terça-feira, 9 de março de 2010

SELETIVA PETROBRAS 2010 - PREVISÃO DE BOAS ONDAS.

Autor: redação SurfPE - por: JOÃO CARVALHO - 09/03/10 - 22:00 - fonte:

Cartaz da primeira etapa da seletiva Petrobrás 2010 - foto: reprodução.

Principal competição da Divisão de Acesso começa nesta quinta-feira na Praia do Rosa (SC). A primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de 2010 começa nesta quinta-feira com a lotação máxima de 144 participantes na Praia do Rosa, palco de abertura da principal competição da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro em Imbituba.

As grandes ondas geradas por um ciclone extra tropical que atingiram a costa catarinense no fim de semana já estão indo embora, mas deixa um rastro para o evento ser iniciado em boas condições. O campeonato vale decisivos 2.000 pontos na corrida pelas dez vagas para a etapa de estréia do Brasil Surf Pro 2010, a Divisão Principal do Circuito Brasileiro, nos dias 07 a 11 de abril na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).

o paulista Odirlei Coutinho, que vai defender o título de campeão da etapa de abertura da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino nesta semana na Praia do Rosa, em Imbituba (SC) - foto: FÁBIO MINDUIM (MAXSPORTS)

Na terça-feira, o mar ainda estava grande na Praia do Rosa e com um alerta do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE): “Um ciclone em deslocamento sobre o mar está perdendo força, mas ainda pode causar rajadas de vento mais intensas, de 50 a 80 km/h, nas áreas mais próximas das praias do litoral sul catarinense”. É onde fica a Praia do Rosa, que pelo terceiro ano seguido foi a escolhida para inaugurar a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.

O auge do swell (ondulação) foi durante a primeira etapa do Circuito Catarinense encerrada nesta segunda-feira na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Foi o sexto evento regional a computar pontos no ranking da Divisão de Acesso. A lista dos dez que vão completar o grupo dos 64 surfistas para o primeiro Brasil Surf Pro da história, será definida na semana que vem em Torres, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que recebe a terceira prova do Circuito Gaúcho.

No entanto, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino vale o dobro dos pontos destas duas etapas estaduais, sendo a competição mais importante do ranking de acesso do Circuito Brasileiro. O paulista Odirlei Coutinho venceu na Praia do Rosa no ano passado e ficou na frente durante toda a temporada, até se sagrar campeão brasileiro da Divisão de Acesso de 2009. Ele vem embalado por um bom resultado nas grandes ondas da “Joaca”, onde ficou em quarto lugar na grande final.

Enquanto Odirlei Coutinho defende o título de campeão da Seletiva Petrobras de Imbituba, o catarinense Jean da Silva é quem vai colocar a liderança do ranking de acesso em jogo na Praia do Rosa. Ele assumiu a ponta no fim de semana em Florianópolis, porém ambos já fazem parte da elite nacional do Brasil Surf Pro 2010 e não estão na briga pelas dez vagas para a etapa de Ubatuba.
O catarinense Jean da Silva, que vai defender a liderança do ranking da Divisão de Acesso do Brasileiro na etapa de abertura da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino nesta semana na Praia do Rosa, em Imbituba (SC). - FOTO: FÁBIO MINDUIM (MAXSPORTS).

No momento, por ordem de classificação, essa lista é composta pelo paulista Caio Ibelli (2.o no ranking), o uruguaio Marco Giorgi (7.o), que mora em Santa Catarina, os paulistas Saulo Junior (8.o) e Gilmar Silva (9.o), vencedor da etapa do Catarinense encerrada segunda-feira na Joaquina, o carioca Anselmo Correia (10.o), o catarinense Pedro Norberto (11o), o baiano Denis Tihara (12.o) e por mais três catarinenses, Diego Rosa (13.o), Gustavo Santos (16.o) e Alex Lima (17.o).

Isto porque, entre eles, tem sete que já são da elite do Brasil Surf Pro 2010, o líder Jean da Silva e Odirlei Coutinho (3.o lugar), além do baiano Bernardo Lopes (4.o), do catarinense Tomas Hermes (5.o), do cearense Márcio Farney (6.o), do catarinense Willian Cardoso (14.o) e do baiano Alandreson Martins (15.o). No entanto, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino pode provocar uma reviravolta neste ranking com os 2.000 pontos que serão disputados na Praia do Rosa.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS – Assim como nos outros anos, um dos diferenciais da Seletiva Petrobras são as ações sociais e em 2010 a grande campanha será a Doação de Alimentos, principalmente por parte dos próprios competidores. O limite de inscrições para a Praia do Rosa já está esgotado, com vários surfistas ficando numa lista de “alternates”, para substituir alguma improvável ausência.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino 2010 tem patrocínio exclusivo da Petrobras e produção da Max Sports, em realização conjunta com a ABRASP. Esta primeira etapa também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, da surfwear Lui Lui, da Fazenda Verde do Rosa, da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR).



Nenhum comentário:

Postar um comentário