quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

SURFPE ENTREVISTA O SURFISTA PERNAMBUCANO PROFISSIONAL "ALAN DONATO"


Depois de uma carreira de amador que só veio estourar quando Junior, e um início de
carreira profissional complicado pela falta de patrocínio.
Aos 23 anos de idade, o surfista pernambucano Alan Donato , está muito próximo mais uma vez de realizar o sonho de entrar no Super Surf.
Mesmo tendo perdendo sua vaga no ano passado, na ultima bateria, da ultima etapa, ele não se abateu e nesse ano está novamente na briga, novamente na ultima etapa.”Vou com tudo para essa etapa” promete.
Sabendo bem o que quer, esse surfista largou tudo e todos em recife aos 16 anos e foi morar em maracaípe sozinho para poder treinar todos os dias.
Foco, humildade, dedicação, talento, são algumas de suas características.
O SurfPE acredita nele e tem certeza que ele vai conseguir a sonhada vaga nos dias 27/28 de dezembro.
Conheça mais um pouco de - ALAN DONATO:


SurfPE -1- De que forma o surf entrou em sua vida ?

Alan - Antes eu andava de skate e meus irmãos mais velhos Sergio e Clayton já surfavam, eu era muito novo pra poder ficar vindo para o surf, porém com um tempo comecei a me machucar muito no skate, quebrei algumas vezes o braço e etc…, com isso fui tomando gosto pelo surf e comecei a surfar junto com meus irmãos.

SurfPE -2- Como foi sua carreira de amador ?

Alan - No inicio era bem legal não havia cobrança era tudo mais por brincadeira.
Meu amigo Halley Batista ficava me motivando para entrar nas competições que eu não tinha lá tanto interesse. Até que um dia participei de minha primeira competição aqui em Maracaípe, fui tomando gosto pela coisa.
Tive momentos difíceis quando saia do estado pra competir, pois não consegui passar uma bateria se quer em 2 anos no Brasileiro amador que me deixava bastante desmotivado, resolvi provar pra min mesmo que eu era capaz de ganhar de qualquer um, botei isso na cabeça e comecei a treinar muito ao ponto de não fazer outra coisa a não ser isso, treinar.
Logo após a categoria Junior virei profissional onde em meu primeiro ano fui Campeão Pernambucano PRO, me tornando Bi no ano seguinte.

SurfPE - 3- em que momento / quando você decidiu ir morar em maracaipe para se dedicar mais a carreira de surfista?

Alan - Foi aos 16 anos quando botei na minha cabeça que queria ser surfista profissional, queria aquilo pra minha vida que era viver do surf, pra isso tive que abdicar de diversas coisas como morar com a família, estudar em melhores escolas e deixar alguns amigos….. Mas hoje em dia não me arrependo de nada, acho que só ganhei com isso tudo e ainda quero aprender e conquistar muito mais.

SurfPE - 4- Depois deu uma evolução muito grande sua na categoria Junior, você passou para a categoria profissional mesmo sem ter um patrocinador principal , de onde vinha a grana , a motivação para correr os campeonatos dentro e fora do estado ?

Alan - Tive 2 anos difíceis como profissional porque quando a gente passa pra essa categoria não da mais para brincar de surf, ali estar tua vida e é de onde tu tem que tirar a grana pra poder pagar tuas contas e fazer teu pé de meia, já que a carreira é curta na vida de um surfista. Mais graças a Deus tive pessoas que de alguma forma sempre contribuíram para que eu pudesse me manter no surf.

SurfPE - 5- Como é seu relacionamento com a PENA e seus outros apoiadores ?

Alan -
Um dos caras mais legais que conheço, o Pena como é conhecido sempre me apóia da melhor maneira possível desde de que fizemos a parceria .
Gostaria de agradecer aos meus outros patrocinadores que já são de alguns anos como as Lojas Bali, Wavegrip, Teccel e pranchas Mais Surf por acreditarem e confiarem no meu trabalho até hoje.

SurfPE - 6- durante o super surf do cupe desse ano, todos achávamos que você ia terminar vencendo o evento. Que avaliação você faz de sua participação nesse evento ?
Alan - Achei uma experiência muito importante pra mim, estava no evento como convidado por isso totalmente sem compromisso de me dar bem, isso acabou me deixando tranqüilo em todas as baterias, terminei em 5° perdendo a bateria em alguns detalhes. Mas em geral acho que foi bem proveitoso.

SurfPE - 7- no próximo final de semana, vai rolar a ultima etapa do nordestino pro, você estando tão perto da sonhada vaga do super surf , se sente pressionado pelo resultado?
Alan - Esse é um dos meus grandes sonhos, o de ser campeão brasileiro, e pra isso venho buscando a 3 anos minha vaga na elite nacional. Ano passado eu estava dentro até a ultima etapa e só perdia a vaga se um outro atleta ganhasse o evento e isso aconteceu, assim fiquei de fora nesse ano de 2008.
Agora a situação é diferente eu estou em 5° tirando os atletas que já estão garantidos, e preciso de um resultado pra poder terminar entre os 3 primeiros que tem direito a vaga, com isso tenho que ir contudo pra essa etapa.

SurfPE - 8- quais seus planos para 2009 ?
Alan - fazer parte do Super Surf pra conquistar o titulo Brasileiro, caso isso não aconteça vou batalhar mais um ano pra conquistar minha vaga além de fazer algumas viagens com pra publicidades de meus patrocinadores.

SurfPE - 9- o que você achou do blog surf pe ?

Alan - Alucinante, agora temos mais um meio de comunicação que vem a somar para o surf de Pernambuco, com uma grande vantagem ele feito por surfistas que entendem do assunto rsrsrsrsr (risos).

SurfPE - 10- Deixe uma mensagem p/ os internautas.....

Alan - Um Feliz Natal cheio de Saúde e felicidade a todos.


por: FERNANDO PEREIRA - SurfPE

foto: gUgA sOaReS - SurfPE - 25-12-08 às 14hs




Nenhum comentário:

Postar um comentário