sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rip Curl Pro Argentina abre o ASP South America Surf Series em 2013.


Por: João Carvalho.


 Cartaz do Rip Curl Pro Argentina 2013

O evento marca a volta da Argentina ao calendário do Circuito Mundial da ASP depois de 12 anos de ausência, pois a última etapa realizada no país vizinho aconteceu em 2001 e foi vencido pelo catarinense James Santos.


Leandro Usuña (ARG) no Rip Curl Pro Argentina 2001 - foto: Daniel Smorigo (ASP)

Com a saída do Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE) do calendário da ASP, esta etapa nível 3 estrelas da Argentina, nos dias 29 de março a 2 de abril, será o primeiro campeonato masculino organizado pela ASP South America na temporada 2013.

Francisco Morea, da Argentina Proenter, empresa de marketing esportivo que está organizando o Rip Curl Pro em Mar del Plata e trazendo o Circuito Mundial da ASP de volta para o seu país, fala sobre a expectativa pela realização do evento:


Santiago Muniz - Argentina - foto: Rommel

"Estamos felizes e ansiosos, pois há muito tempo esperamos por um evento desta magnitude e importância em nosso país. Nosso primeiro e principal objetivo era recolocar a Argentina no calendário do Circuito Mundial da ASP. Agora, o planejamento é procurar crescer a cada ano em qualidade, premiação e infra-estrutura, para consolidar o evento no cenário internacional".


Leandro Usuna, Argentina - foto: Watts ISA

Francisco Morea também comentou sobre o atual momento do surfe argentino: "Sem dúvida alguma, a Argentina tem um enorme potencial esportivo e o surfe não é exceção. Nos últimos anos, temos visto um salto de qualidade no nível dos surfistas argentinos e um aumento considerável no número de jovens que começam a participar dos torneios da ASP pelo mundo. A indústria vem crescendo a passos firmes e empresas fora do segmento começam a apostar mais forte no surfe também. Outro fator fundamental é o apoio do Estado, que começa a participar mais ativamente no desenvolvimento do surfe na Argentina. Finalmente, para derrubar falsos mitos, na Argentina temos excelentes ondas esperando para serem surfadas por surfistas de todo o mundo. A tudo isso se acrescenta a beleza natural das nossas praias, as belas mulheres argentinas e a cultura e gastronomia nacional, fazendo com que o momento seja perfeito para um evento deste tipo".


Maximiliano Siri, Argentina - foto: Rommel ISA

Finalizando, Francisco Morea comenta sobre a permanência da Argentina no Circuito Mundial da ASP para os próximos anos: "A Proenter trabalha há muitos anos com esportes mais populares, como o futebol, basquete, vôlei, rugby e automobilismo, entre outros. E em todas as modalidades, nosso objetivo sempre foi trabalhar a médio/longo prazo, buscando agregar valor ao esporte e crescer ao longo do tempo. Com o surfe também será assim. Nosso primeiro objetivo é produzir um evento que gere um impacto desejado e, em seguida, consolidarmos ele no calendário da ASP, buscando aumentar a qualidade do evento a cada ano. Como o desejo de cada surfista argentino é competir no WCT, a nossa meta para o futuro é organizar uma etapa do WCT na Argentina. Nós acreditamos que é possível e este é o primeiro passo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário