terça-feira, 3 de setembro de 2013

2ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2013 - Itim Silva é campeão.

Por: George Noronha

Pódio Profissional da 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2013foto: Lima Jr

Durante os três dias da competição 209 atletas se enfrentaram para definir os nomes dos grandes campeões da etapa e os líderes do circuito após duas etapas. O grande campeão da Profissional foi o cearense voador Itim Silva, que não economizou no arsenal de manobras chegando a cravar um 9.0 na última e mais importante bateria do evento levando a torcida a loucura. Com o resultado Itim pula para a terceira colocação do ranking enquanto o tetracampeão estadual Edvan Silva, é o novo líder do circuito após duas etapas.

UM SHOW AÉREO
Os melhores surfistas em atuação no estado protagonizaram grandes duelos garantindo o espetáculo para as centenas de espectadores que lotaram a praia. Nomes como Pablo Paulino, Bicampeão Mundial Pro Junior, Michel Roque, Dunga Neto, José Milton, Betinho Rosa, Adilton Mariano, Diego Mendes etc. transformaram as ondas da Taibinha em uma verdadeira pista de decolagens e pousos arrancando gritos e aplausos do público presente.

Mas, o show não ficou por conta apenas dos profissionais. Os amadores fizeram jus à categoria e com muito talento, mostraram que realmente surfam por amor. A mais importante de todas as categorias em disputa foi a Open, vencida nos últimos segundos pelo local da Praia da Leste-Oeste, Thomas Demétrio, que conseguiu uma virada espetacular na sua última onda para faturar mais um título para sua coleção.

E apesar do grande número de categorias amadoras, 13 ao todo, algumas delas merecem destaque.

Começando pela Mirim que levantou a torcida com a atuação irretocável do talento local Rafael Tigrão que mostrou estar atualizado com as manobras mais modernas do surf contemporâneo protagonizando um show à parte. Foi dele a maior nota do evento, um 9,25.

Na Longboard a disputa foi marcada pelo duelo entre Geraldo Lemos e Marcelo Bibita. Melhor para Geraldinho, que virou na regressiva em cima de Bibita, virtual campeão até os segundos finais da bateria, mas que acabou tendo de se contentar com a segunda colocação.

Outra grande disputa ficou por conta dos Masters, também com direito a virada nos segundos finais. Dessa vez o duelo foi entre Sérgio Ricardo e Rogério Dantas, que encontrou a onda salvadora na sua última chance e não desperdiçou, arrancando das mãos de Ricardo o título da etapa.

Outro momento marcante desse evento foi o desabafo de Yanca dos Santos, vice-campeão da categoria Open Feminino, a mais importante entre as meninas. Visivelmente emocionada, logo depois da confirmação do resultado, a atleta agradeceu à Deus pela vitória de sua irmã e a seus pais por insistirem e nunca desistirem do seu sonho de ser surfista profissional, mesmo ela estando há cinco anos sem patrocínio. Todos os presentes se emocionaram e aplaudiram calorosamente ao término de suas palavras.

Destaque também para o representante da novíssima geração, Kauã Lima, que venceu duas categorias, Infantil e Iniciante, para o potiguar Deyvisson Santos, que faturou a Júnior e para Yanca Costa, que levou a Feminino Iniciante.

Já entre os veteranos, os destaques ficaram por conta de Cardoso Júnior, vencedor da Kahuna e Juvemar Silva, campeão da Sênior.

Durante três dias a Praia da Taíba viveu o sonho do surf em um campeonato que irá ficar na memória dos amantes do surf por muito tempo. Se na praia o campeonato de surf agitava todos que procuravam sol e calor, nas praças e ruas o clima era de carnaval fora de época, com o agito das atrações culturais do XIV Festival do Escargot e Frutos do Mar. O ponto alto do festival foi a apresentação do artista maranhense Zeca Baleiro, que levou milhares de pessoas para a praça gastronômica, montada no Centro da cidade e congestionou as ruas da pequena vila de pescadores na noite do sábado.

Muita gente bonita, show de surf, boas ondas, cultura, gastronomia, arte, sol e muita diversão. Esses foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma etapa do certame cearense de surf que agora vai para a Praia do Iguape no mês de novembro e promete esquentar as disputas para a definição dos títulos dos campeões do Circuito Cearense de Surf 2013.

A 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2013 – TCHELE BRAW Apresenta SURFBEAT SURF PRO, contou com o patrocínio do Governo do Estado (Através da Sesporte) e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante (Fazendo parte integrante do Festival do Escargot). Apoio: Pranchas Coopsurf, D’Cofibras, Teccel, AKST e Reggae Club. Promoção e realização Top 16 Promoções e Federação Cearense de Surf.


RESULTADOS

Profissional

1º Itim Silva
2º Edvan Silva
3º Paulo Emrique
4º Daniel Bezerra

Open

1º Thomas Demétrio
2º Luiz Silva
3º Paulo Emrique-RN
4º Marcos Otávio

Junior

1º Deyvisson Santos-RN
2º José Gutembergue
3º Janninfer de Sousa
4º Rafel Venuto

Mirim

1º Rafael Tigrão
2º Davi Sobrinho
3º Ronaldo de Souza
4º Rivaldo de Souza

Feminino Open

1ª Larissa dos Santos
2ª Yanca dos Santos
3ª Taís Moraes
4ª Yanca Costa

Feminino Iniciante

1ª Yanka Costa
2ª Vitória Rodrigues (RN)
3ª Letícia Cavalcante
4ª Juliana Sousa
5ª Kilvia Cardoso

Longboard

1º Geraldo Lemos
2º Marcelo Bibita
3º Mardônio Chanel
4º Clézio Augistinho
5º Kiko Mendes

Senior

1º Juvemar Silva
2º Rocha Filho
3º Alexsandro Nogueira
4º Alexandre Rodrigues

Master

1º Rogério Dantas
2º Sérgio Ricardo
3º Alexsandro Nogueira
4º Alexandre Rodrigues

Kahuna

1º Cardoso Júnior
2º Marcelo Bibita
3º Roberto Belga
4º Jorge Gringo
5º Wladimir Lobo

Iniciante

1º Raoni Ribeiro
2º Gabriel Alves
3º Davi Sales
4º João Vitor

Infantil

1º Kauã Lima
2º João Victor
3º Lucas Bezerra
4º Luiz Felipe

Open Local

1º Airton Bambam
2º Rafael Tigrão
3º Wemerson Martins
4º Valdo Silva

Estreante Local

1º Jackson de Sousa
2º Pablo
3º Loirinho Odeciano
4º Wagner Prata

RANKING após duas etapas

Profissional

1º Edvan Silva
2º Artur Silva
3º Itim Silva
4º Michel Roque

Open

1º Luiz Silva
2º Patrick Souza
3º Marcos Otávio
4º Ramone Matias

Junior

1º Rafael Venuto
2º Luiz Silva
3º Rafael Tigrão
4º Jhone Fran

Mirim

1º Davi Sobrinho
2º Ronaldo de Souza
3º Rafael Tigrão
4º Francisco Lailson

Feminino Open

1ª Thais Moraes
2ª Yanca dos Santos
3ª Larissa dos Santos
4ª Yanca Costa

Feminino Iniciante

1ª Yanca Costa
2ª Letícia Cavalcante
3ª Kilvia Cardoso
4ª Juliana Sousa

Longboard

1º Geraldo Lemos
2º Marcelo Bibita
3º Mardônio Chanel
4º Jhone Quest

Senior

1º Juvemar Silva
2º Alexandre Rodrigues
3º Alexsandro Nogueira
4º Emanoel de Souza

Master

1º Sérgio Ricardo
2º Rogério Dantas
3º Alexandre Rodrigues
4º Alessandro Nogueira

Kahuna

1º Cardoso Júnior
2º Marcelo Bibita

Iniciante

1º Davi Sales
2º Matheus Ramos
3º Gabriel Alves
4º Raoni Ribeiro

Infantil

1º Luiz Felipe
2º João Victor
3º Thiago Eduardo
4º Cauã Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário