segunda-feira, 19 de julho de 2010

Billabong Pro Jordy Smith reina em casa

Autor: SurfPE - Por: Redação Waves - 19/07/10 - 10:36 - link fonte:

Jordy Smith é o novo líder do ASP World Tour. Foto: © ASP / Kirstin.

O sul-africano Jordy Smith é o vencedor do Billabong Pro, quarta etapa do ASP World Tour encerrada neste domingo (18/7) em Jeffreys Bay, África do Sul.

Clique aqui para ver as fotos de ação

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

"Este é o melhor dia da minha vida. A multidão na praia veio para me apoiar nos últimos dias. Ouvir os gritos na praia e as vuvuzelas só me motivam a melhorar minha performance. É como se eles estivessem me empurrando. Eu não teria conquistado esta vitória sem eles", declara Jordy Smith à assessoria de imprensa da ASP.

Jordy Smith, Billabong Pro 2010, Jeffreys Bay, África do Sul. Foto: © ASP / Kirstin.


Para vencer, ele derrotou o australiano Adam Melling por 17.93 a 10.00 pontos na final do evento, depois de colocá-lo em combinação nas direitas perfeitas do point break, que quebraram com cerca de 1 metro em séries demoradas.

"Eu sabia que o swell estava morrendo e tinha que aproveitar cada onda. Melling é um surfista perigoso. Ele esteve em forma durante todo o dia e eu sabia que se ele pegasse as ondas conseguiria as notas. Fui lá sabendo que que tinha que abrir forte", explica o campeão do evento.

Antes disso, ele passou pelo paulista Adriano de Souza nas quartas-de-final, brasileiro que chegou mais longe na prova, além de uma vitória apertada em cima do aussie Bede Durbidge na semifinal.

Com a diminuição do tamanho das ondas no dia decisivo, os competidores tiveram que se adaptar às condições. Os floaters tornaram-se mais constanstes e os aéreos começaram a aparecer.

Esta é a primeira vitória de Jordy Smith no Tour. Para isso, ele surfou com consistência durante todo evento e apresentou um repertório incomparável de manobras, sempre muito precisas e expressivas, para também assumir a liderança do ranking da temporada.

"Definitivamente é uma sensação diferente. Perseguir a liderança e defender a liderança são duas coisas diferentes. É um longo ano pela frente e você nào pode contar com nada até terminar. Vou curtir esta sensação agora", diz o dono da casa.

Adam Melling conquista melhor resultado de sua carreira. Foto: © ASP / Kirstin.

O estreante na elite Adam Melling, também teve o melhor resultado de sua carreira e saltou da 41ª posição do ranking para a 19ª, fato que o coloca com segurança dentro da zona de classificação, para escapar do temido corte que acontece depois do Tahiti.

"O mar não colborou comigo na final, mas eu não poderia estar mais feliz. Tivemos ondas incríveis e isto engrandece o melhor resultado da minha carreira. Cheguei em Jeffreys com um longo caminho pela frente. Provavelmente eu iria cair no corte do meio do ano e agora tenho uma margem de segurança na 19ª posição. Trabalhei muito duro para chegar até aqui e quero ficar por aqui", revela Adam Melling.

Com a quinta colocação na prova, Adriano de Souza assume a quinta posição no ranking, enquanto Jadson André cai para a nona. Neco Padaratz encontra-se na 33ª e Marco Polo na 44ª, sendo que ambos precisam de um resultado expressivo na próxima etapa para não escaparem da zona de corte.

Adriano de Souza fica com a quinta colocação. Foto: © ASP / Kirstin.

A próxima parada do ASP World Tour acontece no Tahiti, nas pesadas e tubulares esquerdas de Teahupoo, entre os próximos dias 23 de agosto e 3 de setembro.

Resultado do Billabong Pro Jeffreys Bay 2010:

1 Jordy Smith (Afr)
2 Adam Melling (Aus)
3 Bede Durbidge (Aus)
3 Taj Burrow (Aus)
5 Adriano de Souza (Bra)
5 Sean Holmes (Afr)
5 Dane Reynolds (EUA)
5 Damien Hobgood (EUA)
17 Neco Padaratz (Bra)
33 Jadson André (Bra)
33 Marco Polo (Bra)

Ranking ASP World Title Race depois de quatro etapas

1 Jordy Smith (Afr) - 28.500 pontos
2 Taj Burrow (Aus) - 24.750
3 Kelly Slater (EUA) - 23.500
4 Dane Reynolds (EUA) - 20.000
5 Adriano de Souza (Bra) - 19.500
6 Mick Fanning (Aus) - 19.250
7 Bede Durbidge (Aus) - 18.750
8 Bobby Martinez (EUA) - 16.500
9 Jadson Andre (Bra) - 16.000
10 Joel Parkinson (Aus) - 14.750
33 Neco Padaratz (Bra) - 5.750
44 Marco Polo (Bra) - 2.000


Nenhum comentário:

Postar um comentário