segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

New Zealand 2011 - A VOLTA.


por: Roberta Mayanah (Fotografa e Jornalista de Esportes Radicais)  - 19/12/11 - 20:25.


 Chegada em Raglan. - foto: Arq Pessoal.

Na verdade moramos na Nova Zelândia de novembro 2005 a fevereiro 2007 e agora decidimos fazer uma viagem de volta ao tempo para rever amigos, lugares e as Ondas da ilha norte deste Pais.

A maioria das pessoas que moram aqui na Austrália, imigrantes de outros Países, não costumam optar em visitar a Nova Zelândia, porque alem de ser fria e também caro. O dólar Neo Zelandês tem quase o mesmo valor do dólar Australiano tornando assim a viagem um pouco dispendiosa.
Sabíamos que teríamos os ventos a nosso favor pelo fato de saber os caminhos mais econômicos e a tranquilidade de percorrer as costas Oeste e Leste da ilha norte sem perder tempo e dinheiro.


Visual do Point Manu Bay em Raglan - foto: Roberta Mayanah.


A nossa jornada começa em "Raglan" na região de Waikato. Esta região e conhecida inter nacionalmente pela tribo do Surf por oferecer ótimas Ondas.
Fomos direto do aeroporto de Auckland ( com a nissan stationwagon que alugamos ) debaixo de chuvas e vento forte para "Manu Bay" em Raglan.

New Zealand, " A nossa casa mãe " como nos a chamamos por ter nos acolhido muito bem no passado, nao nos decepcionou parando as chuvas, abrindo o tempo e diminuindo muito a velocidade dos ventos.

Ali estava começando uma viagem inesquecível, sendo mais uma vez acolhidos pela nossa "casa mãe".

As previsões indicavam que durante toda a viagem encontraríamos boas Ondas percorrendo toda a ilha norte.



Tradicional Surf Shop em Raglan.- foto: Roberta Mayanah.


Os principais picos de Surf em Raglan são Manu Bay, Whale Bay e Indicators ( todos com fundos de pedras formados por erupções vulcânicas no passado ). Ondas perfeitas e longas podem ser surfadas aqui constantemente.

A área de Raglan tem sido habitada por pelo menos 800 anos e era originalmente conhecida no dialeto Māori como Whangaroa que significa "A busca do tempo". Para evitar confusão com outro lugar do mesmo nome, Whaingaroa, o nome Raglan foi adotado mais tarde. O nome atual "Raglan" foi adotado em 1858 em honra de Fitzroy Somerset, primeiro Lord  de Raglan, que era o comandante das forças britânicas na Guerra da Crimeia no passado.


Cultura Maori. New Zealand - foto: Roberta Mayanah..

Os primeiros europeus a se instalarem na área eram os James e Mary Rev Wallis que eram missionários Wesleyan que os Māori's locais abraçaram e acolheram em 1835. Os assentamentos europeus em grande escala de terras para pastagens começou a ser levado a sério há quase 20 anos depois da missão em meados dos anos 1850, após uma grande venda de terras por Chief Wiremu Neera Te Awaitaia.

A economia local de Raglan foi apoiada inicialmente por linho e exportação de madeira, estes foram seguidos pela agricultura e produtos lácteos que ainda são os principais pilares da área. Turismo e as artes  também contribuem de forma significativa para a economia atual.

A cidade foi o cenário para movimentos públicos e campanhas de desobediência civil na década de 1970. Durante a Segunda Guerra Mundial o governo da Nova Zelândia tomou terras ancestrais locais dos proprietários indígenas Maori para construir um aeroporto militar. Quando estas terras deixaram de ser necessárias para fins de defesa, parte da terra, um bloco de 62 acres (250.000 m2), tornou-se o campo de golfe público de Raglan.

Houveram protestos generalizados e tentativas para reocupar a terra, em 1978, 20 manifestantes  Māori foram presos na areá do buraco nove do campo de golfe. O terreno acabou por ser devolvido aos proprietários para se tornar um foco para locais de treinamento profissional e emprego de programas, bem como para o movimento da soberania Maori.

Acompanhada do Surfer Zezito Barbosa, sempre ligado nas direções dos swell's e dos ventos numa jornada em busca das Ondas, iniciamos pela costa Oeste em Raglan na regiao de Waikato, passando por New Playmouth na regiao de Taranaki e Wellington na regiao de Cook strait.



Zezito - Nova Zelândia - foto: Roberta Mayanah.

Seguindo para a costa leste em Castle Point ainda na regiao de Cook straits, depois Hastings e Napier na região de Hawks Bay, passando por Gisborne na região de Gisborne, seguindo para Tauranga (Mount Manganui) na região de Bay of Plenty e por fim Coromandel na região de Coromandel. Milhares de praias lindas, com boas Ondas sem crowd, Paraíso para os verdadeiros surfistas de alma.... Em varias ocasiões o Zezito Barbosa surfou sozinho ou na companhia de mais dois Surfistas dentro d'agua...

Galeria de Fotos
Roberta Mayanah - Nova Zelândia.

 





















Zezito Barbosa em Indicators. Raglan  - fotos: Roberta Mayanah












Nenhum comentário:

Postar um comentário