quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Maresia Girls International 2010 - Silvana Lima quebra prancha mas avança.

Autor: SurfPE - por: Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194 - 23/09/10 - 08:11

Silvana Lima surfa na Mole - foto:Basílio Ruy / ASP

Vice-campeã mundial de 2009, cearense permanece na briga pelo título da etapa do Circuito Mundial Feminino que acontece em Florianópolis.

Florianópolis (SC) - Nem mesmo a quebra da prancha ao meio durante a bateria atrapalhou os planos de Silvana Lima de avançar, nesta terça-feira, para a segunda fase do Maresia Girls International WQS 2010, etapa seis estrelas do ranking de acesso do Circuito Mundial Feminino da Association of Surfing Professionals (ASP), que acontece na praia Mole, em Florianópolis (SC).

A cabeça-de-chave número 1 da competição que distribui US$ 35 mil (cerca de R$ 60 mil) não teve uma apresentação brilhante nas ondas superiores a 1 metro de altura que quebraram nesta terça-feira chuvosa na capital catarinense. Mas fez o suficiente para vencer o confronto que classificou em segundo lugar a japonesa Mizuki Hagiwara. A peruana Valeria Sole e a catarinense Marina Rezende foram eliminadas.

"Não obtive as notas (somatório de 7.85 em 20 pontos possíveis) que queria, mas consegui avançar e tirar um peso das costas, já que, nas duas últimas etapas do WQS, eu perdi na primeira fase e não estava tão confiante", comentou Silvana Lima, vice-campeã mundial em 2009. "Agora, espero crescer durante o campeonato e, se tudo dar certo, chegar à final", afirmou a cearense de Paracuru que mora na Austrália.

Silvana Lima perdeu bastante tempo durante a bateria. Isso porque, depois da tentativa de pegar um tubo, a onda estourou sobre a sua prancha, que partiu ao meio. Ela teve de sair da água, correr cerca de 40 metros sobre a areia fofa da praia Mole e retornar para o fundo do mar. "Acelerei e dei um rasgada para tentar entubar, mas o impacto do lip da onda foi muito forte", explicou.

Das seis integrantes da elite do surfe mundial que participam do Maresia Girls International WQS 2010, apenas a neozelandesa Paige Hareb ficou de fora da segunda fase. Além de Silvana Lima, a havaiana Coco Ho, a sul-africana Nikita Robb, a australiana Claire Bevilacqua e a paranaense Bruna Schmitz permanecem vivas na briga pelo título da etapa - Jesse Miley-Dyer, australiana também integrante do WT Feminino, se inscreveu, mas não veio a Florianópolis.

"Sempre tenho sorte nas ondas brasileiras e estou feliz em ter ganho minha bateria e conseguido a classificação", disse Coco Ho, que venceu a etapa WQS que terminou sábado, em Salvador (BA). Ela lembrou que, em 2008, conquistou a terceira colocação em uma prova do Circuito Mundial realizada no Rio de Janeiro. "Eu viajo por vários países do mundo e o Brasil é um dos lugares que mais me sinto bem e onde tenho grandes amigos", avisou a surfista do Havaí.

Catarinenses - Jacqueline Silva mostrou todo o seu conhecimento de "local" da praia Mole e não teve dificuldades para vencer a bateria em que a representante do Rio de Janeiro Marina Werneck ficou com a outra vaga na segunda fase - a francesa Justine Dupont e a catarinense Juliana Quint foram desclassificadas.

"A primeira onda da bateria - nota 8 - me deixou mais tranquila na bateria, pois estava um pouco nervosa por ser uma estreia em casa", disse a atleta de Santa Catarina. "Agora, é manter o foco, pois o nível vai aumentar, principalmente porque o mar deve melhorar ainda mais", completou.

Jacque, que conseguiu a somatória de 13 pontos, ocupa a nona colocação no ranking de acesso da ASP, com 8.520 pontos, 120 a menos que Cannelle Bulard (Ilhas Reunião), Alana Blanchard (Havaí) e Paige Hereb (Nova Zelândia), empatadas na sexta colocação. As seis mais bem colocadas ao final da temporada garantem presença no WT Feminino - antigo WCT - de 2011. Outra representante de Santa Catarina que avançou para a segunda fase foi Gabriela Leite.

Um total de 44 atletas, de 12 países (Brasil, Havaí, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, França, Ilhas Reunião, Estados Unidos, Argentina, Japão, Peru e Jamaica), compete no Maresia Girls International WQS 2010, que será reiniciado às 8 horas desta quarta-feira, com as disputas das seis baterias da segunda fase. Na sequência, acontecem os quatro confrontos da terceira fase.

Ao vivo - As disputas do Maresia Girls International WQS 2010 podem ser assistidas ao vivo, e na íntegra, no site da Maresia - www.maresia.com.br - e também no da ASP South America -

www.aspsouthamerica.com.br

. Os entusiastas do esporte, além de enviarem comentários sobre o evento, também poderão participar de promoções e sorteios que serão veiculados nos canais da marca nas redes sociais Facebook, Twitter e Orkut.

Nestas quarta-feira (entre 10 e 12 horas e entre 14 e 16 horas) e quinta-feira (das 10 até o final do evento), as baterias serão transmitidas ao vivo pelo canal de TV por assinatura Woohoo. A locução será de Bruno Bocayuva, com reportagens de Lorena Montenegro. Segundo Vinícius Araújo, do Marketing da emissora, a etapa do Circuito Mundial Feminino poderá ser vista em todo o território nacional.

Homologado pela ASP South America, o Maresia Gilrs International WQS 2010 tem o patrocínio da marca de moda surfe genuinamente brasileira Maresia e é uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Salva Surf Brasil, Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf da Praia Mole.

Os apoiadores são Praia Mole Eco Village, Jamaica Surf Shop, Tent Beach, Aloha Surf Shop, Overboard, Planeta Surf, Ecológica, Surf Trip, Sumatra, Bahamas Surf Shop, Bali, New Look Surfwear, Fissura Moda Surfwear e Mabuya. A divulgação é das revistas Fluir, Surfar e Solto, do portal Waves, do Jornal Drop e do canal de TV Woohoo.

Resultado completo e chaves de bateria no site:

www.maresia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário