástico esta semana e perdeu nas semi-finais.

A partir dos resultados de hoje, os surfistas seguintes ganharam um lugar na primeira rodada do Pipe Masters 2012: O'Brien, Kai Barger, Billy Kemper (Maui), Flynn Novak (Oahu), Fred Patacchia (Oahu), Kalani Chapman e Bruce Irons. Florence já está de qualquer modo no Pipe Masters, pois está no tour de elite da ASP.

Hoje também premiado foi o "Todd Chesser Hard Charger Sportsmanship Award" - dado à Carlos Muñoz (Costa Rica) que postou uma nota 10 perfeita nas primeiras rodadas e terminou o evento em nono lugar.

A Volcom apresenta um outro evento esse ano que promete muita coisa boa, é o Volcom Pro Fiji, 03-15 junho - o quarto dos 11 eventos que compõem o ASP World Tour.

Álbum com 65 fotos do evento

RESULTADOS:

FINAL

1 - John John Florence (HAV) 19.93pts, $ 20.000 dólares
2 - Jamie O'Brien (HAV) 19.40pts, $ 10.000
3 - Kai Barger (HAV) 18.20pts, $ 6.500
4 - Nathan Yeomans (CA, EUA) 7.57pts, $ 5.500

SEMI FINAL
B1: Jamie O'Brien (HAV) 17.77pts; Kai Barger (HAV) 17.10pts; Billy Kemper (HAV) 7.90pts; Tanner Hendrickson (HAV) 5.10pts
B2: John John Florence (HAV) 13.56pts; Nathan Yeomans (EUA) 12.83pts; Bruce Irons (HAV) 12.40pts; Jonathan Gonzalez (CNY) 7.44pts

QUARTAS
B1: Billy Kemper (HAV) 12.00pts; Jamie O'Brien (HAV) 11.87pts; Tim Reyes (EUA) 9.10pts, Gabe Kling (EUA) 6.63pts
B2: Kai Barger (HAV) 14.66pts; Tanner Hendrickson (HAV) 14.50pts; Flynn Novak (HAV) 10.83pts; Fredrick Patacchia (HAV) 3.63
B3: Nathan Yeomans (EUA) 13.27pts; Jonathan Gonzalez (CNY) 12.50pts; Carlos Munoz (CRI) 11.50pts; Kalani Chapman (HAV) 4.77pts
B4: John John Florence (HAV) 16.34pts; Bruce Irons (HAV) 13.00pts; Alexander Cinzento
(EUA) 8.40pts, Mitchel Coleborn (AUS) 4.84pts

Nenhum comentário:

Postar um comentário