Kanoa Igarashi, esse garoto vai longe - foto: Divulgação.
O fenomeno não é novo nem um exclusivo do surf. Há largos anos atrás, o Barcelona foi à Argentina buscar um menino de apenas 11 anos chamado Lionel Messi. O argentino atravessou o oceano Atlântico acompanhado pelos seus pais e não mais deixou a Catalunha.
Ao longo dos anos seguintes, cultivou o estatuto de pequena promessa do surf mundial, depois soube integrar-se na equipa sénior e transformar-se num dos melhores jogadores da actualidade. O seu talento foi bem protegido pelo Barcelona ao longo dos anos, que sabia da importância de uma formação equilibrada para o sucesso de Messi. Os resultados estão à vista. O Barcelona deu tudo a Messi - e agora é Messi quem quer dar tudo ao Barcelona.
Kanoa Igarashi tem 12 anos e acaba de ser contratado pela Quiksilver. Os porquês são relativamente simples: 30 vitórias nos campeonatos da NSSA deram ao miúdo uma aura de invencibilidade que poucos conseguiram até hoje. Depois há a pinta do miúdo de 12 anos de origem japonesa, o surf invulgarmente expressivo, e a aparente facilidade em lidar com as atenções.
É verdade que o surf tem as suas características muito próprias, mas também no mar se tem que acompanhar atentamente o talento bruto, moldá-lo e prepará-lo para os desafios competitivos que hão-de vir. A diferença é que o nome de Lionel Messi só começou a vender camisolas aos 17 anos, enquanto o jovem Kanoa já atingiu o estrelato em Huntington Beach e prepara-se para os próximos 9 anos da sua vida - até atingir a maioridade nos EUA - com um invulgar peso em cima.
O nome de Kanoa é hoje uma alavanca comercial da Quiksilver num mercado muitíssimo permeável, o que não deixa de levantar questões quanto ao aproveitamento do talento que Kanoa possui, invulgar mas ainda assim limitado, por oposição à evolução que dele se espera nos próximos anos.
Poderemos sempre argumentar que um talento como Kanoa não aparece todos os dias e que também não se vai eclipsar, mas, se a comparação com o futebol serve para alguma coisa, é para nos mostrar que o deslumbramento precoce e a exposição prematura aos holofotes da fama não é necessariamente garantia de sucessos futuros. A não ser que o Kanoa se queira ficar pelo freesurf, uma das maiores vantagens competitivas dos patrocinadores - haverá sempre lugar para o seu talento no line-up.
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