terça-feira, 20 de abril de 2010

2ª Etapa do Circuito Blue Touch Eco Surf da Amazônia .

Autor: redação SurfPE - por: Denis Sarmanho -

http://www.craud.net - 20/04/10 - 20:00



Estrutura do evento na Praia do Atalaia fotos: Denis Sarmanho www.Craud.net.

Com cerca de setenta atletas inscritos, divididos em seis categorias, foi realizado com grande sucesso na praia do Atalaia, no município de Salinópolis, no Pará, a 2ª etapa do Circuito Blue Touch Eco Surf da Amazônia.

Etapa está, que soma importantes pontos para o ranking paraense de surf, e apesar das ondas estarem com no máximo meio metrinho nas melhores séries em alguns momentos da maré cheia, a formação boa permitiu um bom desempenho dos atletas, que esforçaram-se ao máximo procurando as partes críticas das melhores ondas para manobrarem com radicalidade buscando uma maior pontuação.

Quem soube fazer a leitura das ondas certinho, esperar pelas boas séries, virar com bastante velocidade após a primeira manobra, e partir para uma segunda manobra aproveitando as ondas ao máximo, conseguiu um maior score em sua pontuação final, seguindo adiante na competição.

A experiência e o tempo de 'kilometragem' nas costas, conta muito neste tipo de onda, e o que se viu no pódio da categoria Open foram justamente os atletas mais experientes do Pará, e o também experiente atleta de Algodoal, Luis Carlos 'magali', que conseguiu assimilar o que os juízes queriam ver e chegou com méritos a grande final.

Rogerio Barros batendo Forte - fotos: Denis Sarmanho www.Craud.net.

Vale ressaltar que atletas como Ricardo Barros, Rodrigo Barros, Rafael Corrêa e Mário Silva, também surfam muito nestas condições, mais pecaram pela escolha de ondas e um maior preparo físico, leia-se alongamentos e flexibilidade, o que também é fundamental nestas condições, apesar de que muitas vezes o mar não ajudou muito, pois, bateria de competição se conta no tempo, e quando não vem a série, a espera e dolorosa, e o que fica mesmo é o gosto amargo da derrota.

Parabéns as lojas Blue Touch, na figura de seu proprietário Alex Dias Cavalcante que não vem medindo esforços para realizar o Circuito, e com isso elevar o surf paraense a um nível onde nós já outrora estivemos. O atleta Sandro Rogério, campeão da etapa, já representou no passado, o Pará, em competições do Circuito Brasileiro de Surf Amador com grande destaque.

Sinopse das baterias:

OPEN

Na final da categoria Open, o que se viu foi um show de manobras com pressão entre os locais de Salinas, Sandro Rogério e Rogério Barros, Luis Carlos de Algodoal e Sérgio Roberto irmão de Sandro, também de Salinas.

Sandro imprimiu um ritmo forte na bateria largando na frente e dominando a bateria do começo ao fim, fazendo boas ondas até a beira, variando com batidas 'meio dia' e rasgadas potentes nas faces das marolas que assolaram a final, porém Rogério Barros e Luis Carlos travaram uma disputa onda a onda pela segunda colocação o que deixou a final mais emocionante ainda, com os dois atletas desferindo belas rasgadas e finalizando as ondas com batidas na junção, dando trabalho para a comissão técnica.

Rogério Barros fazendo melhores médias, levou a segunda colocação, e a outra prancha oferecida na Open, deixando o grande destaque do evento Luis Carlos em terceiro. Sérgio Roberto fez mais uma final e ganhou importantes pontos para se manter entre os melhores do circuito, apesar do equipamento sucateado, ficando em quarto e encontrando dificuldades para impor seu melhor surf nas ondas que já baixavam de tamanho no decorrer da vazante.

A briga agora deverá ser boa, pois com os 1000 pontos somados de Sandro Rogério, varios atletas poderão alcançar a liderança com a somatória da terceira etapa, que está prometida para acontecer também na praia do Atalaia.

Vale ressaltar a participação de varios atletas de Marudá e de Algodoal, com destaque para os atletas Luis Carlos 'magali', da Open, e Anderson 'caxito' da Mirim ambos locais da ilha de Algodoal, e que há algum tempo não emplacavam representantes em finais de uma etapa do paraense. E agora figuram como atletas fortes em baterias de competição nas suas respectivas categorias.

FEMININA

Outra final que vale a pena comentar foi a da categoria Feminina, com Dayse Costa sagrando-se a vencedora. A atleta é capa do site CRAUD e ilustra atualmente nosso tópico TALENTOS.

Dayse também saiu pontuando na frente, fazendo uma onda da série até a beira e venceu com méritos atletas com mais experiência, como a favorita Thaís Oliveira que ficou em segundo, que sem concentração entrou atrasada em varias ondas do seriado e não pontuou o suficiente para vencer, podendo ter revertido o resultado a seu favor e abraçado o título do circuito. A novata Jamile Noronha ficou em terceiro e já se projeta nas competições, com Laura Vicuña, outra experiente atleta ficando em quarto e sendo prejudicada pelo tamanho das ondas. Dayse recebeu uma prancha zerada como premiação, o que deve melhorar em muito suas performances daqui para frente.

As duas finalistas Dayse Costa e Thais Oliveira são favoritas ao título e chegam a terceira etapa com a mesma pontuação, ambas as atletas tem um 1º, e um 2º lugar. Portanto a terceira e decisiva etapa do Circuito Blue Touch Eco Surf da Amazônia será certamente de grandes emocões.

JUNIOR

Na final Júnior, Marcelo Rodrigues achou as valas de melhor tamanho e guardou varias manobras de impacto no 'bolso da onda', ficando em primeiro e ganhando o prêmio maior, a pranchinha zeradinha, equipando-se para o resto do ano. César Moraes atual campeão da categoria no 'paraense', vinha confiante na competição, não se encontrou na final e amargou a quarta colocação, perdendo preciosos pontos para os dois atletas da Mirim Nayson Silva que ficou em segundo e Rogério Costa que ficou em terceiro. Concentração é uma das armas de um bom competidor, e César não trabalhou este fundamento e agora vai ter que correr atrás nesta categoria que vem sendo dominada por Marcelo Rodrigues. O salinense Marcelo Rodrigues é o primeiro campeão antecipado do circuito Blue Touch, pois com duas vitórias em um circuito de três etapas não há como ultrapassar os 2.000 pontos somados pelo atleta.

MIRIM

Na Mirim, as condições eram ideais, com séries de 01 pé (0,30 cm), perfeitas e abrindo na rasa bancada, favorecendo surfistas que possuíam um maior índice técnico nesta categoria. Porém como valia uma prancha nova, os garotos também travaram uma grande disputa, e o favorito Nayson Silva teve que levar a sério e deixar de lado as constantes brincadeiras durante a competição e suar a lycra para poder vencer outra pedreira de Algodoal chamado Anderson 'caxito' que veio para ganhar, fazendo boas manobras e ficando em segundo, na frente de dois locais fortes do Atalaia. Rogério Costa ficou em terceiro, mais já demonstra um melhor aproveitamento e uma evolução em seu surf, pois executou manobras boas, consequentemente fazendo também boas médias. Hiago Muniz que já precisa trocar o equipamento se quiser seguir junto da elite paraense da categoria, ficou em quarto, mais também conseguiu manobrar no critério, apesar da prancha não ajudar muito em seu desempenho. Nayson também soma 2.000 pontos e pode ser considerado campeão Mirim do circuito Blue Touch Eco Surf da Amazônia.

O Circuito Blue Touch Eco Surf da Amazônia finaliza com apenas três etapas e Nayson Silva e Marcelo Rodrigues são os dois atletas que já colocaram a mão no título do Circuito em suas respectivas categorias. Portanto estes dois atletas podem comemorar o fato de serem campeões do primeiro circuito patrocinado e realizado pelas lojas Blue Touch, junto com a Federação.

UNIVERSITÁRIO

Na Universitário, Lucas grecco um dos favoritos ao título do circuito e da etapa, perdeu por WO. chegando na praia após sua bateria ter acontecido, com Vitor Siqueira, outro favorito também ficando para trás em sua bateria, deixando o caminho livre para Boris Faro levantar o caneco pela primeira vez, seguido de Gustavo Meira em segundo, Augusto Corrêa em terceiro debutando em uma competição de surf e André Felipe em quarto. Boris agora chega junto e promete lutar pelo título do circuito, somando 1000 pontos e assumindo a liderança.

PETIT

A Petit foi mista e contou com quatro finalistas, sendo dois garotos e duas garotas se enfrentando nas marolas que ainda rodavam na série. A vitória coube a Jadson Noronha que saiu pedalando para casa em sua 'bike' nova, deixando em segundo sua irmã Jade Noronha, em terceiro Vitor Gabriel, e em quarto Nailton Costa, todos novatos, nesta também nova categoria em disputa.

O Circuito Blue Touch Eco Surf da Amazônia etapa de Salinópolis, contou com o Patrocínio do Shopping Pátio Belém, OAKLEY e Lojas Blue Touch.

Contou também com o apoio da SEEL- Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, Prefeitura de Salinópolis, Azevedo Barbosa Consultoria de Imóveis, Bullys, Target Comunicação, ONG NOOlhar, Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense, Mídia Eventos e Site CRAUD.

Realização: BLUE TOUCH BOARDRIDING DIVISION E FEPASURF.

Cobertura Oficial: www.Craud.net

RESULTADO:

Categoria Open

1º Sandro Rogério- Sal.
2º Rogério Barros- Sal.
3º Luis Carlos Magali- Alg.
4º Sérgio Roberto-Sal.

Categoria Júnior

1º Marcelo Rodrigues- Sal.
2º Nayson Costa- Sal.
3º Rogério Costa- Sal.
4º César Moraes- Sal.

Categoria Mirim:

1º Nayson Costa- Sal.
2º Anderson Caxito- Alg.
3º Rogério Costa- Sal.
4º Hiago Muniz- Cap.

Categoria Universitário

1º Boris Gonçalves- Bel- UNAMA
2º Gustavo Meira- Bel- FAP
3º Augusto Corrêa- Bel- FAP
4º André Felipe - Bel- CESUPA

Categoria Feminino

1º Dayse Costa- Sal.
2º Thaís Oliveira- Sal.
3º Jamile Noronha- Sal.
4º Laura Vicuña- Sal.

Categoria Petit (Até 10 anos/ Masc. e Fem.)

1º Jadson Noronha- Sal.
2º Jade Noronha- Sal.
3º Victor Gabriel- Sal.
4º Nailton Costa- Sal.


Um comentário:

  1. campeonato foi uma maravilha em estrutura, faltou só as ondas.. deixo aqui minha sujestao que para o proximo circuito tenha a categoria pranchao.... aloha!

    ResponderExcluir