quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mahalo Bahia Festival Surf 2012 - Rudá vence e os pernambucanos Pedro Lima e Gabriel Farias fazem a final.


Por: Yordan Bosco - link fonte:

Mahalo Bahia 2012, Itacimirim, Camaçari (BA). Foto: Fabriciano Júnior.


Com ondas pequenas e boa formação, o surfista Rudá Carvalho, 24 anos, venceu, na tarde desta terça-feira (8/7), a primeira etapa do Circuito Baiano de Surf Profissional, na praia do Hotel, em Itacimirim, município de Camaçari (BA).



Pedro Lima, Mahalo Bahia 2012, Itacimirim, Camaçari (BA). Foto: Fabriciano Júnior.


Ele totalizou 14,85 pontos na vitória sobre o surfista de Canavieiras Aurélio Santana (12,55) e os pernambucanos Gabriel Farias (11,4) e Pedro Lima (7,70), em uma disputas cheia de reviravoltas, em tarde de sol e muito vento.

A abertura do Baiano Profissional fez parte do Mahalo Bahia Festival Surf 2012, que segue até o próximo domingo e terá ainda mais três competições nacionais. Na quarta e quinta acontece a segunda etapa do Brasileiro de Surf Master e de sexta  a domingo é a vez da quarta etapa do Brasileiro de Longboard e da segunda etapa do Brasileiro de Stand Up.



Halley Batista, ficou com a quinta colocação no Mahalo Bahia 2012, Itacimirim, Camaçari (BA). Foto: Fabriciano Júnior.


Depois de levar a virada de Aurélio Santana e precisar fazer uma nota 5,10 nos cincos minutos finais, Rudá Carvalho achou uma onda boa e manobrou forte para fazer 7,70 pontos e juntar a um 7,15.

Esta foi a segunda prova do baiano consecutiva vencida pelo ilheense, que em dezembro havia conquistado a última etapa do ano, tornando-se campeão estadual de 2011.



Rudá Carvalho, Mahalo Bahia 2012, Itacimirim, Camaçari (BA). Foto: Fabriciano Júnior.


“Estou muito feliz. Foi uma vitória difícil, contra excelentes atletas, mas graças a Deus deu tudo certo”, comemora o campeão.

Sobre o desgaste de correr todas as baterias em um só dia, Rudá Carvalho destacou o trabalho de preparação física que vem fazendo.

“Pela falta de provas no calendário brasileiro e pelo fato do circuito baiano começar só em julho, posso dizer que estou um pouco sem ritmo. Mas o treinamento funcional que faço na academia Complexo B me ajudou muito e compensou".

O baiano Aurélio Santana não vendeu barato a vitória e deu muito trabalho a Rudá.  Com manobras modernas, ele levantou arrancou gritos da galera na praia, principalmente na sua 10ª onda, quando deu um aéreo rodando.



Gabriel Farias, Mahalo Bahia 2012, Itacimirim, Camaçari (BA). Foto: Fabriciano Júnior.


Méritos também para o talentoso Gabriel Farias, de 16 anos, e para o experiente Pedro Lima. Farias foi campeão, no último domingo, da etapa baiana do Brasileiro Amador, em Ilhéus, na categoria Junior.

Quarta começa briga pelo Brasileiro Master Amanhã é a vez dos sufistas com mais de 35 anos entrarem na água para brigar pela segunda etapa do Circuito Brasileiro.

Uma das principais estrelas do Master é o baiano Armando Daltro. Integrante da elite do surf mundial por sete anos e campeão do circuito de acesso (WQS) no ano 2000, Daltro ocupa a segunda colocação no ranking brasileiro e pode assumir a ponta em Itacimirim, se ficar na frente do líder, o paraibano Paulo Germano.

Outros baianos cotados no evento são os líderes das categorias Grand Master (a partir dos 40) e Kahuna (a partir dos 45), Takito Adachi e Gabriel Macedo, e o também ex-integrante da elite do surf mundial Christiano Spirro.

Armando Daltro representará o país do mundial da categoria que acontece neste mês, na Nicaragua.

“O Master tem uma grande diferença do surf profissional porque a pressão é muito menor. É mais uma confraternização, onde encontramos vários amigos de todo o Brasil”, explica Daltro.

“Mas, quem foi competidor sempre vai buscar as vitórias. Tô bem tranquilo, mas vou com tudo pra vencer. Vamos ver no que vai dar”, alerta o atleta, que atualmente preside a Federação Baiana de Surf (FBSurf).

*Confira galeria de fotos e mais informações nas nossas próximas atualizações.

Final

1 Rudá Carvalho (BA) 14.85
2 Aurélio Santana (BA) 12.55
3 Gabriel Farias (PE) 11.40
4 Pedro Lima (PE) 7.70

Resultado da primeira etapa do Baiano Pro 2012

1 Rudá Carvalho (BA)
2 Aurélio Santna (BA)
3 Gabriel Farias (PE)
4 Pedro Lima (PE)
5 Halley Batista (PE)
5 Heloy Júnior (BA)
7 Armando Daltro (BA)
7 Iago Silva (BA)
9 Paulo Germano (PB)
9 Leo Andrade (BA)
9 Erick Morais (BA)
9 Reginaldo Nascimento (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário