quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Raoni Monteiro - Satisfação ao público.


Por Raiana Monteiro - link fonte:
http://waves.terra.com.br/surf/noticia//satisfacao-ao-publico/56296#message
 Raoni Monteiro explica ausência do Pipe Masters. Foto: Arquivo pessoal.


Muitos fãs, amigos e seguidores do surfista Raoni Monteiro no World Tour questionaram a ausência do atleta na etapa de Pipeline, Hawaii.

Em reconhecimento a todas as manifestações positivas e todo o suporte dado ao atleta durante sua carreira, Raoni sentiu-se na obrigação de enviar uma resposta formal aos seus amigos e à imprensa.

Ele decidiu antecipar a sua volta ao Brasil antes do início da última etapa do World Tour por conta de uma série de fatores, e o desconforto que sentiu no joelho direito (lesionado em Fiji, no meio do ano) durante uma sessão de treinos foi definitivo para concretizar sua decisão.

Depois da etapa de Fiji, onde foi ovacionado por sua atitude go for it naquela onda memorável que resultou em seu afastamento das competições por três meses, Raoni passou por um processo de recuperação física que acabou por ajudá-lo psicologicamente.

Enquanto lutava contra a falta de patrocinador principal para custear suas despesas a fim de competir no circuito mundial, ficar de fora das etapas do Tahiti, da França e de Trestles (Califórnia) por conta dessa contusão fez com que ele relaxasse um pouco mais da pressão de buscar bons resultados.

 
Depois de sofrer contusão em Fiji, atleta de Saquarema retornou em grande estilo em Portugal. Foto: Divulgação Rip Curl Pro.

A consequência todos viram: retorno às competições em Portugal derrotando Kelly Slater, sequência de vitórias em cima dos badalados Jordy Smith e Julian Wilson, na Califórnia, e a conquista do respeito daqueles que já duvidavam do comprometimento do surfista.

Raoni chegou ao Hawaii relaxado e surfando com amor, como ele disse inúmeras vezes em entrevistas. Sem pressão, sem estresse, fica mais fácil trabalhar, só que o fato de não contar com um patrocínio principal para arcar com suas despesas diárias e passar mais de um mês no North Shore de Oahu pesou em sua decisão de adiantar seu retorno ao Brasil. Ele sentiu ainda um desconforto no joelho direito e não estava à vontade com esse conjunto de fatores.

Como Raoni estava aplicando um pedido para a vaga de injury wildcard por estar afastado por cerca de três meses do Tour, preferiu cuidar da saúde para começar 2013 com todo o gás. Não adiantaria forçar um Pipe Masters com dor só para mostrar a terceiros que ele estava ali. Existem decisões na carreira de um atleta que colocam um ponto de interrogação na cabeça de muitos críticos e fãs, mas achamos que a decisão de Raoni de voltar para casa mais cedo foi acertada.

Ele já deu continuidade ao processo de recuperação física, com consulta médica e treinamentos funcionais e cardiovasculares. Precisa apenas fortalecer a musculatura para dar o suporte necessário ao joelho direito.

O ano de 2013 está logo ali e o Raoni poderá proporcionar aos espectadores do World Tour performances que correspondem 100% ao seu talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário