terça-feira, 1 de abril de 2014

MARANDS PERNAMBUCANO DE SURF - NORONHENSES FAZEM A FESTA.

Por: JoãoCarvalho - link fonte:
http://www.surfguru.com.br/noticias/2014/03/noronhenses-fazem-a-festa-no-marands-pernambucano-de-surf.html

Estrutura do evento - foto: Fabriciano JR.
Os noronhenses fizeram a festa no Marands Pernambucano de Surf com duas vitórias nas sete categorias da etapa de abertura do Circuito Estadual de Pernambuco encerrada na sexta-feira em Fernando de Noronha. Patrick Tamberg faturou o principal título em disputa, largando na frente do ranking pernambucano e do Circuito Nordestino de Surf Profissional. O outro nativo do arquipélago que levantou o troféu de campeão foi Brayner Alves na categoria Mirim. Quem também se destacou na sexta-feira foi o pernambucano Reginaldo Nascimento, que venceu a Open com pranchinha e a Longboard com o pranchão. Na Junior, a vitória foi do pernambucano Ivan Silva, o paraibano Saulo Carvalho ganhou a Senior e o baiano Jojó de Olivença conquistou o título Master na onda que surfou nos últimos segundos da bateria.
Jojó de Olivença no Marands Pernambucano de Surf -  foto: Fabriciano JR.
Depois de dois dias de Marands Pernambucano de Surf, no sábado e domingo a Cacimba do Padre ficará reservada para os grandes ídolos do passado, como o próprio Jojó de Olivença, que vão participar do Marands Brasileiro de Surf Master. As quatro categorias do evento válido como segunda etapa do Circuito Master da Confederação Brasileira de Surf (CBS), já esgotaram o limite de inscrições e precisou ser criada uma lista de espera para caso apareça alguma vaga. A primeira chamada para o início da competição que fecha a segunda edição do Noronha Surf Festival apresentado pela Marands, foi marcada para as 8h00 do sábado na Cacimba do Padre.
Patrick Tamberg no Marands Pernambucano de Surf -  foto: Fabriciano JR.
O último dia do Marands Pernambucano de Surf também era para ser iniciado às 8h00, mas a sexta-feira amanheceu com muita chuva em Fernando de Noronha e sem ondas na Cacimba do Padre. As condições só melhoraram um pouco para começar a competição às 10h00, com as finais sendo encerradas por volta das 17h00. A primeira decisão a entrar no mar foi a da categoria profissional com dois surfistas de Fernando de Noronha contra dois de Pernambuco. Patrick Tamberg foi preciso na escolha das ondas, só surfou duas que renderam dois bons tubos notas 6,67 e 6,43 para faturar o prêmio máximo de 3.000 Reais por 13,10 pontos.
"Eu passei o dia inteiro aqui na praia olhando o mar e me posicionei ali no canto para pegar os tubos nas esquerdas. Eu estava muito confiante e sabia que se viesse a onda eu ia fazer o tubo, então estou feliz que elas vieram e eu consegui conquistar essa vitória que busco há muito tempo", disse Patrick Tamberg. "O Buday (Santos) também pegou os tubos ali e Noronha está de parabéns, com dois atletas na final da Profissional. Pena que o Halley (Batista) virou no finalzinho e não deu uma dobradinha noronhense, mas estou muito feliz pela vitória".
A dobradinha noronhense no alto do pódio só não aconteceu porque o pernambucano Halley Batista pegou uma onda no minuto final e acertou um aéreo para deixar um suspense na praia. Ele precisava de 7,43 pontos para vencer e recebeu nota 6,57 que deu apenas para tirar o vice-campeonato de Buday Santos. O noronhense tinha surfado bons tubos também, mas acabou terminando em terceiro lugar, com o big-rider pernambucano Alexandre Ferraz ficando em quarto. Mesmo assim, a torcida fez a festa com a vitória inédita de Patrick Tamberg no Circuito Pernambucano de Surf.
"Eu quero agradecer e dedicar esse título a todos que apoiaram minha carreira, aos Surfistas de Cristo aqui de Noronha, ao Iaponã que sempre me incentivou bastante, o Caia (de Souza) que pra mim é uma inspiração, ao meu primo Felipe que tem um surfe que me instiga, ao Eron e o Isaías, que estão na praia direto, o Dudu, o meu tio Robertinho, o Xerife, meu pai, minha família inteira, meus filhos, minha mulher, enfim, essa vitória é para todos vocês", disse Patrick Tamberg, que larga na frente na corrida pelo título pernambucano e nordestino de surfe profissional.
Reginaldo Nascimento no Marands Pernambucano de Surf -  foto: Fabriciano JR.
DUAS VITÓRIAS - A segunda vitória foi festejada pelo pernambucano Reginaldo Nascimento, que compete mais de pranchão, mas resolveu participar da categoria Amador Open de pranchinha também em Fernando de Noronha. A final contra o também pernambucano Ivan Silva (2.o lugar), o paraibano Arthur Vilar (3.o) e o noronhense Nego Noronha (4.o), foi a primeira das duas que ele venceu na Cacimba do Padre na sexta-feira. A outra foi na categoria Longboard, que ele derrotou o recifense Rafael Cavalcanti (2.o), o cearense Marcelo Bibita (3.o) e o seu irmão mais velho, Romualdo Nascimento (4.o).
"Só tenho de agradecer a Deus e a minha família que vem me apoiando bastante e principalmente o meu irmão (Romualdo) que vem me incentivando nos treinamentos na pranchinha também", disse Reginaldo Nascimento, após a vitória na categoria Amador Open. "Estou muito feliz, porque essa onda aqui da Cacimba do Padre é maravilhosa para pegar tubos e como eu gosto de pegar tubos de pranchinha decidi entrar na categoria Open. Na final fiquei esperando as ondas e Deus me abençoou mandando aquela onda pra mim que foi decisiva para eu poder ser campeão, então agradeço à Ele por tudo que aconteceu comigo hoje (sexta-feira) aqui".
VIRADAS NO FINAL - Quem também parecia abençoado na sexta-feira era Jojó de Olivença. O baiano conseguiu passar para a final na onda que surfou nos últimos segundos da semifinal Master. E o fato se repetiu na decisão do título, quando ele precisava de 5,99 pontos para vencer e surfou muito bem uma onda para ganhar nota 7,50 e superar o carioca Arthur Gama (2.o lugar), o paraibano Saulo Carvalho (3.o) e o saquaremense Marcos Monteiro (4.o). Jojó veio para Fernando de Noronha especialmente para defender a liderança do ranking brasileiro na categoria Kahuna do Marands Brasileiro Master de Surf que começa neste sábado, mas aproveitou para também participar do Marands Pernambucano de Surf.
"Foi incrível, quase sem esperanças já, no último minuto, quase na regressiva, mas a onda veio e deu na conta certa", disse Jojó de Olivença. "Eu até vi a filmagem depois que a onda foi boa mesmo o suficiente para virar a bateria e estou muito feliz, primeiro por estar em Noronha depois de tantos anos e também por estar surfando bem essas ondas maravilhosas deste lugar especial que é a Cacimba do Padre. Mas, meu foco mesmo é para o evento do fim de semana, o Brasileiro Master, mas foi muito bom pra mim esses dois dias de Pernambucano, de poder ficar na água surfando com mais três caras só no mar certamente foi um ótimo treino pra mim".
 Ivan Silva no Marands Pernambucano de Surf -  foto: Fabriciano JR.
DUAS FINAIS - Além de Reginaldo Nascimento, mais dois surfistas fizeram duas finais na sexta-feira em Fernando de Noronha, mas só conseguiram uma vitória. O também pernambucano Ivan Silva foi vice-campeão na Amador Open vencida pelo próprio Reginaldo e ganhou a categoria Junior, contra seus conterrâneos André Labanca (2.o lugar) e Lucas Rodrigues (3.o) e o potiguar Felipe Justos (4.o). Já o paraibano Saulo Carvalho faturou o título na Senior derrotando o pernambucano Mauricio Bandeira (2.o), o alagoano Fred Vilela (3.o) e o carioca Hector Correa (4.o), mas ficou em terceiro lugar na Master vencida por Jojó de Olivença.
O Marands Noronha Surf Festival 2014 é realizado pela Associação Nordestina de Surf (ANS) com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e Federação Pernambucana de Surf (FEPESU) e apoio da Associação de Surf de Fernando de Noronha, Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco e Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha.
RESULTADOS DAS FINAIS DO MARANDS PERNAMBUCANO DE SURF:
Podio da categoria Pro - foto: Frabriciano JR.
CATEGORIA PROFISSIONAL:
1.o: Patrick Tamberg (FN) - 1.000 pontos
2.o: Halley Batista (PE) - 860
3.o: Buday Santos (FN) - 730
4.o: Alexandre Ferraz (PE) - 670
CATEGORIA AMADOR OPEN:
1.o: Reginaldo Nascimento (PE) - 1.000 pontos
2.o: Ivan Silva (PE) - 910
3.o: Arthur Vilar (PB) - 830
4.o: Nego Noronha (FN) - 729
CATEGORIA AMADOR JUNIOR:
1.o: Ivan Silva (PE) - 1.000 pontos
2.o: André Labanca (PE) - 910
3.o: Lucas Rodrigues (PE) - 830
4.o: Felipe Justus (RN) - 729
CATEGORIA AMADOR MIRIM:
1.o: Brayner Alves (FN) - 1.000 pontos
2.o: Netinho Silva (FN) - 910
3.o: Douglas Souza (FN) - 830
4.o: Valderez dos Santos (FN) - 729
CATEGORIA AMADOR SENIOR:
1.o: Saulo Carvalho (PB) - 1.000 pontos
2.o: Mauricio Bandeira (PE) - 910
3.o: Fred Vilela (AL) - 830
4.o: Hector Correa (RJ) - 729
CATEGORIA AMADOR MASTER:
1.o: Jojó de Olivença (BA) - 1.000 pontos
2.o: Arthur Gama (RJ) - 910
3.o: Saulo Carvalho (PB) - 830
4.o: Marcos Monteiro (RJ) - 729
CATEGORIA LONGBOARD:
1.o: Reginaldo Nascimento (PE) - 1.000 pontos
2.o: Rafael Cavalcanti (PE) - 910
3.o: Marcelo Bibita (CE) - 830

4.o: Romualdo Nascimento (PE) - 729


Um comentário: