terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Gabriel Medina pronto para o Hang Loose em Noronha


Por: Renato de Alexandrino - link fonte: 


Gabriel Medina no Hang Loose Pro Contest em Fernando De Noronha - PEfoto: Daniel Smorigo (ASP)


Tradição, beleza natural, ondas tubulares. Disputado já há 26 anos - 12 deles na paradisíaca Fernando de Noronha - o Hang Loose Pro Contest reúne os ingredientes perfeitos para a abertura da temporada do surfe no Brasil.



O campeonato começa nesta terça-feira abrindo também, para valer, o Circuito Mundial, já que é a primeira etapa de peso na divisão de acesso, valendo importantes pontos para quem busca um lugar ao sol - no caso, o World Tour (WT), a elite do surfe mundial - em 2013.

A tradição abre espaço para a modernidade este ano em Fernando de Noronha. O cabeça de chave número 1 do campeonato, que é disputado nas tubulares ondas da Cacimba do Padre, é o paulista Gabriel Medina, maior revelação do surfe brasileiro nos últimos anos e famoso por suas manobras aéreas.

Mais novo que o evento
Com 18 anos completados pouco mais de um mês atrás, Medina nem sonhava em nascer quando o Hang Loose foi disputado pela primeira vez, em 1986, na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Quando o campeonato se mudou para Fernando de Noronha, em 2000, o paulista ainda era apenas uma criança dando suas primeiras batidas sobre uma prancha de surfe. Hoje, é o favorito absoluto à vitória na ilha e a principal esperança de um inédito título mundial de surfe para o Brasil.


Luel Felipe - Hangloose Noronha 2011foto: Daniel Smorigo.

- Com certeza este é um campeonato diferente. Já são 26 anos de história, eu não era nem nascido quando ele começou a ser disputado! As ondas em Fernando de Noronha são boas e vai ter muita gente boa, os melhores do mundo estarão competindo - diz o jovem Gabriel Medina.

Apelidado de "Medina Airlines" no World Tour pela facilidade com que decola e completa aéreos que tirariam do lugar a coluna de muitos surfistas, Gabriel Medina já provou, porém, que não é um competidor de uma manobra só. Depois de vencer a etapa do WT em São Francisco, na Califórnia, mostrando força nas rasgadas e batidas de backside (de costas para a onda), o paulista calou a boca de muitos críticos que duvidavam de sua capacidade em se dar bem nas grandes e temidas ondas de Pipeline, no Havaí. Na etapa final do WT do ano passado, em ondas que passavam dos quatro metros, Medina mostrou segurança, passou várias baterias e só foi eliminado nas quartas de final do evento, saindo aplaudido.

Na Cacimba do Padre, ele terá mais uma oportunidade para mostrar que, além de voar alto, sabe entubar fundo.

- Já fui para Fernando de Noronha três vezes e vou tentar fazer meu melhor. Treinei muito para o campeonato. Costumo surfar em Paúba e Maresias (no litoral Norte de São Paulo) e elas funcionam bem como treino para Fernando de Noronha, porque também são ondas fortes e cavadas - revela o paulista de São Sebastião.

Surfistas de 16 países
Após a competição em Fernando de Noronha, Gabriel Medina não terá descanso. Ele viaja direto para a Austrália, já pensando na etapa de abertura do WT, na Gold Coast.

"Vou chegar uma semana antes para me acostumar com a onda. A expectativa é muito boa para minha primeira temporada completa no WT. Vou tentar fazer meu melhor."




Alejo Muniz campeão do Hang Loose Pro Contest Noronha 2011foto: Daniel Smoringo.



Além de Gabriel Medina, o Brasil terá ainda em Noronha outros nomes que disputam o World Tour, como Heitor Alves, Miguel Pupo e Raoni Monteiro. Campeão no ano passado, o catarinense Alejo Muniz ainda se recupera de uma lesão e está fora do campeonato. Surfistas de outros 15 países também estão inscritos buscando os pontos da etapa, de nível Prime no circuito, com destaque para os gêmeos americanos CJ e Damien Hobgood, integrantes do WT. O Hang Loose Pro termina no próximo domingo, dia 12.


Nenhum comentário:

Postar um comentário