segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O melhor do nordeste em 2013 vem da Paraíba.


Por: Comunicando Surf. 

Elivelton com seus novos brinquedinhos  foto: Lima JR.


Elivelton Santos faturou duas motos 0km e os títulos de campeão nordestino Open e Junior em mais uma edição de sucesso (16º) do Pena Surf Nordeste, considerado um dos melhores regionais do Brasil, encerrada neste domingão de sol e praia lotada, em Ponta Negra, Natal (RN), pico que já revelou nomes como Jadson André, Marcelo Nunes, Danilo Costa e Joca Jr.

O tour que desembarcou pela primeira vez em Ponta Negra teve recorde de inscritos com representantes de quase todos os Estados nordestinos. A previsão de um bom swell não se confirmou, mas durante toda a competição ondas constantes proporcionaram o espetáculo do surf amador na capital do Rio Grande do Norte.

A Infantil foi a primeira decisão a cair na água e levantou o público com um confronto super acirrado. Os cearenses Luis Felipe, líder, e Cauã Costa, vice, entraram na disputa com sede de vitória atrás do inédito título nordestino da categoria, mas o potiguar Thomas Carvalho e o paraibano Antonio Maia não estavam para brincadeira e nos cinco minutos iniciais se revezaram na liderança e deram muito trabalho para Cauã, que manteve o foco e repetiu as atuações anteriores para vencer a etapa com um placar 8,67 contra 8,34 de Thomas, que também surfou muito durante toda a competição.

Luis, local da Praia de Paracuru (CE) terminou em terceiro e ficou empatado com Cauã na ponta da tabela. Pelo critério de desempate, terceiro melhor resultado, o título ficou com o atleta da Praia do Icaraí Cauã Costa. Antonio Maia ficou em quarto na etapa.

Na Mirim o formosense Israel Jr. demorou a reagir no confronto com seu conterrâneo Emanuel Tobias, o pernambucano Douglas José e o alagoano Vitor Ramos, e na última rodada do ponteiro precisava de 5,20 para assumir a liderança. Israel achou uma onda salvadora e cravou 5,86 para sair da água direto para o lugar mais alto do pódio e deixar Tobias com o vice-campeonato. Douglas ficou em terceiro e Vitor quarto.

O cearense Rafael Venuto, atleta Pena, não mostrou todo seu potencial e ficou fora da final na segunda fase. Mesmo ficando em nono no evento Venuto sai de Natal com o primeiro título Mirim de sua carreira e a passagem para Fernando de Noronha.

Gilvanita Ferreira foi mais uma prata da casa a fazer a festa da torcida local. Com muita experiência venceu sem dificuldade a jovem Yanca Costa, repetindo o resultado da semifinal.

Yanca começou melhor, mas Gilvanita veio logo atrás e deu o troco somando 6,33 e 6,5 totalizando 12,83 para levar a etapa. Yanca que é uma das revelações do surf feminino cearense lutou até o fim, mas não foi feliz nas finalizações e terminou com a segunda colocação. Carol de Sousa (PB) e a pequena Vitória Rodrigues (RN) terminaram em terceiro e quarto, nesta ordem. Larissa dos Santos (CE) não chegou até a final, mas pelas duas vitórias, uma em Paracuru e a outra no Francês, sagrou-se tricampeã nordestina.

Na Máster a decisão começou devagar e com escores baixos. Saulo Carvalho (PB) teve que superar três potiguares, Baby Dantas, João Hermógenes e Fabrício Jr. para ficar com os títulos da prova e do circuito. Na Sênior o atleta não teve a mesma sorte e foi batido pelo incansável Emanuel de Souza que ganhou com tranquilidade e conquistou o tricampeonato anotando 13,50 contra 8,73 de Hemógenes. Saulinho ficou em terceiro e o cearense Juvemar Silva em quarto.

Outra categoria inserida no PSN em 2013, a Stand Up Wave teve Junior Manteiga no topo. Manteiga demonstrou novamente muita prática com seu pranchão e venceu mais uma para se tornar o primeiro campeão nordestino da história na modalidade.

“Estou muito feliz com a vitória aqui em Natal e agradecido a Pena pela iniciativa de acrescentar o Stand Up no circuito Nordestino, ação que só veio agregar para o esporte e para o evento”, disse Junior Manteiga, campeão invicto do circuito na Stand Up Open.

Vinícius Gomes, assim como Junior, entrou para a história do tour após conquistar a segunda vitória na Stand Up Iniciante. O atleta ganhou a etapa e levou o título de campeão do PSN 2013 para o Maranhão.

O atleta Iniciante Jonas Marretinha, representante Paraibano, foi uma das revelações do evento. Teve quase 100% de aproveitamento, ficando em segundo somente na semifinal. Jonas estava soltinho na vala e iniciou a bateria final arrancando uma nota 6,0, em seguida encontrou uma direita que aproveitou bem e mandou um aéreo que valeu 8,50 para sacramentar a vitória em cima do cearense Matias Ramos (2º), Victor Costa (3º), campeão do circuito por antecipação, e Mateus Sena (4 º)

Nos pranchões vira vira entre os talentosos Romualdo Nascimento (PB) e Geraldo Lemos (CE), mas no final do embate quem se deu melhor foi Geraldinho que deixou o pernambucano em segundo, Jonhy Quest (CE) em terceiro e o maranhense Vinícius Gomes em quarto, comemorou a vitória com sua família.

Mesmo com o vice-campeonato, Romualdo que estava na liderança do ranking empatado com seu irmão Reginaldo, é o novo campeão nordestino de longboard e ganhou uma passagem para esbanjar estilo no seu pranchão nas perfeitas ondas de Fernando de Noronha.

Na Kahuna, categoria destinada aos veteranos do surf, o grande campeão da prova foi o potiguar Dedé Cabral e o cearense Cardoso Jr. ficou com o título da temporada.

A final Junior, valendo uma das motos oferecida como premiação do tour, teve Deyvson Santos do Rio Grande do Norte, Elivelton Santos da Paraíba, favorito ao título, Amando Tenório de Alagoas e Rafael Venuto do Ceará como protagonistas. Deyvson abriu melhor com uma nota regular 5,67 e na sua segunda melhor fez 6,33 para permanecer na liderança. Elivelton que vinha inspirado em todo o evento e foi o recordista de nota e média aplicou um kerr up flip na base que lhe rendeu 6,93, ainda assim ficou precisando de 5,07 para tomar a ponta de Dayvson que continuou arriscando tudo para aumentar a vantagem em cima do paraibano. No último minuto o índio voador decolou em um aéreo voltando na base em uma direita que valeu 5,77, a vitória na categoria e a moto 0km pelo título Junior do circuito.

 
Elivelton Santos Campeão Open e Junior do Circuito Nordestino de Surf 2013 - foto: Lima JR.

Elivelton permaneceu na água para enfrentar José Francisco em uma briga caseira em busca da outra moto, agora na Open. Ele continuou mostrando sua força, fazendo das ondas potiguares sua pista de pouso e atropelando seus adversários. Fez um 7,33 na sua segunda onda e colocou no seu somatório uma nota na casa dos 5 pontos, mas o índio voador queria vencer sem deixar dúvidas e na última onda surfada aplicou um super man que lhe rendeu 8,17 para encerrar sua apresentação,  totalizar 15,50 e conquistar mais um título e a segunda moto do Pena Surf Nordeste 2013.

“Dedico este título aos meus pais e não consigo descrever a emoção que estou sentindo com essa dupla vitória. Gostaria de parabenizar a marca Pena por patrocinar este circuito que oferece oportunidade a nós atletas de mostrarmos nosso talento. Agradeço aos meus apoiadores que me ajudaram a estar aqui. Agora é focar no circuito Brasileiro em 2014”, falou Elivelton, muito emocionado.

José Francisco, que defendia o título da categoria, abriu a batalha melhor, mas logo perdeu a liderança para Elivelton, fez várias tentativas de virada, mas não foi páreo para o amigo e ficou com o terceiro posto. Os anfitriões Luis André e Paulo Enrique terminaram em segundo e quarto.

“Estou feliz pelo meu amigo, dessa vez não deu para mim, cheguei perto, mas competição é competição. Agora é seguir em frente e me concentrar no Brasileiro Amador”, declarou José Francisco que foi aplaudido e emocionou a todos com a atitude de levantar o amigo e comemorar junto com ele a vitória.

 
Equipe Potiguar comemora a vitoria por equipes - foto: Lima JR.

Para encerrar a festa do surf nordestino em Ponta Negra, que recebeu muito bem os visitantes, a equipe potiguar venceu o Tag Team e sagrou-se campeã do Circuito 2013 com o time formado pelos atletas Paulo, Luiz André, Emanuel Tobias e Israel Jr. A Paraíba ficou em segundo e o Ceará em terceiro e com o vice-campeonato 2013.

O Pena Surf Nordeste foi transmitido ao vivo através do link: http://www.pena.com.br/penasurfne2013/.

A terceira e última etapa do Pena Surf Nordeste contou com o patrocínio da marca Pena Surf Wear, SETURDE – Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, SEJEL/SECOPA – Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014 e SEEL – Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer. Apoio Teccel, Rádio Mix e Espaço Astral. Divulgação dos sites cearasurf, waves, vidasurf, surfguru, falasurf e surfbahia, blog manobra radical, revistas Surfar, Fluir e Beach Show e do canal de TV Woohoo.

Realização: Associação Nordestina de Surf - ANS, Top 16 Promoções e FESURF.

Serviço:
Terceira Etapa Pena Surf Nordeste 2013
Data: 01, 02 e 03 de novembro
Local: Praia de Ponta Negra – Natal – Rio Grande do Norte.
Premiação Circuito: Duas motos 125 CC campeões Open e Junior. Demais
categorias passagens para Fernando de Noronha.
Premiação Etapa: Blocos Teccel, kits Pena e troféus.

Resultados da etapa e do circuito 2013:

Infantil
Cauã Costa - CE 8,67
Thomas Carvalho - RN 8,34
Luiz Felipe - CE 7,23
Antonio Maia - PB 6,16
Campeão do PSN 2013 – Cauã Costa CE 

Mirim
Israel Jr. - RN 11,67
Emanoel Tobias - RN 11,07
Douglas José - PE 9,84
Vitor Ramos - AL 9,70
Campeão do PSN 2013 – Rafael Venuto CE

Feminino
Gilvanilta Ferreira - RN 12,83
Yanka Costa - CE 9,93
Carol de Sousa - PB 7,13
Vitória Rodrigues - RN 5,3
Campeão do PSN 2013 – Larissa dos Santos CE

Máster
1º Saulo Carvalho – PB 8,76
2º Baby Dantas – RN 7,83
3º João Hermógenes – RN 7,25
4º Fabrício Junior – RN 7,07
Campeão do PSN 2013 – Saulo Carvalho PB

Stand UP Open
1º Junior Manteiga - PB 11,20
2º Gil da Pipa - RN 7,43
 Geraldo Lemos - CE 6,95
Roberto Moretto - RN 3,0
Campeão do PSN 2013 – Junior Manteiga PB

Iniciante
1º Jonas Marretinha – PB 14,50
2º Mathias Ramos – CE 9,67
3º Victor Costa – RN 8,26
4º Matheus Sena – RN 7,76
Campeão do PSN 2013 – Victor Costa RN

Stand Up Iniciante
1º Vinicius Gomes - MA 9,17
2º Almeida Jr. - RN 6,3
3º Fábio Macena - PB 5,0
4º Thelmo Varela - RN 4,6
Campeão do PSN 2013 – Vinicius Gomes MA 

Junior
1º Elivelton Santos - PB 12,70
2º Dayvson Santos - RN 12,00
3º Rafael Venuto - CE 6,89
4º Amando Tenório - AL 6,63
Campeão do PSN 2013 – Elivelton Santos PB

Open
1º Elivelton Santos - PB 15,50
2º Luiz André - RN 9,67
3º José Francisco - PB 9,57
4º Paulo Enrique - RN 8,40
Campeão do PSN 2013 – Elivelton Santos PB


Sênior
1º Emanoel de Souza - RN 13.50 
2º João Hermógenes - RN 8.73 
3º Saulo Carvalho - PB 8.67 
4º Juvemar Silva - CE 8.27 
Campeão do PSN 2013 – Emanoel de Souza RN 

Longboard
1º Geraldo Lemos - CE 11,83
2º Romualdo Nascimento – PE 10,04 
3º Johnys Quest - CE 8,23
4º Vinícius Gomes - MA 6,26
Campeão do PSN 2013 – Romualdo Nascimento PE 

Kahuna
1º Dedé Cabral - RN 8,36
2º Jorge Consertos - RN 7,60
3º Sávio Henrique - RN 7,33
4º Marcelo Vaz - MA 5,87
Campeão do PSN 2013 – Cardoso Jr. CE

Tag Team
1º Rio Grande do Norte
2º Paraíba
3º Ceará
4º Pernambuco
Campeão do PSN 2013 – Rio Grande do Norte


Confiram o Vídeo do segundo dia de competição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário