Autor: SurfPE - Por: Redação Waves - 05/11/10 - 14:48 - link fonte:
Duane DeSoto leva a melhor em casa. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.
O havaiano Duane DeSoto é o novo campeão mundial de longboard. O título foi conquistado depois de vencer o Oxbow ASP World Longboard Championships, encerrado na última quinta-feira (4/11) em Makaha, Hawaii.
Clique aqui para ver as fotos
O WLT (World Longboard Tour) contou com apenas uma etapa neste ano. Para vencê-la, o havaiano derrotou o francês Antoine Delpero na final do evento por 14.97 a 13.53.
DeSoto aprensentou boas pontuações durante o decorrer da prova e precisou vencer apenas cinco baterias para conquistar o título mundial em frente aos seus amigos e familiares, na praia que reside.
Phil Rajzman radicaliza e faz os aéreos parecerem fáceis no pranchão. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.
"Esta sensação é insana. Tenho tentado isto há muito tempo, desde os 16 anos. Agora que estou com 33 consegui. Estou incrivelmente feliz por ter sido na minha casa, não tinha como ser melhor, na praia onde cresci e passei minha vida inteira", comemora Duane DeSoto em entrevista concedida à assessoria de imprensa da ASP.
Seu adversário na final, Antoine Delpero, também apresentou performances memoráveis ao longo da competição e combinou bem o estilo clássico com trocas de borda, mas mesmo assim não foi capaz de deter o campeão.
"Fiz o meu melhor e estou feliz com o resultado. Eu curti surfar em Makaha, principalmente por estar no outside com apenas um outro cara, curtindo o visual das montanhas e com grandes ondas", explica Antoine Delpero.
Entre os brasileiros, quem conseguiu o melhor resultado foi campeão mundial Phil Rajzman, que encerrou sua participação na quinta colocação. Depois de boas atuações nos rounds anteriores, ele caiu nas quartas-de-final diante do também campeão mundial Bonga Perkins, que o venceu por 17.85 a 11.90 pontos.
"Não deu para passar pelo havaiano Bonga Perkins, mas estou muito feliz com a quinta colocação. Apesar de não ter conquistado meus objetivos, saio daqui fortalecido e com a certeza de que no ano que vem estarei ainda melhor e mais preparado. Obrigado pela vibe e torcida de todos", agradece o Phil em sua página.
Picuruta Salazar comemora 50 anos de idade no Hawaii. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.
Os paulistas Amaro Matos e Picuruta Salazar, assim como o carioca Eduardo Bagé, encerraram na nona posição e garantiram suas vagas para o próximo ano na elite mundial dos Pranchões.
Ainda no Hawaii, Picuruta comemorou seu aniversário de 50 anos de idade. “Estou garantido no mundial do ano que vem. Já foi um presentão. Estou completando 50 anos. Quem é que tem essa idade e está aqui? Quem consegue permanecer entre os melhores há mais de 30 anos? Só tenho a agradecer”, afirma o sempre bem-humorado Picuruta.
Ele também comemorou ter saído ileso durante o campeonato, quando sua prancha quebrou, em uma série com cerca de 3 metros.
“Foi um susto, fui para debaixo d’água e pensei: chegou a minha hora, mas consegui sair bem. Vi até estrelas”, lembra o surfista, que também comentou sobre a morte do tricampeão mundial Andy Irons. “O Hawaii está de luto. Foi uma morte muito sentida”, afirma.
Quem pensa que com meio século de vida, Picuruta pensa em parar, se engana. “Já estou classificado para o Mundial de 2011. Sou o nono do mundo e estarei brigando pelo título novamente, pode ter certeza”, conclui o surfista.
Já o carioca André Deca não teve a mesma sorte de seus compatriotas e foi o único brasileiro cortado, depois de perder a bateria de estreia por 13.25 a 11.15 para Eduardo Bagé.
Apesar da baixa, para o próximo ano o contingente brazuca deve crescer na elite mundial dos pranchões, já que o paulista Jefson Silva e o carioca Rodrigo Sphaier ingressam no circuito depois de terem conquistado suas vagas pela divisão de acesso neste ano.
Resultado do Oxbow WLT 2010
1 Duane DeSoto (Haw)
2 Antoine Delpero (Fra)
3 Bonga Perkins (Haw)
3 Rusty Keaulana (Haw)
5 Phil Rajzman (Bra)
5 Bryce Young (Aus)
5 Kai Sallas (Haw)
5 Taylor Jensen (EUA)
9 Amaro Matos (Bra)
9 Tony Silvagni (EUA)
9 Colin McPhilips (EUA)
9 Kekoa Uemura (Haw)
9 Mathew Moir (Afr)
9 Eduardo Bagé (Bra)
9 Picuruta Salazar (Bra)
9 Kekoa Auwae (Haw)
17 Genki Kino (Haw)
17 Nobuhiro Ogashira (Jap)
17 Keegan Edwards (Haw)
17 Nelson Ahina (Haw)
17 Josh Baxter (EUA)
17 Jackson Close (Aus)
17 Jared Neal (Aus)
17 Harley Inglby (Aus)
17 Brad Weare
17 Alexis Daniel (Fra)
17 André Deca (Bra)
17 Ben Skinner (Ing)
17 James Parry
17 Remi Arauzo (Fra)
17 Ned Snow (Haw)
17 Dane Piolo (Aus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário